Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

    por isso beirados bonitinhos, que seria tapados com uma caleira, nunca foram opção para a minha cas

    Existem soluções que permitem fazer o aproveitamento da água e ter na mesma o beirado bonito. Só que a solução que conheço não é para todas as carteiras. Já vi essa solução aplicada e funciona, consiste no perímetro da casa onde água cai do telhado fazer uma espécie de valeta (parecida com as que tem nas estradas em forma de cone) que depois é impermeabizada com um plástico e água é encaminhada depois por tubos até ao poço ou cisterna. E para disfarçar é colocado brita fina até até a cota do terreno!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    •  
      NTORION
    • 21 setembro 2020 editado

     # 642

    Colocado por: DjdasaSó que a solução que conheço não é para todas as carteiras.


    Exatamente o que tenho, e ficou muito em conta, foi executado pelo calceteiro quando fez a calçada, 6 ou 7 caixas no pavimento recolhem pelo menos 500m2 dá água da chuva nas traseiras e numa lateral da casa, tudo encaminhado para um poço com tubo ladrão q ainda vai alimentar hortas vizinhas.
    (são as fotos q tenho, mas acho q é perceptível)
    Concordam com este comentário: Djdasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20190428_102913.jpg
      IMG_20190428_102803.jpg
      IMG_20190428_102832.jpg
  2.  # 643

    Apesar de o conceito ser o mesmo a solução que eu falo é um pouco doente. Pois a casa está rodeado por uma faixa cerca de 70cm de largura de brita e sistema de recolha de água (as tais valetas) são pré fabricadas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 644

    Esse murro de pedra esta mesmo a meu gosto!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  4.  # 645

    Colocado por: Casa da HortaEntendo-a bem. O que procuramos uma casa antiga, com estilo, para restaurar! Certo dia, numa dessas procuras, vimos uma brutalmente gira. Assim tipo senhorial, grande, cheia de classe. Andamos pelos vizinhos a perguntar e soubemos que tinha sido vendida 2 semanas antes! Foi um duro golpe. Cumpria todos os nossos muitos critérios. Eram tantos os requesitos que fomos levados a construir de novo.
    Adoro casas senhoriais, são maravilhosas.
    Foi para os lados de Santarém também ?
  5.  # 646

    Sempre que imagino um desses sistemas de recolha de água das chuvas (pelo chão) só penso na quantidade de vezes que teria de desobstruir os canais. E a drenar para o poço, ainda que levasse um filtro/rede à entrada (que também estaria sempre obstruído por folhagens) acabava por descargar areias, terra e lama que por sua vez ajudavam o obstruir os bicos da rega gota a gota!

    Este seria o meu panorama. Tenho um tanque para rega de laranjeiras e os canais estão sempre cheios de coisas. Por isso para mim não seria viável. Talvez num ambiente/casa com menos folhas, mais manutenção, menos terra e areia...

    Vocês não têm problemas deste género com os vossos sistemas?

    CMartin: Sim, na mesma cidade onde estou a construir.
    Concordam com este comentário: CMartin
  6.  # 647

    Se é para instalar uma caleira, no beirado.. mais vale nem ter beirado. mete a telha normal até ^`a linha de beirado e faz o remate de acabamento/ decorativo com a propria caleira.. ou se gostam muito de beirados e eiradinhos, é esconder a caleira por detras do beirado... com as obvias consequencias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7.  # 648

    Colocado por: Casa da HortaSempre que imagino um desses sistemas de recolha de água das chuvas (pelo chão) só penso na quantidade de vezes que teria de desobstruir os canais. E a drenar para o poço, ainda que levasse um filtro/rede à entrada (que também estaria sempre obstruído por folhagens) acabava por descargar areias, terra e lama que por sua vez ajudavam o obstruir os bicos da rega gota a gota!


    quanto a isso as caleiras são parecidas, tb se tem que limpar de tempos a tempos, então se tiver ávrores de folha caduca junto a casa é uma desgraça.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  8.  # 649

    Colocado por: Casa da HortaVocês não têm problemas deste género com os vossos sistemas?


    Tenho de limpar 3 ou 4x por ano, mas n demora mais que 15min a limpar todos. Pior agora no Outono com a queda das folhas, normalmente quem provoca mais entupimento são as parreira e o alecrim... Para o poço n vão detritos, tenho uma caixa onde as águas descarregam, com o fundo ligeiramente mais baixo, tipo este esquema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20200922_093210.jpg
  9.  # 650

    é uma caixa de decantação, é o nome que se dá.
    Concordam com este comentário: Djdasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, NTORION
  10.  # 651

    Está bem pensado, está sim senhor. Dependendo da quantidade de água que vier a ter o poço poderei ponderar um esquema assim. Mas a fazer ficará em calha pre-fabricada com rede por cima para ser fácil limpar.
    Obrigado pelo esquema.
  11.  # 652

    A solução com brita fina faz de filtro natural, claro que não há milagres mas penso que ajuda!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  12.  # 653

    Neste fds não vou ver a obra mas sei que o telhado vai avançando. Tiveram que fazer uns pequenos buracos na placa para drenar a água mas nada de preocupante. Agora vem o sol para tudo secar.

    Entretanto já tenho o orçamento do terraço. 18 mil + iva é um nadinha acima do que esperava mas é comportável. Vai para o arquiteto fazer planta e estrutura mas deixo aqui os meus bonecos. Merece-vos algum comentário?

    nota: anterior sugestão do Pedro Barradas de não deixar as escadas pelo exterior não é viável. Simplesmente não vemos alternativa em termos de orçamento e ser prático. E ficar bem.
    nota 2: a anterior sugestão que falamos do telheiro à frente das entradas no terraço terá que ficar para mais tarde. Agora nem me atrevo a pedir orçamento. Tenho que esquecer este primeiro!
      perspective - default (1)4.jpg
      perspective - default (2)3.jpg
      default.png
  13.  # 654

    sei que faz questão do terraço, mas na minha cabeça, com tanto espaço no terreno aproveitar esse espaço do terraço não faz sentido.

    para mim os terraços fazem sentido quando não se tem terreno e precisa-se de espaço, que não é o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Ajnt1985
  14.  # 655

    paulo, aqui é uma açoteia de apoio para secagem...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  15.  # 656

    Colocado por: pauloagsantossei que faz questão do terraço, mas na minha cabeça, com tanto espaço no terreno aproveitar esse espaço do terraço não faz sentido.

    para mim os terraços fazem sentido quando não se tem terreno e precisa-se de espaço, que não é o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

    Precisamos de espaço abrigado para guardar lenha e alfaias. Como o anexo ficou pequeno (de comprimento) este acrescento vem dar seguimento até estético. Uma das primeiras impressões que tive (ao vivo) quando vi o anexo (estrutura) feito foi: parece um gajo mal feito, mal acabado, feio. Muito alto e atarracado. Faltava beleza, suavidade, estilo. E acho que este prolongamento vem melhorar muito o conjunto. Pelo menos no meu pseudo 3d.

    E sim, vai servir também para secar produtos da horta.
  16.  # 657

    Olá Casa, estava a olhar para os seus 3D, e para as fotos da construção. Acho o seu anexo tão expressivo nos 3D face à construção, as fotos..será que é mesmo assim, por curiosidade minha, qual é a dimensão da casa principal (comprimento + largura) e a do anexo ? Qual a altura de ambos, com telhado assente, incluindo nas inclinações ? Não sei se me estou a explicar bem, mas gostava de saber, será que pode haver, no meu pensamento, alguma hipótese do seu 3D estar a enfatizar o seu anexo..(?). Ou seja, temos a casa principal e o anexo em igualdade de circunstâncias, com a mesma preponderância, sei que já se falou nisto, mas, talvez nos esteja a escapar algo, e, estou a pensar que, até em termos estéticos (se as dimensões reais face ao 3D forem o que se apresenta no desenho), talvez possa haver forma de fazer "minguar" o anexo, se já não na construção pois já está erguido, então na sua linguagem - contrastando-o talvez com cores ou materiais de revestimento que o façam parecer, comparativamente à casa, menos em igualdade de circunstâncias, menos importante, recuando-o para segundo plano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  17.  # 658

    Moradia 12.30 x 9.90 metros. Altura max do telhado 4.90
    Anexo 13.45 x 730 metros. Altura do telhado 5.34

    Estas são as medidas da planta. As reais dos telhados devem estar ligeiramente diferentes, mas não muito.
    Deixo de novo os pormenores das plantas e cortes.

    Este alçado da moradia já tem uma alteração por que o telhado passou a ser de 4 águas.
    O corte EF é o do anexo.
    Concordam com este comentário: CMartin
      corte moradia.jpg
      corte anexo.jpg
  18.  # 659

    Andei à procura de uma foto que mostrasse a casa e o anexo vistas ao longe mas só tenho de um dos lados e é o menos significativo. Tarefa para a próxima visita. Acho que ajuda a entender a relação entre as duas construções.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      moradia.jpg
      Anexo.jpg
      completo.jpg
  19.  # 660

    *null
      Anexo2.jpg
 
0.0540 seg. NEW