Colocado por: ntunesOla,
Estou neste momento em fase de projeto para construção de uma moradia nova. Mas chegou o momento de escolher o isolamento das paredes. O projetista aconselhou o isolamento exterior com lã de rocha, em detrimento da parede dupla com caixa de ar (c/ esferovite). No entanto, ele diz que nao tem a solução perfeita. Diz que se falar com um engenheiro, ele dirá que a solução A é a melhor, e se falar com outro engenheiro, a solução B ja é a melhor, ou seja, já reparei que não ha uma solução perfeita, nem é consensual o tema.
A moradia será construída na zona da beira-baixa, onde os verões são muito quentes, e os invernos extremamente frios.
O que aconselham?
Tenho diversas questões.... para um leigo na materia as paredes exteriores sem serem em parede dupla, não ficam mais frágeis? Se for o sistema de isolamento externo, e lã de rocha no exterior, as paredes não ficam flexiveis? E possiveis pancadas na parede não podem criar mais danos?
Mas resumindo, qual o melhor sistema ?
Obrigado
Colocado por: Atlas EurobuildResumindo:
O Sistema que o projectista lhe falou é sem sombra de dúvidas um excelente sistema.
Contudo não há a solução milagrosa para todos os males, conforme ele também lhe disse.
Colocado por: fredcunhaClaro que uma alternativa, um pouco mais económica que a lã de rocha, é utilizar EPS. A nível de comportamento térmico será praticamente idêntico, mas terá um desempenho de resistência ao fogo e acústico inferior (mas que até pode ser suficiente).
Será uma alternativa que pode discutir com o seu projetista e perceber se a diferença de preço compensa as mais valias ou não.
Colocado por: ntunesMuito obrigado pelas vossas respostas.
Vêem alguma vantagem em fazer uma soluçao mista, ou seja, parede dupla mais o isolamento exterior?
Colocado por: ntunesVêem alguma vantagem em fazer uma soluçao mista, ou seja, parede dupla mais o isolamento exterior?