Colocado por: mtavaresé o mais fácil é meter uma bomba .... e depois o cliente é que paga a electricidade de tanta "coisa" mal planeada.
Realizou o levantamento topográfico do terreno para verificar as cotas onde cada "elemento" a construir vai ficar ?
Em princípio a altura que vai conseguir bombear é um pouco abaixo da altura manométrica da bomba da piscina, contudo o caudal de limpeza também vai reduzir.
Se utilizar uma bomba com uma altura manométrica acima do normal, vai consumir mais energia, do que o necessário.
Sempre pode colocar a bomba / filtro a um nível mais alto, ie numa caixa com 2 ou 3 degraus abaixo da soleira da piscina, a boca de aspiração da bomba deve ficar sempre abaixo do nível de água para "ganhar pressão de aspiração", e evitar no futuro que a bomba trabalhe em seco.
Com o levantamento topográfico, o planeamento desta situação, evita uma bomba que pode custar entre 30 a 150 euros, mais o tanque/fossa de pelo menos 250 € .
Colocado por: mtavaresqual o equipamento que está a pensar utilizar ?
está a perguntar se consegue subir a montanha de carro, mas não diz o carro que tem, nem a montanha que quer subir .
Colocado por: mtavaressupondo a bomba assinalada a amarelo, é de uma marca conhecida , a qual apresenta o gráfico da característica da bomba , ie, caudal vs altura manométrica
interpretação :
Comparando com as mais básicas, a característica que apresentam sempre é:
- caudal máximo
- pressão ou altura máxima em Bar ou Metros. (sendo 1 Bar = 10 M)
a característica da curva a amarelo diz:
altura máxima 17 metros
caudal máximo 56 m^3/h.
contudo as características apresentadas representam 2 pontos distintos de operação
Com a bomba a funcionar , ela consegue uma pressão de 17 m , mas não bombeia agua alguma.
com uma pressão de 10 metros ( 1 Bar ) ela consegue 56 metros cubico / hora.
no caso de uma piscina, a bomba tem de fazer o trabalho de aspirar o fluido conduzindo-o á entrada da bomba , e depois obrigar a agua a passar pelo filtro, e repor a agua na piscina.
Isto na gíria do cálculo / planeamento é a Perda de Carga da Instalação que a bomba tem de vencer .
1 metro de tubo com determinada velocidade tem X perda de carga
1 joelho 90 tem outra perda de carga
1 curva a 90 tem uma perda de carga inferior
o filtro limpo tem uma perda de carga Y, sujo tem 2xY.
O caminho até ao permutador de calor da bomba de calor tem mais perda de carga, e o permutador tem mais perda de carga.
Isto tudo somado vai dar a perda de carga total do circuito , para a qual tem de ser escolhida uma bomba que tenha as características no centro da sua curva. Para evitar problemas de cav
itação, e problemas de falta de caudal .
Colocado por: mtavaresmais 750W pela carteira fora, sempre que a bomba trabalhar.
Se pretender ajuda sobre o assunto, da minha parte tenho de ter mais dados, uns rabiscos já servem de começo.
O caudal da bomba é selecionado pelo volume da piscina, normalmente a bomba tem de bombear pelo filtro em 8 horas a totalidade da agua da bomba.
Qual o volume da sua piscina ?
Altura manométrica
Sabe que diâmetro de tubos foram usados?
quantos metros no total?
quantas curvas ?
quantos injectores ?
a que distancia está a bomba da piscina?
Isto bem calculado , pode ser que com 1 ou 2 paineis solar fotovoltaico já faz a filtragem da piscina e ao final de 4 anos a bombagem sai a custo quase ZERO.
Colocado por: mtavaresneste momento o importante é saber que tubagem tem na piscina , não aquela que leva a agua para o esgoto
Colocado por: albertomssilvaah, ok. pelo que pecebi é tubagem "normal" para conexão com injectores e skimmers. Sei que foi colado com cola especial de PVC e é aquela tubgem canelada. 50(?), será?
Colocado por: mtavaresVai querer uma bomba para nadar em corrente ?