Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    TEnho um apartamento com 5 divisões e queria instalar o Ar condicionado, da marca Whirpool (tem bons preços) e são bastante eficientes pelo que me dizem.

    A minha dúvida está em instalar um multi-split para 5 máquinas ou dividir 3 + 2 (1 máquina para 3 quartos e outra maquina para sala + escritorio).

    Serão 4 maquinas de 9000BTU e 1 de 12.000 BTU.
    Em termos de eficiencia, há alguma vantagem em divir por 2 maquinas? ou será mais eficiente colocar apenas 1 para 5?

    Obrigado,
  2.  # 2

    Não conheço os AC da Whirlpool, mas vi aqui há uns tempos um comentário no fórum que a questão que coloca depende do tipo de utilização.

    Salvo erro, se tiver uma unidade exterior potente (por ex.: para 5 unidades interiores) e apenas quiser ligar uma única máquina interior e se esta tiver pouca potência, a eficiência do conjunto não é a melhor ou o comportamento é estranho. Julgo que se prendia pelo facto da unidade exterior ter uma potência mínima de funcionamento ou algo assim.

    Se a ideia passar por ligar sempre várias unidades em simultâneo, o 5 em 1 parece ser boa ideia. Caso contrário, pelos vistos não.

    2 unidades exteriores também oferece um pouco de redundância. Em caso de avaria, pelo menos não ficaria sem climatização na casa toda.
    Provavelmente ficará um pouco mais caro na aquisição. Os consumos, é provável que uma máquina maior seja mais eficiente, mas não tenho ideia se será perceptível.

    De qualquer forma, o melhor é aguardar pelos especialistas.
    Eu tenho os mesmos requisitos mas ainda não tive oportunidade para aprofundar bem o tema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thinkpad
  3.  # 3

    A colocação de 5 AC independentes não é hipotese?
  4.  # 4

    Colocado por: Miguel_Coelho24A colocação de 5 AC independentes não é hipotese?


    POssível é, mas compensa em termos de instalação inicial e consumos? Tinha ideia que multi split era mais eficiente (tendo + que uma maquina a funcionar
  5.  # 5

    Eu penso nisso numa questão de futuro o multisplit avariando daqui a 10 anos imagine vai-lhe ser dificil arranjar peças ou até querer voce repara-lo ao invés que se avaria uma maquina só troca a avariada. Em termos de consumos penso ser igual ou até menor com os 5 tendo em conta que só os ligará quando tiver na divisão a usar, eu tenho 2 whirlpool individuais e estou bastante satisfeito com eles seja em qualidade seja em consumos.
  6.  # 6

    Colocado por: Miguel_Coelho24o multisplit avariando daqui a 10 anos imagine vai-lhe ser dificil arranjar peças ou até querer voce repara-lo

    Será tão difícil encontrar peças para um multi split como para um mono split, não?

    Colocado por: Miguel_Coelho24se avaria uma maquina só troca a avariada

    Este pode ser um ponto pertinente: se for necessário trocar uma unidade exterior multi-split, será fácil (ou expectável) que o modelo actual equivalente suporte as unidades interiores?
    Se não for, uma avaria no exterior (sem reparação) poderá obrigar à substituição de todo o sistema de climatização :(

    Colocado por: Miguel_Coelho24Em termos de consumos penso ser igual ou até menor com os 5 tendo em conta que só os ligará quando tiver na divisão a usar

    Se a ideia for ligar um de cada vez e de forma ocasional, é possível que um multi split não seja o melhor.
    Se for para manter a casa toda a uma temp constante, julgo que será mais eficiente uma unidade exterior maior do que 5 pequenas. Acho! Mas podem-se consultar as fichas técnicas.

    A nível de ruído, segundo as brochuras, há pouca diferença entre unidades exteriores, pelo que quanto menos unidades a funcionar, mais silencioso.

    A nível de preços não tenho ideia, mas julgo que será mais caro tanto os equipamentos, como a instalação, não?
  7.  # 7

    Colocado por: pguilherme
    Será tão difícil encontrar peças para um multi split como para um mono split, não?


    Neste caso referia que o custo de reparar ou até trocar um será sempre mais barato que no multisplit
  8.  # 8

    Reparar não tenho ideia, mas sem dúvida que será mais barato substituir um mono split do que um multiplit para 5 unidades.
    Por outro lado, o espaço e ruído acústico e visual é pior no caso de 5 unidades exteriores.

    Pessoalmente gosto mais de manter os aparelhos ligados para manter uma temperatura constante, do que ligar pontualmente em cada divisão. Talvez os hábitos de uso tenham algum peso na selecção da solução.

    Vamos esperar por esclarecimentos de algum especialista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel_Coelho24
  9.  # 9

    Colocado por: pguilhermeReparar não tenho ideia, mas sem dúvida que será mais barato substituir um mono split do que um multiplit para 5 unidades.
    Por outro lado, o espaço e ruído acústico e visual é pior no caso de 5 unidades exteriores.

    Pessoalmente gosto mais de manter os aparelhos ligados para manter uma temperatura constante, do que ligar pontualmente em cada divisão. Talvez os hábitos de uso tenham algum peso na selecção da solução.

    Vamos esperar por esclarecimentos de algum especialista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel_Coelho24


    Já eu por serem divisões pequenas consigo em 5 a 10 minutos levar á temperatura que pretendo prefiro ligar quando preciso.
  10.  # 10

    Colocado por: pguilhermeSerá tão difícil encontrar peças para um multi split como para um mono split, não?
    nestas gamas de linha branca por vezes mesmo na garantia é dificílimo de encontrar quer peças quer suporte tecnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesnestas gamas de linha branca por vezes mesmo na garantia é dificílimo de encontrar quer peças quer suporte tecnico.

    Imagino.

    Assumindo Daikin, que certamente oferecerá uma maior robustez e capacidade de manutenção/reparação, se uma unidade exterior multiplit avariar e tiver que ser substituída, é provável que se tenham que substituir também as unidades interiores?

    E como a diferença de preços não é significativa, será mais vantajoso uma unidade exterior com capacidade para 5 interiores ou uma combinação de 3 + 2?
  12.  # 12

    Colocado por: pguilhermese uma unidade exterior multiplit avariar e tiver que ser substituída, é provável que se tenham que substituir também as unidades interiores?
    nada será garantido pois exinste muitas alterações derivadas ao uso de diferentes refrigerantes.
  13.  # 13

    Penso que vou optar por 2 Multi-split de 2. Com a visita do técnico reparei que ha uma divisão que para já nao vamos instalar AC, que ´eo Closet.

    Penso que será uma boa solução mas ideal ideal seria sempre comprar máquinas individuais
  14.  # 14

    Já agora o valor com instalação, AC Whirlpool 2 unidades exteriores (1 a alimentar 2 interiores e 1 a alimentar 3 interiores) -> 4 interiores 9000BTU e 1X 12.000 BTU 2600€+IVA
    A casa já tem pré-instalação e inclui a limpeza dos tubos.
 
0.0150 seg. NEW