Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou atualmente à procura de um terreno para construção de uma moradia, já pesquisei bastante, e quase todos os terrenos que encontro (até 1000m2), têm áreas de implantação entre os 150m2 e os 200m2, o que não seria suficiente para a moradia que pretendo construir.

    A minha questão é a seguinte: é possível alterar a área de implementação?

    Obrigada
  2.  # 2

    tem de procurar melhor ou então procurar terrenos que não sejam de loteamentos pois uma alteração a um loteamento acarreta custos e tempo excessivos.
  3.  # 3

    Esta informação consta na descrição de venda dos terrenos. A questão é que são raros os terrenos que têm uma area de implantação superior a 200m2... daí a minha questão
  4.  # 4

    Colocado por: marco1tem de procurar melhor ou então procurar terrenos que não sejam de loteamentos pois uma alteração a um loteamento acarreta custos e tempo excessivos.


    Não tenho pressa para construir o terreno, tal não seria um problema. Quanto aos custos, seriam muito elevados?
  5.  # 5

    Colocado por: patriciarfg

    Esta informação consta na descrição de venda dos terrenos.

    Se os tipos que tem os terrenos à venda tem na descrição de venda o valor da área de "implementação", é provável que não saibam como é que isso se calcula, pelo que o melhor é confirmar bem esses valores.
  6.  # 6

    Com uma implantação de 150m² poderá provavelmente fazer dois pisos = 300m²
    Mas mesmo com apenas 200m² e uma casa térrea, já faz uma bela casa. Precisa assim de tanta área?
  7.  # 7

    Essa área que aparece descrita na Caderneta Predial Urbana é um valor meramente indicativo, que os proprietários usam para dizer/mostrar que o terreno tem capacidade construtiva, mas por vezes até declaram nas finanças uma área inferior à real capacidade, de modo a pagarem menos.
    Convém é munir-se já de um arquitecto, que ele a ajudará a ver a real capacidade construtiva de cada terreno.
  8.  # 8

    Em loteamentos é mais complicado encontrar terrenos com áreas de implantação maiores mas existem. Fizemos recentemente 2 projectos de moradias para uma zona de Azeitão em que os lotes têm áreas a rondar os 650 m2 e cuja área de implantação é quase 280 m2.
    Fora de loteamentos é mais fácil encontrar terrenos com áreas de implantação generosas, têm é o problema de terem associados um processo burocrático ( licenciamento ) mais lento.

    www.gabineteop.com
  9.  # 9

    Os terrenos que tem visto situam-se em loteamentos ou são terrenos para construção em espaço urbano?
    Se se tratar de loteamentos, conforme dito acima, é mais complicado alterar as áreas de implantação predefinidas.
    Caso sejam terrenos normais, muito provavelmente essas áreas de implantação que lhe apresentam estão mal calculadas.
    O processo, neste caso será ir ao site do município, localizar o terreno nas Plantas de Ordenamento e aferir a classificação do espaço onde este se situa.
    Após isso, no regulamento do PDM do seu município, tem lá, normalmente, as percentagens de área que pode construir.
    Tem também de verificar os afastamentos que tem de dar em relação aos limites laterais, tardoz e eixo da via [PDM, RMUE, RGEU].
    A área de implantação varia conforme todos esses parâmetros (exceto em loteamentos).
    O melhor será encontrar um terreno que lhe agrade e antes de proceder a negociações ou compras, pedir o levantamento topográfico e marcar uma consulta com um arquiteto que lhe poderá, com precisão, indicar todas estas situações.
    Concordam com este comentário: eei35229
  10.  # 10

    Colocado por: patriciarfgé possível alterar a área de implementação?
    teoricamente é, mas depende do que quer fazer. provavelmente aumentar o indice de construção será impossível, procure um terreno que se adapte ao que quer
 
0.0135 seg. NEW