Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Nos últimos tempos andei algum tempo numa propriedade agrícola de família e em conversa, falou-se que se podia dimensionar um sistema de regadio (para jardins e vinhas) por gravidade.

    A quinta tem um poço com cerca de 26 metros de profundidade com muita, muita agua, e apesar de ser bastante plana, tem uma zona de cota maior, onde se pretendia dimensionar o depósito de agua. O poço dista 230 do local pretendido para o depósito e deverá existir uma altura manometrica de 40-50 metros, já a contar com a profundidade do poço.

    Gostaria que o depósito tivesse uma capacidade elevada, algo na casa dos 120m3 e ha bastante espaço para tal, mas há uma enormidade de possibilidades para estes depósitos.
    Eu pensei em fazer um "casa" de betão (10 comprimento x 4 altura x 3 metros de altura) apenas com uma tampa na parte superior para que se pudessem colocar umas escadas e limpar quando for necessário. Qual seria a solução mais viável e em conta para este tipo de depósito? Gostaria que fosse fechado para não ganhar algas e que quando enchesse, fizesse circular a agua para um tanque de pedra antigo já existente na propriedade.

    Para além disso, gostaria também que o depósito tivesse ligação ao balão da rega automática do jardim e também pudesse encher a piscina (por gravidade) quando necessário e disponibilizar agua para todas as mangueiras de rega manual estendida pelo jardim, etc etc.

    Este tipo de depósito é obra para que custo?

    Relativamente à bomba de agua que iria retirar agua, gostava que fosse solar e que tivesse uma capacidade para 2 polegadas de caudal. Alguem conhece modelos e já conheceu alguem a implementar um sistema semelhante?

    Qual seria o custo de um deposito idealizado como o que mencionei? E relativamente á bomba?

    Todas as empresas que pesquiso não dispõem dos precários online e não sei ainda bem o que quero para começar a pedir orçamentos.

    Agradecia ajuda!
  2.  # 2

    existem depositos pre-fabricados ( em material plastico e em betão) para essas reservas. que podem ser adquiridos e interligados pro forma a perfazer a capacidade que deseja.

    a melhor solução depende das condições de acesso, da localização do deposito, se pode ainda assim ser enterrado ou não, ou semi enterrado.
    Se tem agua no poço... não precisa de tanta reserva de agua = menos m3 = mais barato de executar.

    Estime o consumo desse regadio e dimensione para por exemplo ter de ligar a bomba 1x/dia a bomba ( uma bomba de baixo caudal ligado a fotovoltaico será viável?. Como referiu ainda tem outro tanque de reserva...

    Tem de pedir opinioes a empresas que vendam e montem esse tipo de soluções. e pede cotação para o caso em particualr.

    Tem de dimensionar.


    Esse tanque de 120m3, é uma brutalidade... não fica barato e se calhar não há necessidade disso.
 
0.0051 seg. NEW