Colocado por: vasco tomeAplicamos o mesmo tipo de iva 6% e 21% se for remodelar uma loja?Vasco,
Ou será apenas para privados e não para empresas!
Colocado por: calomPrecisava de esclarecer este tema do IVA nas reconstruções/remodelações!
Pelo que percebi, por lei aplica-se a reconstruções, em relação à mar-de-obra ou à factura total de a mão-de-obra for superior a 20% da factura. Até aqui tudo bem.
A questão é saber em que tipos de mão-de-obra pode ser aplicado!
Estou a pensar reformular uma casa totalmente: alterar algumas paredes interiores, mudar todo o chão, tectos, rede de águas , electricidade, carpintarias, etc...
Há uns dias pedi numa casa de cozinhas que dividissem o orçamento de uma cozinha entre material e mão-de-obra para ter iva a 6% e responderam-me que não conseguiam na contabilidade aplicar IVA a 6%!
Há limitações quanto ao tipo de trabalho para puder ter iva reduzido? Alguém domina o tema?
Obg.
Sim, há limites. É consultar os anexos do Código do IVA, e/ou circulares das Finanças.
Colocado por: Hugo RSFEntão quer dizer que no final o empreiteiro irá passar facturas do valor total em dobro (as intermédias e a final), porque eu não quero ficar com 10 ou 20 facturas. Eu contrato um serviço, quero uma factura. Ponto! É essa factura que me dá a garantia, como se comprar um computador a prestações, quem mo vender, passa-me uma factura única, independentemente de eu pagar a pronto ou a prestações! A factura é só uma!
Se o empreiteiro passar facturas intermédias e depois a final, fica com contabilidade complicada de fazer porque no total terá o valor da obra em dobro...
Colocado por: calomà factura total de a mão-de-obra for superior a 20% da factura.Não é 20%.
Há uns dias pedi numa casa de cozinhas que dividissem o orçamento de uma cozinha entre material e mão-de-obra para ter iva a 6% e responderam-me que não conseguiam na contabilidade aplicar IVA a 6%!.Cambada de nabos. Ou então, isso são os contabilistas que não querem trabalhar.
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: calomà factura total de a mão-de-obra for superior a 20% da factura.Não é 20%.
É 80%.Há uns dias pedi numa casa de cozinhas que dividissem o orçamento de uma cozinha entre material e mão-de-obra para ter iva a 6% e responderam-me que não conseguiam na contabilidade aplicar IVA a 6%!.Cambada de nabos. Ou então, isso são os contabilistas que não querem trabalhar.
O dinheiro do IVA que lhe é cobrado vai, geralmente, direitinho para o Estado!
Se eles venderem esses armários de cozinha ao empreiteiro-geral, não lhe cobram IVA («i.v.a. por conta do adquirente»).
E bastará que na factura indiquem qual o valor de mão de obra e qual o valor de materiais para que o empreiteiro-geral, depois, lho facture como deve ser.
A não ser que considerem os «armários de cozinha» como fornecimento de materiais (o que é um ponto de vista aceitável que eu tenho contornado, separando os valores de "fornecimento de armários" e da "montagem de armários").
Mas curiosamente hoje outra casa de cozinhas ja me disse o mesmo!... que não conseguem fazer.
Mas eu não quero que vendam ao empreiteiro mas a mim directamente...
Obg.
Há uns dias pedi numa casa de cozinhas que dividissem o orçamento de uma cozinha entre material e mão-de-obra para ter iva a 6% e responderam-me que não conseguiam na contabilidade aplicar IVA a 6%!.Cambada de nabos. Ou então, isso são os contabilistas que não querem trabalhar.
Colocado por: pjcpaulo eh eh ehPois... :-)
O Contabilista?!
Acho que nem lhe disseram nada...
Colocado por: pjcpaulo...não terão enquadramento naquela verba (2.27), nomeadamente, ... tais como FORNECIMENTO de cozinhas ...
Mas já alguém viu uma casa SEM armários de cozinha? :-)
Isso é facilmente contestável. Já vi casas sem nenhum armário-roupeiro.
Colocado por: Luis K. W.De qualquer maneira, eu separo o fornecimento dos armários de cozinha e a mão de obra da respectiva «montagem»
Colocado por: LuisPereiraNuma construção nova o IVA é a 21% a tudo ou há a aplicação de 6% para mão de obra?