Colocado por: Pedro BarradasSim ja reli algumas vezes, mas fiquei na duvida...
Num terreno de 300ms em que 120 é um a casa "isolada", normalmente tem hall formal.
Tem mais a haver com a dinâmica interior/ exterior, relê lá o que eu escrevi.
Colocado por: DR1982Ou neste caso Hal_9000 nondia a dia entrara pela porta da lavandaria?
Colocado por: NostradamusNem consigo perceber qual é a porta de entradaÉ uma casa de campo, não precisa de uma entrada formal. Quem entrar, entra para a cozinha/sala. Raras serão as visitas que exigiriam o formalismo de um hall de entrada. Como pode verificar a casa antes tinha-o,mas dado que estava mal implantada, só estava a roubar área e não seria usado.
Colocado por: zedasilva"suja" e a zona "limpa".Neste caso e se voltarmaos a viver uma pandemia destas, a entrada em vez de ser pela porta cozinha, sala, passa a ser feita pela lavandaria. Põe logo a roupa a lavar. O wc social ali por acaso não vai levar chuveiro, porque se não, até tomava logo banho e tudo.
Lavandarias e a sua localização passam a ter uma nova importância
Colocado por: NostradamusSinceramente não sei o que entendem como hall formal. Mas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior. Eu chamo-lhe hall. Se há diferenças entre este "hall" e um "hall formal" expliquem-meSim, tem de haver um espaço resguardado para assinar a carta registada, receber uma encomenda, despachar um vendedor da Meo, por ai fora, pode ate ser so um cantinho na sala protegido por um ripado...
Isto é meramente um gosto pessoal. Cada um faz uma casa de acordo com as suas vivências pessoais.
No meu caso, detesto abrir uma porta exterior e ter acesso a 90% do espaço interior convivial.
Mesmo em zonas rurais, que é o meu caso, um vizinho bate à minha porta para me dar 2 kg de marmelos que apanhou no dia anterior, se não houver essa "quebra" entre este espaço exterior e interior, vai me apanhar a mulher de pijama a ver TV. Acho inadmissível e desconfortável para toda a gente.
Eu também tenho o habito de entrar e largar as sapatilhas e casacos por tudo quanto é canto. Um hall permite-me ter uma auto disciplina e pendurar os casacos e arrumar os sapatos devidamente… Admito que tenho uma falta de disciplina!
Colocado por: N Miguel OliveiraA ideia do fogão ali é fomentar o convívio familiar, para que quem esteja a cozinhar, não esteja de castigo.Quanto ao cheiro a fritos,não temos por habito fazer, e ao fazer será na churrasqueira para não impregnar a casa. Mas percebo a a sua ideia. A cozinha tem sido a grande dor de cabeça.
O que poderia ser boa ideia... era encurtar um pouco a cozinha... para não levar com o cheiro dos fritos logo ao entrar... talvez seja boa ideia mudar o fogão de sitio... e deixar ali a península mais para zona de trabalho ou passa-pratos...
Colocado por: NostradamusMas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior.O nosso pressuposto inicial era esse também. Contudo a casa foi mal implantada, e o hall anterior nunca seria usado. Perante isso, depois de pensar bem na dinâmica de numa casa de campo, implantada num terreno com 10000m2, essa quebra pode ser dispensável. Com a ideia que temos para o jardim, o que nós queremos é criar uma continuidade do interior para o exterior. As visitas, das quais 95% serão de familiares e amigos próximos, portanto família, entram logo para a zona social, até se sentem logo mais à vontade. Quanto ás visitas formais, pois terão de ser recebidas assim também, não nos choca.
Colocado por: NostradamusMesmo em zonas rurais, que é o meu caso, um vizinho bate à minha porta para me dar 2 kg de marmelos que apanhou no dia anterior, se não houver essa "quebra" entre este espaço exterior e interior, vai me apanhar a mulher de pijama a ver TV.No nosso caso o vizinho teria de tocar à campainha no portão de entrada que vai estar a uns bons 100 m da casa, logo essa situação não irá ocorrer. A entrada controlada no terreno, confere-nos essa quebra com o mundo exterior. Mas percebo as suas reservas, nós também tivemos de ultrapassar essa mudança de paradigma
Colocado por: NostradamusSinceramente não sei o que entendem como hall formal. Mas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior. Eu chamo-lhe hall. Se há diferenças entre este "hall" e um "hall formal" expliquem-me
Isto é meramente um gosto pessoal. Cada um faz uma casa de acordo com as suas vivências pessoais.
No meu caso, detesto abrir uma porta exterior e ter acesso a 90% do espaço interior convivial.
Mesmo em zonas rurais, que é o meu caso, um vizinho bate à minha porta para me dar 2 kg de marmelos que apanhou no dia anterior, se não houver essa "quebra" entre este espaço exterior e interior, vai me apanhar a mulher de pijama a ver TV. Acho inadmissível e desconfortável para toda a gente.
Eu também tenho o habito de entrar e largar as sapatilhas e casacos por tudo quanto é canto. Um hall permite-me ter uma auto disciplina e pendurar os casacos e arrumar os sapatos devidamente… Admito que tenho uma falta de disciplina!
Colocado por: HAL_9000se reparar consideramos esse espaço ali junto ao WC social,para não estar tão exposto à sala.
Colocado por: NostradamusMas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior. Eu chamo-lhe hall. Se há diferenças entre este "hall" e um "hall formal" expliquem-me
Colocado por: N Miguel Oliveirasó acho que quando chegar a esse armário para deixar o casaco ou as botas, já sujou metade da casa.Daí a necessidade de nós conseguirmos conceber um móvel que fique bem entre a porta da cozinha e o vão ao lado, e que funcione como sapateira. Os casacos depois iriam para o tal armário junto ao wc, já nós de chinelos
Colocado por: HAL_9000Aproveito também para agradecer ao arq. Marco1 pelas sugestões que teve o trabalho de desenvolver e sugerir para a zona social, porque foram adoptadas (naturalmente adaptadas à selva de pilares). Fico-lhe a dever um jantar :)
Colocado por: Casa da HortaBoa noite Hal. Como vai a obra? Gostava de ver umas fotos caso assim entenda.Boas Casa da Horta,
Cumprimentos
Colocado por: VIIWAAchamos que a sua cozinha tem um desaproveitamento bastante considerável ao centro e que a questão da bancada para refeições rápidas pode ser facilmente resolvida, no entanto, trata-se de uma opinião sem estudo prévio do estilo de vida, do gosto pessoal e necessidades do cliente tal como referimos anteriormente.A nossa ideia foi definir bem o espaço destinado à cozinha (daí a cozinha em G) sem abandonarmos o conceito de openspace. O espaço interior da cozinha foi o que julgamos necessário para 2 pessoas se movimentarem sem andarem aos encontrões.
Colocado por: marco1apenas para referir que não foi na parte social mas na parte intimaTem toda a razão caro Marco1, a sua sugestão foi para a parte íntima. Eu é que fiz o comentário no seguimento da discussão da parte social e enganei-me, mas reitero o agradecimento.
Colocado por: HAL_9000Boas Casa da Horta,
Ainda não me entendi com a minha esposa em colocar aqui fotos da casa porque existem vários users da nossa zona e ela nao se sente confortável com a exposição.
Indique-me um contacto seu de email e terei todo o gosto em enviar-lhe fotos do estado actual, uma vez que tenho acompanhado a sua obra com interesse também.