Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro_MoreiraParece um bocado estranho, atenção que o vendedor também pode estar a ser mal aconselhado no processo. Normalmente as finanças são rápidas a processar essas informações.

    Contudo estamos numa altura complicada devido ao COVID, o processo pode estar parado e precisar que alguém vá lá questionar o andamento das coisas.

    Cuidado que funcionários das finanças e da conservatória muitas vezes não sabem fazer as coisas e levam os processos pelos caminhos mais longos e morosos


    Parece-me ser esse o caso... aceitar a justificação, não questionar e não fazer "barulho" porque somos "boas" pessoas e acreditamos que as pessoas estão a fazer um bom trabalho e que sabem o que estão a fazer.
    E como as coisas com o COVID tem sido na maioria por telefone é muito mais fácil ser a "despachar".
  2.  # 22

    Colocado por: CatarinaMoreiraNão sei, porque a vendedora diz que só consegue pedir a certidão quando a caderneta estiver actualizada! Estou a ver que as coisas não estão a bater certo não é?


    Porquê não sabe muito bem o que diz.
    Tire online do predial online. Necessita do artigo matricial (o número, não a caderneta) morada e se tiver o número de registo predial melhores. Espera 48 horas depois de pagar e está feito.

    Interface do predial online não é user friendly, se nunca fez vai ter, provavelmente, dificuldades. Veja se alguém ajuda.
  3.  # 23

    Colocado por: CatarinaMoreiraSim tem licença de habitação de inicio de janeiro, foi pedida a modificação da caderneta a 31 de janeiro, veio a avaliação a 31 de março e até agora nada da caderneta perdial definitiva.

    A actualização do registo na conservatória, pode ser feito com o modelo 1, que entregaram nas finanças a 31 de Janeiro, não precisa da caderneta predial definitiva para nada.
    O modelo 1 também é suficiente para fazer a escritura.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  4.  # 24

    Se tiver a ler bem, parece que ainda estamos na fase de avaliação do banco? Não ?
  5.  # 25

    Colocado por: brunomrosaSe tiver a ler bem, parece que ainda estamos na fase de avaliação do banco? Não ?

    Sim, mas o problema é a falta da certidão permanente atualizada. Estão à espera da atualização da caderneta predial para irem à conservatória atualizar o registo, mas isso pode ser feito com o modelo 1.

    Isto foi o que eu percebi.
  6.  # 26

    Salvo melhor opinião julgo que conseguiria atualizar o registo predial com um documento que titule a alteração (licença de utilização + telas finais?) porque em termos de registo predial interessa se está inscrito ou não nas finanças, não se alterou a área na caderneta porque isso não interessa muito para a conservatória.

    Alguém tem opinião em contrário?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaMoreira
  7.  # 27

    Sim, também li que se pode fazer a actualização na conservatória com o modelo 1 apresentado nas finanças, não sei se foi feito! Vou questionar a vendedora sobre isso.
    Sim ainda está em processo de avaliação no banco e o avaliador só disponibiloza o relatório qunado tiver a Certidão.
  8.  # 28

    Colocado por: CatarinaMoreiraSim, também li que se pode fazer a actualização na conservatória com o modelo 1 apresentado nas finanças,

    Estou farto de fazer isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaMoreira
  9.  # 29

    Colocado por: brunomrosaSalvo melhor opinião julgo que conseguiria atualizar o registo predial com um documento que titule a alteração (licença de utilização + telas finais?) porque em termos de registo predial interessa se está inscrito ou não nas finanças, não se alterou a área na caderneta porque isso não interessa muito para a conservatória.

    Alguém tem opinião em contrário?

    Como já expliquei, a alteração do registo predial, faz-se com o modelo 1, onde estão as áreas atualizadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaMoreira
  10.  # 30

    Obrigada a todos, vou ver com a vendedora e a informação que me deram o que se pode fazer para isto tudo andar!
  11.  # 31

    Sem complicar:
    O proprietário requisita nos serviços da Câmara uma certidão de áreas.
    Com essa certidão preenche e entrega o modelo 1 (como já disseram).
    O proprietário guarda comprovativo da entrega.

    Agora é só juntar cópia desses dois documentos e já tem um comprovativo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaMoreira
  12.  # 32

    Colocado por: nielskyO proprietário requisita nos serviços da Câmara uma certidão de áreas.
    Com essa certidão preenche e entrega o modelo 1 (como já disseram).

    Não é preciso nenhum comprovativo de áreas, é com o projecto que foi aprovado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaMoreira
  13.  # 33

    Pode promover a actualização do registo predial do imóvel somente com o comprovativo de entrega da declaração modelo 1 de IMI das finanças. Não precisa aguardar pela CPU definitiva.

    Vão-lhe transmitir que deve aguardar que pela definitiva, para que se tenha a certeza que o perito avaliador vai confirmar a informação declarada. Porém, pode fazer no próprio dia. Vai ás finanças e logo de seguida ao predial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaMoreira
  14.  # 34

    Olá a todos,
    vou aproveitar este tópico, porque estou neste momento quase na mesma situação... estou interessado em comprar uma casa, em que a vendedora actualizou as áreas da CPU em Agosto de 2019. Nesse mesmo mês actualizou a CP com o modelo 1 do IMI. Essa certidão ficou feita. Acontece que até hoje - sim, 1 ano depois, a CPU não foi emitida. Por coincidência, a vendedora este mês pagou o IMI de acordo com as novas áreas actualizadas à um ano. Posto isto, por iniciativa própria, decidi ir às finanças para tentar perceber o porquê da demora... foi-me dito que o avaliador das finanças teve dúvidas na avaliação da casa e então o processo foi encaminhado para averiguação. Ora, como sei que existia uma disputa de terreno com o vizinho, até que ponto pode a actualização da CPU ser revogada? Será seguro (nem sei se é possível), avançar com a compra desta casa apenas e só com a entrega do Mod 1 do IMI?
  15.  # 35

    Para concretizar o negócio de compra e venda, precisa de:

    - Certidão Predial Permanente
    - Caderneta Predial
    - Licença de Utilização

    As áreas foram atualizadas porque motivo?
    Houve obras ou alguma modificação?
  16.  # 36

    As áreas foram actualizadas porque foi incluído um anexo de 8m² e um terreno (quintal) de 30m² adjacentes à casa. Terreno esse alvo de disputa entre o vendedor e o vizinho...
  17.  # 37

    A mesma área, já actualizada (portanto maior), também surge no registo predial?
  18.  # 38

    Sim, a certidão predial já contempla as novas áreas
  19.  # 39

    E o que diz a licença de utilização? Está averbada no registo predial?
  20.  # 40

    Desculpe, mas que informação deverá a licença de utilização mencionar? Ou que indicação deverá a certidão predial ter em relação à licença?
 
0.0215 seg. NEW