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  1.  # 21

    Colocado por: mmarinhoBom dia.
    Pretendo instalar um elevador no prédio.
    O edifício tem Rc+3.
    Antes de apresentar a proposta, gostaria de saber por quanto ficará os custos de manutenção.
    Principalmente por quanto fica normalmente um contrato de manutenção.
    Será que alguém tem uma ideia de valores?


    Um elevador é sempre uma das componentes que mais pesa nos gastos de condomínio do prédio; para além da manutenção regular considere também os custos com as manutenções inesperadas e com a electricidade.
    E os condóminos do R/C podem não concordar dado que vão ter custos sem vantagens...
    Exemplo de um contrato simples com a KONE (prédio com rc+7 pisos), por trimestre: 383,32 (c/Iva) - mas este ano já tivemos uma "surpresa" de 633,17 por avaria duns componentes.
  2.  # 22

    A este propósito refiro ainda que recebi algumas propostas de algumas empresas para a colocação do aparelho, tanto de plataformas quanto de ascensores.
    Uma das situações que me apercebi e com a qual terei de ter muito cuidado é com as condições gerais de venda que algumas empresas tentam impor sob a forma de contrato de venda com reserva de propriedade.
    Um dos contratos que me chegou em mãos e razão pela qual nunca compraria nada a essa empresa, tinha clausulas abusivas e ilegais lesivas do interesse do consumidor, estou inclusive a pensar denunciar a situação á DECO.
    A empresa em causa fez uma proposta para a colocação de uma plataforma.
    Não irei falar de todas as clausulas mas só para perceberem uma das clausulas obrigava a ter com a mesma um contrato de manutenção, com o valor mensal de 36 euros como condição indispensável para a garantia de 2 anos.
    Como se sabe, estes aparelhos não são obrigados a ter contrato de manutenção e ainda a garantia, segundo aqui esclarecido por Happy Hippy é de 5 anos.
    Também tinha outras clausulas como por exemplo se houvesse algum atraso na entrega do aparelho a empresa não admitia qq tipo de responsabilidade, mas se pelo contrário o cliente se atrasasse no pagamento seriam cobrados juros.
    O cliente teria de ir levantar o aparelho ás instalações da empresa senão cobrariam taxa de armazenamento, não se responsabilizavam pelo entulho provocado pela instalação teria de ser o cliente a tratar destes resíduos, etc.
    Em caso de diferendo jurídico o cliente teria sempre a pagar a totalidade do aparelho, mesmo que se verificasse que o cliente teria razão.
    Em suma na mínima contrariedade que surgisse a empresa nunca teria qualquer tipo de risco e tudo estaria sob a responsabilidade do cliente.
    Se por mero acaso viesse a fazer uma compra a esta empresa, o que exigiria seria uma relação contratual regida pela lei geral, tanto na compra e venda quanto na garantia.
    O que me parece ser mais justo.
  3.  # 23

    Bom dia, sabem informar valores actualizados de manutenção de edifício para Rc+3 em 2023 ?

    E o que é normal estar incluido na manutenção para além da visita mensal? resgate, falta luz e avarias
  4.  # 24

    Colocado por: franciscoclementBom dia, sabem informar valores actualizados de manutenção de edifício para Rc+3 em 2023 ?

    E o que é normal estar incluido na manutenção para além da visita mensal? resgate, falta luz e avarias


    Meu estimado, não fazendo da administração condominial, profissão (nem como actividade económica secundárias), não lhe posso aventar valores, nem administrador-profissional algum lhe poderá facultar dados concretos, porquanto, por muito que afiancem em sentido contrário, não existe propriamente uma tabela fixa, até porque existem factores que podem influenciar os preços, desde logo, o tipo de manutenção (simples ou completa), a opção pelo débito directo, preços praticados pela concorrência, etc...

    A título meramente ilustrativo, no prédio onde habito, aquando da ultima renovação do contrato de conservação, exigimos uma renegociação onde a empresa apresentou um valor como limite mínimo. Perante a exibição de um orçamento inferior por parte de outra empresa, concorrente, e na iminência de se operar a denúncia do contrato, aquela aceitou negociar, igualando aqueles valores.

    Dito isto, contacte as diversas empresas que operam no sector, ciente que, se optar por uma distinta daquela que procedeu à montagem, em caso de avaria, a reparação poderá ser mais demorada e dispendiosa, atento o facto de que, terá eventualmente que adquirir aquelas peças que não sejam compatíveis, junto do primitivo fornecedor...

    Quanto ao que está incluído. Num contrato dito de manutenção simples, todas as intervenções são pagas (no nosso prédio, existe uma adenda ao contrato pela qual a EME não pode substituir/reparar nada sem prévia autorização do administrador do condomínio); No contrato de manutenção completa, tenha todavia em consideração que normalmente não estão todas as intervenções abrangidas...

    Não tenho aqui presente, mas sou de crer que existe um seguro que pode ser subscrito ou junto à apólice do seguro MRC, contudo, não lhe posso esclarecer o que cobre e se compensa a sua contratação. Talvez algum colega se preste a apresentar mais e melhores esclarecimentos.

    https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/
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