Iniciar sessão ou registar-se
    • Byte
    • 29 junho 2020

     # 1

    Boa tarde a todos.
    Mais uma vez venho pedir ajuda neste Forum.
    Desde que comprei uma casita no Aletenjo para remodelar e descansar, não tenho tido mais sono. Todo dia um enrasco novo para resolver.

    O problema desta vez é que na parede existe um tubo do vem do telhado que esta roto. Para complicar mais a situação, o vizinho de cima fez uma pia para lavar roupas e esta a jogar no tubo que era apenas para a água da chuva que cai no telhado.

    Resultado o tubo rompeu por alguma sujidade que bloqueou o mesmo. Agora a parede esta toda infiltrada. Chamei um pedreiro para substituir o tubo roto e por uma maior. O pedreiro falou que tinha de derrubar a parede e fazer tudo novo com tijolo.

    Entretanto esta parede é o prumo da casa, pois a minha morada é um Rés-de-Chão e acima há outra morada. Se ele derrubar essa parede, a casa vai abaixo.

    Após começar a abrir o sitio do tubo, notei que não há pedras para suportar a estrutura, apenas terra e nada mais. Neste caso, não existe nenhum elemento estructural para suportar a carga da parede superior. O vizinho de cima ainda continua a meter água e em breve aquilo vai dar mal. Ele pensa que o problema é meu e que não tem nada com isso. Quando a casa dele cair, vai se preocupar.

    Estou tentando resolver do modo mais rapido para evitar um problema maior. Vou colocar algumas fotos para entender melhor o caso.

    Peço desculpas por escrever tanto, mas tento dizer a situação
      WhatsApp Image 2020-06-29 at 12.05.29.jpeg
      WhatsApp Image 2020-06-29 at 12.01.55.jpeg
      WhatsApp Image 2020-06-29 at 12.03.13.jpeg
    • size
    • 29 junho 2020

     # 2

    Então, para se perceber, explique ;

    - Se comprou uma casa, em que por cima existe uma outra de um vizinho, é porque estamos perante um imóvel em propriedade horizontal. Verdade ?
    - Sendo assim, terá que resolver o problema dentro das normas para essa especificidade. Obras partilhadas....

    De qualquer forma, como é que é possível que esse tubo vertical, mostrado na foto, pode estar embutido em terra ? ????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Byte
    • Byte
    • 29 junho 2020

     # 3

    Boa tarde Size, agradeço por vosso atenção.

    Realmente a propriedade é horizontal.

    Quanto as obras partilhas acredito que será um pouco difícil, pois o vizinho não possui recurso e só deixou eu ver a situação na morada dele, depois que eu disse assumir os custos totais.

    Quanto a parede ser de terra, são paredes alentejanas. O correto seria possuir a parte resistente com a pedra e o reboco ou enchimento de terra. Mas neste caso quem construiu a casa não fez o trabalho direito(Xico Esperto).

    O problema que vejo é que como a parede possui terra dentro e algumas pedras, levando em consideração que existe um fluxo de água constante. O resultado é que a terra fica mais pesada e começa a se compactar e aglomerar, gerando espaços de ar dentro da parede e criando uma "barriga " na base. O resultado disso é que em algum momento a parede vai perder toda a função estructural e a parede superior do vizinho, bem como teto comum que faz carga nela, pode tudo ir abaixo.

    Até pensei em colocar prumos para segurar a laje, mas vai segurar apenas a carga da laje, pois a carga da parede superior é suportada pela parede inferior.

    Outro fator, é que no Alentejo é normal as lajes em tijoleira(laje sem vigas, apenas tijolos com betão e sem verguinha), que no meu caso da divisão do outro ser assim. Se eu colocar um prumo nela, o prumo rompe e cai toda tijoleira.

    Vigas transversais poderiam ser a solução para escoramento provisório, mas custo seria inviável pelo preço do imóvel.

    Pensei em rasgar a parede por etapas de 40cmm e substituir o local por tijolos estrutural. Sendo feito o serviço de forma alternada e com uma semana de diferença, para o betão secar por completo e formar uma nova sustentação. Mas não tenho certeza se posso fazer isso.

    No resumo o vizinho de cima pensa que aquilo nunca pode cair e que estou chateando ele.
  1.  # 4

    Isso parece ser uma parede em taipa. É estrutural.

    Mas só lhe aparecem curiosos para resolver o problema. Peça ajuda à câmara.uma vistoria Isso é em que município?
  2.  # 5

    Colocado por: ByteOutro fator, é que no Alentejo é normal as lajes em tijoleira(laje sem vigas, apenas tijolos com betão e sem verguinha), que no meu caso da divisão do outro ser assim. Se eu colocar um prumo nela, o prumo rompe e cai toda tijoleira.


    Isso não percebi. De típico não tem nada. Meta lá uma foto da laje.
  3.  # 6

    Boa noite Sr. Pedro Barradas.

    Agradeço por vossa atenção para com o assunto.

    Segue a foto conforme solicitado, de parte visível do tecto onde mostra a tijoleira. O outro tecto é composto por laje pré-moldada normal no sentido horizontal.

    Acredito que seja arquitecto pelo perfil. Poderia me dizer, se seria possível substituir a parede na sua totalidade no seguinte modo. Seria feita a substituição de forma alternada de pequenos espaços(30-40cm) por vez. Sendo conforme a imagem colorida com as cores verde e amarelo. O material resiste seria tijolo estrutural e betão armado, com pilares 30cm nas laterais com armadura.
    A imagem não possui escala, apenas para perceber melhor a situação.
      Planta básica.png
  4.  # 7

    E fotos do vizinho por cima?
  5.  # 8

    Precisa de levar um engenheiro civil aí para ver, analisar e prescrever uma solução.

    Não me parece ser necessário demolir a parede de taipa. Quanto à laje. Continuo a não perceber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Byte
  6.  # 9

    Pedro acho que é um tubo de queda embutido na parede de fachada

    Se for isso é partir na zona de embocadura em cima e colocar tubo novo por dentro ou por fora como der.


    Mas so com fotos vistas de cima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Byte
  7.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoPedro acho que é um tubo de queda embutido na parede de fachada

    certo, mas uma razão par anão ter de ser necessário demolir/ substituir a parede... ainda por cima se calhar é meeira com o vizinho.
  8.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoE fotos do vizinho por cima?


    Bom dia Sr. RicardoPorto.

    Agradeço por vossa atenção.
    Por cima trata-se apenas de uma varanda em que o piso fora feito pelo cunhado do proprietário. Ao que percebi, quando foi feito o serviço rasgou toda a lateral, sem fechar todas as gretas como deveria e por isso gerou uma infiltração na placa da laje. O cunhado ainda teve a ideia brilhante de fazer uma nova parede de isolamento, tendo a metade do tudo tubo dentro da parede e a outra metade fora. Lembro que o tubo serve como ralo, então usem a imaginação para perceber a metade de buraco ao pé da parede, este buraco é o tubo com apenas uma grelha improvisada de estufar carnes.
  9.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasPrecisa de levar um engenheiro civil aí para ver, analisar e prescrever uma solução.

    Não me parece ser necessário demolir a parede de taipa. Quanto à laje. Continuo a não perceber.


    Já chamei um engenheiro ao local.
    Ele disse que não se pode por abaixo tudo, mas fazer uma rasgo para substituir o tubo não tem problema. Segundo ele o tubo é de 80mm de ferro envolto em betão. Não viu nenhum dano no tubo e acredita que terá de rasgar até o tecto para dizer o que se passa. Como acima não há um ralo, pode ser que a água esteja entrando pelas beiradas que foram rasgadas.
    Chamei outro pedreiro que esta fazendo o rasgo.
    Quando o serviço estiver pronto, aviso aqui e posto as fotos.
    Segue foto do tubo.
      WhatsApp Image 2020-07-03 at 10.22.07.jpeg
  10.  # 13

    Colocado por: RicardoPortoPedro acho que é um tubo de queda embutido na parede de fachada

    Se for isso é partir na zona de embocadura em cima e colocar tubo novo por dentro ou por fora como der.


    Mas so com fotos vistas de cima


    Exato é um tubo onde deveria cair apenas a água do telhado, mas foi cortado ao pé da parede no piso para escoar a água da varanda também. Mas não foi feito um ralo, apenas um corte rente a o piso e pronto.
  11.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    certo, mas uma razão par anão ter de ser necessário demolir/ substituir a parede... ainda por cima se calhar é meeira com o vizinho.


    Exato a parede serve de prumo para a parede do vizinho que está acima. Para a minha sorte tudo está dentro da minha morada, ou seja o pedreiro vai poder rasgar dos dois lados da parede sem nenhum problema.
  12.  # 15

    Primeiro chamou um Eng. que foi só olhar sem solução plausivel, depois chamou um pedreiro para abrir os ragos e possivelmente irá tapar com argamassa já agora chame também um canalizador para substituir o tubo mas como o tubo é de ferro sem adaptação para Pvc chame depois um funileiro para fazer um funil em zinco!

    Por isso é que a construção está como está com tanta promiscuidade por um problema simples de resolver!

    Valha-me Deus ao que chegamos!...
  13.  # 16

    Se essa lage for como a minha é tipo tijolo e entre os mesmos têm nervos de betão e aço. O tijolo só colado já tinha caido á muito..
 
0.0185 seg. NEW