Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    O meu apartamento possui uma parede divisória entre as duas casas de banho na qual passam os tubos de ventilação do prédio. É uma parede não estrutural, mas substancialmente grossa (cerca de 40 cm) para efetuar a passagem de tubos – todos alinhados - de apenas 10 cm. Tinha interesse em reduzir ao máximo a espessura da dita (o ideal era deixar pouco mais do que o diâmetro dos tubos para cada lado/casa de banho).
    Algum isolamento será necessário, afinal trata-se de uma IS, mas o local não será utilizado como base de duche. A ‘parede’ manterá o bidé e a sanita encostados (Roca Teras). Quanto à canalização, existe espaço suficiente entre os tubos de ventilação para fazer subir os canos os centímetros necessários para efetuar as ligações ao bidé e sanita, sem roubar espaço à ‘parede’.
    À exceção das zonas de banho, as paredes de ambas as casas de banho são finalizadas com estuque, portanto, a ideia é não levar cerâmica.
    Existirá algum material capaz de ‘agarrar’ nos tubos e funcionar como camada de 1/2 cm de reboco, a fim de ‘segurar’ o estuque projetado?
    Após leitura do fórum, dei-me conta da existência de paredes divisórias Kerdi boards, com espessuras entre 38mm e 50mm, mas não sei se se adequam a esta situação, tendo em consideração que não levariam acabamento de azulejo.

    Antecipadamente grato pelos eventuais contributos.
    •  
      RRoxx
    • 16 outubro 2020

     # 2

    Essa zona não é sua. É predial, como tal não lhe pode tocar.
  2.  # 3

    Um exercício académico, então. Se pudesse tocar, de que forma poderia compor a melodia?
  3.  # 4

    Colocado por: cariccom espessuras entre 38mm e 50mm,

    É dez vezes menos, não ?
  4.  # 5

    Faça uma parede em Pladur, simples!

    Atenção ao partir a alvenaria que se estiver colada pode partir os tubos e arranjar um bico de obra..
  5.  # 6

    Ricardo, não pode com Pladur.
    É um ducto vertical, terá de ter características de resistência e isolamento ao fogo.

    Como já lhe disseram é uma parte comum do edifício. Não invente.
  6.  # 7

    Mas academicamente
    Placas de magnesiopan sobrepostas, de modo a garantir os 60 ou 90 minutos de EI. Tudo devidamente selado com Mastique resistente ao fogo. Faz barramento e pinta.
  7.  # 8

    Mas academicamente falando:
    Placas de magnesiopan sobrepostas, de modo a garantir os 60 ou 90 minutos de EI. Tudo devidamente selado com Mastique resistente ao fogo. Faz barramento e pinta.
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasRicardo, não pode com Pladur.
    É um ducto vertical, terá de ter características de resistência e isolamento ao fogo.

    Como já lhe disseram é uma parte comum do edifício. Não invente.


    Muitas vezes essas couretes estão chumbadas na laje com respiros ligar todas as frações, lá vai a sci


    Mas pode colocar Pladur que consegue corta fogo só com lá Rocha no interior e placas normais.

    Veja aqui

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.pladur.pt/pt-PT/download/file/pt/57972d6ba6f44f48b4ddaa2a00d74e3d/dosier-ensaios-ao-fogo-pladur%3Frev%3D1cb02409-a3ad-4f52-9e7e-927feefb21bb&ved=2ahUKEwiyjZeHyrvsAhVju1kKHf1rCXsQFjAAegQIDRAB&usg=AOvVaw0qsNx7idOrP3h253JRqr4W
  9.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoMuitas vezes essas couretes estão chumbadas na laje com respiros ligar todas as frações, lá vai a sci


    Pois tem de ser previstas grelhas intumescentes... ou colarinhos intumescentes.... depende...
    Calro que isto só acontece se houver projectista SCIE que saiba o que está a fazer, e depois fiscalização que faça cumprir...
  10.  # 11

    Obrigado a todos pelas sugestões e aproveito para deixar um agradecimento especial ao Pedro Barradas, cujos ensinamentos me tem sido particularmente úteis de tempos a tempos.
    Em relação à situação em apreço, tendo em consideração as limitações/obrigatoriedades das soluções propostas, não resolveria a questão com uma simples parede de tijolo de 40 mm, devidamente rebocada e estucada (não sei ao certo, mas talvez acrescentando mais 20/30 mm)?
    Sempre em tese, claro...
 
0.0131 seg. NEW