Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Continuando com a dúvida existencial.
    Estou em fase de construção na zona centro (zona de Odivelas) e com toda a certeza que não irei colocar gás, além de que a instalação dentro de casa fica preparada para o efeito futuro no caso de querer instalar.
    O que está estipulado em colocar na moradia é um sistema de termossifão, no entanto tive conhecimento da bomba de calor de 300ltr da DAIKIN ECH2O que poderá ter ou não apoio com painel solar.
    No entanto O dilema é o seguinte, para que não apanhe nenhum susto com a conta da luz estou dividido entre dois sistemas.
    1. Termossifão com dois paineis solares capacidade de 300lt com apoio de resistência electrica interna
    2. Bomba de calor DAIKIN ECH2O + bomba de circulação de retorno (inteligente) para água quente instantânea em qualquer ponto de saída (torneira de agua quente), sistema sem manutenção.

    Para apoio à casa irá ser instalado um sistema fotovoltaico com 4 paineis monocristalinos

    Será que poderiam partilhar da vossa experiência para saber qual o sistema que mais tarde se torna não tão dispendioso na sua utilização eléctrica.

    Aguardo participações até já.
  2.  # 2

    as surpresas do consumo de energia eléctrica em painéis solares com termo sifão, estão relacionadas com a falta de "sabedoria" em como usar o sistema.
    Normalmente a resistência de apoio fica ligada, e o solar acaba por aquecer pouco, uma vez que a água já está quente.

    Se tem €€ para gastar, opte pela bomba de calor, sempre pode aproveitar para renovar o ar da casa, sempre que esta funciona.
  3.  # 3

    Meta a BC. quanto ao sistema de retorno de água quente... Tem de ver com o projectista das águas... Pode nem compensar isso... Numa casa de habitação duvido.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 4

    Se vai meter fotovoltaico meta BC.
  5.  # 5

    Colocado por: mtavaressempre pode aproveitar para renovar o ar da casa, sempre que esta funciona.
    no modelo considerado isto não existe.
    Concordam com este comentário: mtavares
  6.  # 6

    Colocado por: sustoBomba de calor DAIKIN ECH2O + bomba de circulação de retorno (inteligente) para água quente instantânea em qualquer ponto de saída
    cuidado com estes esquemas de funcionamento pois são um sorvedouro de calor, se tiver uma rede com pouco isolamento termico ainda pior, numa moradia media é de utilidade discutível.
    Concordam com este comentário: mtavares, susto
  7.  # 7

    A casa não vai ser muito grande no entanto estamos a falar de 3 pisos alimentados pelo circuito de agua quente,no ponto mais longe forma um anel de retorno afim de renovar a água que perdeu características térmicas, no entanto a bomba de retorno deverei de ver se ajuda o modo automático ou o modo manual que presumo que seja o que mais utilizarei por forma a que mesmo que existam perdas de temperatura a bomba não arranque sem ser necessário
 
0.0093 seg. NEW