Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas ao fórum

    Tenho andado envolvido num estudo para remodelar uma casa que é da minha família e tenho tido algumas dúvidas com um amigo engenheiro que me tem ajudado a compreender que a casa necessita de reforço estrutural.

    E eu como sou arquitecto e curioso nessa área tenho tentado ver obras onde possa ver exemplos de sistemas de reforço estrutural e na maioria os sistemas de reforço aplicados são em estrutura metálica. Mas gostava de conhecer outros tipos de reforço utilizados.

    O que acontece é que normalmente vejo bons trabalhos de reforço estrutural em edifícios de habitação colectivas mas em obras mais pequenas é pouco comum reforçar-se a estrutura. Daí querer saber mais opiniões e informações.

    Vou colocar aqui a planta da casa e tentar fazer uma descrição da mesma e procurar junto do fórum alguma ajuda.

    A casa tem pouco mais de quarenta anos e está localizada numa zona interior do país onde os solos são rochosos e onde não existem grandes lençóis freáticos. A casa é composta por um volume de dois pisos mais sótão e tem de um dos lados uma casa encostada (portanto está enquadrada numa rua)

    Na altura em que foi feita, acredito que não levou sapatas em condições e tudo o que é estrutura foi feito muito às três pancadas por pessoas locais que ajudaram o meu avô. Na planta encontram-se localizados os pilares de que o meu avó se lembra e os que nós achamos evidentes por estarem à vista.
    A placa é feita com abobadilhas cerâmicas apoiadas sobre vigotas pré-fabricadas. Os restantes pilares foram feitos com tijolos ao alto que levaram ferros no interior e que foram cimentados in situ (técnica muito comum lá na aldeia…)

    Enfim a casa não apresenta grandes fissuras mas como vou fazer algumas alterações (demolições de paredes interiores e demolições dos acrescentos que foram sendo feitos) gostava de fazer as coisas em segurança e por isso queria reforçar a estrutura para depois fazer novas divisórias, abrir roços para passar instalação nova e colocar revestimentos novos.

    Entretanto vai ser demolida uma zona da placa no local das escadas para alargar o acesso vertical que é muito estreito. A escada vai ter de ser toda refeita até ao sótão pois a que existe é pouco confortável e pouco regulamentar com espelhos muito altos e degraus curtinhos.

    As minhas dúvidas são:
    - é aconselhável fazer pilares novos para reforçar a estrutura? Por dentro? Por fora? Ou é possível rasgar a parede exitente e fazer novos pilares embutidos?

    - como reforçar as vigas nos novos pilares? Como passam pelos antigos? É possível reforço com betão mesmo não enchendo por cima (porque por cima teria de se abrir a zona da placa para encher? Ou é conveniente encher de outra forma?

    - em relação aos pilares existentes, é possível reforçar as sapatas? É possível reforçar esses pilares?

    - em relação ao lado da casa que está junto à do vizinho e que é paredes meias? Existem soluções que não interfiram com o vizinho?

    - e as placas aguentam que se parta o pavimento existente e nova betonilha de regularização? Ou 40 anos já é uma idade preocupante?

    - o reforço estrutural feito costuma implicar alterações nos telhados que têm estrutura em barrotes de madeira. Ao trocar a madeira por pré-esforçado o peso aumenta e as cargas na estrutura existente também. É aconselhável cintar a casa a toda a volta antes de fazer essa troca estrutural? Que outras soluções é possível adoptar?

    - as soluções que tenho visto são normalmente soluções em que a estrutura é duplicada interiormente ficando à vista como se ficasse uma casa dentro da casa. Existem soluções possíveis de embutir na alvenaria existente?

    - alguém fez reforço recente numa habitação? Há ideias para custos e tempos de execução?

    Bom podem postar exemplos de coisas feitas com reforço em betão ou métodos tradicionais mas que não apresentem à vista estrutura metálica.

    Penso que este tema é importante pois muita gente faz obras nas casas que são deixadas por familiares e esquecem-se muitas das vezes que as técnicas utilizadas para construir nem sempre eram as mais adequadas e que mais tarde, com o peso das obras efectuadas sobre a estrutura, qualquer abanão sísmico pode ser prejudicial.

    Obrigado pela ajuda e espero que participem.

    Cumps

    gnuno.torres

    Nota:
    a) a planta de cima é o piso 0 e a de baixo é o piso 1
    b) a vermelho estão assinalados os pilares e as divisões a cinzento são divisões húmidas ou de arrumos.
    c) o volume principal que é o mais comprido tem 18,00 x 4,50 m
    d) ao lado desse volume existe uma garagem e zonas de arrumos.
  2.  # 2

    aqui vai a imagem

    cumps

    gnuno.torres
      planta.jpg
  3.  # 3

    Sinceramente, com tantas alterações de fundo ao existente, com essa descrição das técnicas de construção utilizadas, eu consideraria sériamente a demolição integral.
  4.  # 4

    Pedro.

    Tantas alterações?

    Atenção que as as plantas são as duas da mesma casa. Uma é o piso 0 e a outra o piso 1

    As alterações que tenciono fazer são referentes ao alargamento da escada e à demolição dos anexos no quintal.
    A nível de interiores é meter instalações novas e carpintaria nova.
    As paredes que pretendo demolir no interior são apenas 3.
    A cobertura tem de ser mudada apenas porque os barrotes estão a ficar podres já têm cerca de 15 anos (já cumpriram o seu papel).
    E desta vez já que é para mexer mais a sério queria mudar a estrutura da cobertura.

    Atenção que o tópico é para dar ideias de como é corrente reforçar obras desta natureza e mostrarem exemplos de casos concretos que conheçam que tenham sofrido restauro (não é para demolir a casa porque eu não tenho dinheiro para fazer uma nova a não ser que me provem que os custos do reforço são superiores à demolição e construção de uma casa com quase 300m2 de área bruta.

    cumprimentos

    gnuno.torres
  5.  # 5

    Boa tarde gnuno.torres

    Se for necessário reforçar estruturalmente grande parte da moradia a meu ver é mais viável demolição total. Isto porque deve ter muito má qualidade de construção, os materiais utilizados estão no fim da vida útil, devem existir grandes deformadas, bretões e elementos cerâmicos podres, deficientes fundações....

    Qualquer solução que opte para melhorar a habitabilidade vai aumentar a carga na estrutura levando a mais anomalias...

    Se a moradia fosse em alvenaria de pedra e elementos de madeira, construção tradicional com materiais "nobres" valeria apena reabilitar. Agora estruturas com 40 anos em betão armado de muito má qualidade não me parece boa opção.
  6.  # 6

    Boas bruno_C

    Bom ali na rua aquela é das mais recentes mesmo assim...

    Realmente custa-me mandar a casa ao chão porque ainda tem algum valor sentimental embora eu também perceba que essa deveria ser uma hipótese a considerar. Mas eu não sou como a malta do fórum que acredita que faz uma casa com 100.000€ e como eu nem 100.000 tenho para gastar, queria tentar reabilitar o melhor possível.

    Mas então a título de curiosidade, nestes casos em que vale a pena aproveitar a casa existente, alguém conhece bons exemplos de reforço estrutural efectuado? técnicas aplicadas e custos? é mais caro reforçar que fazer estrutura nova? experiências?

    Cumps

    gnuno.torres
  7.  # 7

    Há muitas técnicas de reforço. Podendo variar de peça para peça. Uma que se usa mt é o encamisamento de pilares e vigas de betão armado.

    O maior problema é encontrar mão de obra que saiba fazer e bem os trabalhos, isto leva a recorrer a empresas especializadas... e o preço dos materiais também são elevados!

    Os trabalhos são demorados e dispendiosos.
  8.  # 8

    Para alem do reforço estrutural não é necessário colocar isolamento térmico, caixilharias, carpintarias, canalizações, cobertura, revestimento de paredes, pavimentos e tectos...?
  9.  # 9

    Pode mostrar um exemplo desse encamisamento dos pilares e vigas?

    algum link que possa ver?

    pois as empresas la naquelas bandas não sabem fazer nada que saia fora da construção nova e de baixa qualidade. por isso teria de ser chamada uma empresa de outro local.

    accarreta mais custos mas pronto...

    e a questão de cintar com um lintel a cobertura a toda a volta? alguém tem exemplos do aspecto final deste tipo de intervenção?

    não se acanhem a postar :)

    cumprimentos

    gnuno.torres
  10.  # 10

    Realmente ao ler o post inicial fiquei com a mesma ideia do Pedro Barradas.

    Eu não sou construtor nem pedreiro, trabalho com caixilharias e estruturas metálicas :P

    Para saber se valerá a pena reforçar a estrutura da casa ou se a melhor hipótese é mesmo construir de raiz, o melhor será pedir opinião a alguém habilitado para tal e que conheça a casa ou que possa lá ir ver na 1ª pessoa.

    Só depois de saber se vale a pena reabilitar é que deveria preocupar-se com as técnicas de reforço que pode usar, mas reforçar com betão armado deve sair bastante dispendioso pois penso que terá que abrir um buraco na placa para encher os pilares de reforço interiores (embutidos ainda mais dispendioso ficava).

    PS: lamento se não posso dar uma resposta concreta, mas já que não apareceu ninguém a responder, fica a opinião de um leigo que anda pelas obras à uns anos :)
  11.  # 11

    Sim são necessárias muitas coisas mas as outras eu domino.

    As alvenarias e os rebocos e estuques e a maioria dos isolamentos está bom. Não apresenta salitres nem humidades. apenas a foligem normal da lareira que todos os anos se vai acumulando no inverno

    as telas as impermeabilizações e o jardim também. os arranjos exteriores idem. o que eu não conheço é mesmo a estrutura e por isso gostava de ver exemplos de recuperações de coisas antigas que tenham recorrido a estas questões da engenharia

    cumprimentos

    gnuno.torres

    (não vale a pena continuarem a sugerir a demolição porque essa parte eu já sei e sei os custos, os projectos que tenho de entregar e os prazos. o Post é sobre reforço de estrutura em habitações unifamiliares :) não desviem já o tema)
  12.  # 12

    www.stap.pt tem alguma informação.

    A cobertura é em estrutura de madeira?
  13.  # 13

    Sim Bruno_C são barrotes assentes sobre a placa do tecto do primeiro piso.
    eu diria que agora já é mista porque partem em barrotes mas depois descarrega a asna central nos pilares do meio da casa. Artimanhas dos antigos... só vendo para explicar.

    Vi o site que enviou da Stap tem aqui uma solução curiosa "Reforço sísmico de alvenaria tradicional com faixas de GFRP e ancoragens"

    Mas é apenas curiosa porque a casa não merece isso.

    A verdade é que ali ninguém faz nada pelas casas.
    toda a gente tem as casas como antigamente... mal feitas e sempre a acrescentar.
    um dia há um azar qualquer e lá vai a rua toda tipo baralho de cartas.
    mas também não quero fazer ali um reforço ao estilo os muitos que já vi dos prédios pombalinos em que se gastaram exorbitâncias a restaurar as estruturas em galinheiro e a reforçar sismicamente as fundações com micro-estacas e a injectar betão nos terrenos.

    Eu procuro soluções mais simples porque a casa não merece também que lá enterre demasiado dinheiro.

    mas obrigado e valeu a pena ter visto uma solução nova que eu não conhecia

    cumps

    gnuno.torres
  14.  # 14

    Boas

    e a questão de cintar com um lintel a cobertura a toda a volta? alguém tem exemplos do aspecto final deste tipo de intervenção?

    Há por aqui umas fotos muito boas do Paulo Correia, mas não consigo dar com elas

    Em relação ao assunto da discussão, parece-me que sem analisar o caso “in loco” qualquer opinião será extemporânea

    Cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

    Colocado por: gnuno.torres
    Eu procuro soluções mais simples porque a casa não merece também que lá enterre demasiado dinheiro.

    mas obrigado e valeu a pena ter visto uma solução nova que eu não conhecia

    cumps

    gnuno.torres


    já agora para quem é a casa, ou seja quem é que vai lá morar.
  16.  # 16

    lol, Marco1

    A casa é para eu lá ir passar férias e fins de semana é a nossa segunda habitação de família.
    Se eu fosse malandro e se a casa fosse para fazer umas obras e vender acha que eu me estava a preocupar tanto com o reforço estrutural? :)

    mas sim só in loco é que se consegue prescrever as maleitas. eu gostava era de ver exemplos de maleitas e soluções adoptadas.

    se puderem satisfazer a curiosidade eu agradecia. quantas mais melhor para se poder comentar vantagens e desvantagens.

    cumps

    gnuno.torres
  17.  # 17

    Tive , recentemente , 3 situações que passo a descrever:

    1. - descobri num armazém de (livros de) uma Editora, perto de Lisboa, com estrutura em pórticos de pilar+viga, onde estávamos a fazer uma pequena obra de conservação, que o construtor se tinha «enganado» ao executar os pilares e em vez de os fazer com 60x40, os tinha feito com 20x20(!). Para além disso, as fundações tinham 1/5 da dimensão prevista no projecto, e até se esqueceu de uma viga!
    (tudo começou quando eu pedi para ver os projectos de estrutura porque me parecia que faltava uma viga)
    Na minha opinião, o edifício (com uns 75mx15m) - apesar de recente - estava em perigo de ruína eminente.
    A solução foi reforçarmos as sapatas, e «ENCAMISARmos» o resto da estrutura existente.

    2. - a minha empresa comprou uma moradia com uns 40 anos, para ampliar e remodelar no centro de Sines. Depois de o projecto de remodelação aprovado, fizemos algumas sondagens e chegámos à conclusão que a estrutura era muito deficiente, e que seria absurdo fazer uma moradia com todos os requisitos modernos e manter uma estrutura desadequada.
    Optámos pela DEMOLIÇÃO integral. E em boa hora o fizemos. Durante a demolição constatámos que as «fundações» eram práticamente inexistentes (um amontoado de pedras), e que o ferro existente era todo de 6mm e 8mm(!!) e havia zonas em que estava completamente corroído.

    3. - fomos contratados para fazer a remodelação integral de uma moradia em Lisboa com... uns 250 anos (de pedra e madeira).
    Foi integralmente demolida por dentro e criámos uma nova estrutura de Betão Armado (desde as fundações até à lage de cobertura), com os pilares e vigas EMBEBIDAS NAS PAREDES em alvenaria existentes.

    Cada caso é um caso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  18.  # 18

    A meu ver, das soluções que conheço, o encamisamento das vigas e pilares é a que se adapta melhor a este caso. Provavelmente teria que ser feito em todos os elementos. Comvem antes verificar se a armadura antiga esta em bom estado.

    Os materiais que se podem usar são variados. São escolhidos em função das necessidades de cada caso e condicionantes. Pode-se usar armadura em varões de aço, redes de aço, Fibras de vidro, carbono.... preenchendo-se dps com betão.

    No google encontra muita informação acerca de encamisamento.

    Na estrutura da cobertura deve voltar a usar madeira ou aço leve galvanizado.
  19.  # 19

    Obrigado Luis,

    Pode por aqui alguma foto da execução do seu terceiro caso para poder ver a contenção das paredes para fazerem as sapatas e como ficou a estrutura embebida? nota-se muito a estrutura "nova"? preços de um reforço estrutural desse tipo? quanto tempo leva esse tipo de obra? em termos de execução demorou assim tanto mais que fazer estrutura nova?

    se puder "desvendar" mais um pouco eu agradecia

    cumps

    gnuno.torres
  20.  # 20

    Obrigado Bruno

    Vou tentar procurar encamisamentos na net a ver do que falam.

    conhece empresas que façam esse tipo de trabalho?

    e reforçar as alvenarias exteriores travando-as? existem soluções rentáveis? imagino uma espécie de malhassol grossa que com varões ou tirantes ajude a fortalecer as alvenarias exteriores e que possa estruturar-se no terreno. Existem coisas deste tipo com resultados comprovados?

    Técnicas de injecção no terreno com betão junto às "sapatas" também pode ser uma solução a considerar? ajuda para os casos em que o Luis falou que uma casa tem meia dúzia de pedras e uns ferros a fazer de sapata?

    cumps

    gnuno.torres
 
0.0148 seg. NEW