Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sendo que a lareira é um detalhe estético e de conforto visual que sempre apreciei, é usual ouvir falar do seu aproveitamento para aquecimento de outras divisões, mas de facto nunca vi um esquema ou até mesmo tal coisa instalada.

    Como funciona? Existe aquecimento por cima do recuperador, de algum depósito de água, cujo seu calor flui naturalmente ou de forma forçada por condutas?
    O aquecimento é apenas do ar (não fumado) que a lareira gera e por "sorte" chega a um eventual quarto ou quartos no piso superior?

    Comparativamente ao vulgar AC ou ao mais caro mas completo PRH, quais podem ser as diferenças de preço numa moradia de 2x 90m2?
  2.  # 2

    Tem que meter um distribuidor de ar quente e respectivas tubagens para cada uma das divisões que deseja aquecer.

  3.  # 3

    E se for com radiadores?
  4.  # 4

    Mas o que está dentro ou por cima do recuperador? Depósito de água quente? Simples conduta aparte da exaustão?
  5.  # 5

    Obrigado pelos contributos
  6.  # 6

    Colocado por: JotaPMas o que está dentro ou por cima do recuperador? Depósito de água quente? Simples conduta aparte da exaustão?


    Neste exemplo será apenas uma conduta de exaustão do ar quente da hote e um recuperador "normal"

    Se for com radiadores, terá que ser um recuperador com deposito/caldeira de agua e uma bomba circuladora. neste caso terá que ser um recuperador de calor hidraulico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  7.  # 7

    Colocado por: hangasSe for com radiadores, terá que ser um recuperador com deposito/caldeira de agua e uma bomba circuladora. neste caso terá que ser um recuperador de calor hidraulico.
    Alguém tem ideia de qual o mais eficaz para aquecimento? Ainda que considerando que o hidráulico também aquece águas para banhos.
  8.  # 8

    Esquemas no final desta página: https://www.sitiodaslareiras.com/recuperadores_agua.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VXMC, JotaP
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000Alguém tem ideia de qual o mais eficaz para aquecimento? Ainda que considerando que o hidráulico também aquece águas para banhos.

    Em termos de rendimento os hidráulicos conseguem ser superiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  10.  # 10

    Esquecendo a questão estética dos irradiadores (ou radiadores?) e em termos muito genéricos, se estivermos a falar de tipicas casas R/C e 1º de 90m2 por piso, em que cada divisão terá o seu aparelho, face a um sistema PRH existirá poupança que justifique a opção?
  11.  # 11

    Dos orçamentos que obtive não vi essa poupança muito notória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  12.  # 12

    Era esse feedback que precisava.

    Se eventualmente construir, gostava de ter alternativas ao AC, visto que é algo com que não me dou 100% mas... Não me parece que gastar 15 ou 20mil eur também justifique, para uma zona amena, em que a qualidade de construção pode colmatar grande parte das necessidades que actualmente encontro na casa próxima que habito.
  13.  # 13

    Colocado por: JotaPSe eventualmente construir, gostava de ter alternativas ao AC, visto que é algo com que não me dou 100% mas... Não me parece que gastar 15 ou 20mil eur também justifique, para uma zona amena, em que a qualidade de construção pode colmatar grande parte das necessidades que actualmente encontro na casa próxima que habito.


    para arrefecer não tem grandes alternativas mais económicas do que o AC. Tem o piso radiante que faz arrefece e aquece, mas lá está teria que gastar os 15 ou 20mil.

    para aquecimento existem mais opções. se vai construir irá ter que colocar painéis solares para aquecimento de água, esse aquecimento de água quente poderá tb alimentar os radiadores para aquecimento da casa e serem auxiliados por outros meios de aquecimento, nomeadamente o recuperador na lareira da sala, um esquentador a gás, ou simplesmente a gastar luz.

    é capaz de gastar uns 5.000 em radiadores

    o recuperador da sala iria ter sempre, assim como os painéis solares com o deposito da água, gasta depois mais uns trocos a ligar isto tudo, pelo que é uma solução mais barata do que os 15 ou 20mil euros que um piso radiante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  14.  # 14

    Colocado por: rjmpiresDos orçamentos que obtive não vi essa poupança muito notória.
    Nos orçamentos que recebeu, o preço do sistema de radiadores e do PRH ficavam-lhe sensivelmente ao mesmo preço? Por acaso julgava que o último fosse bem mais caro que o primeiro.

    Contudo a poupança estará em outro fator que não a instalação, nos custos de funcionamento. Os radiadores em principio funcionarão com o recuperador de calor, nunca permitem o conforto do PRH, mas têm um custo de funcionamento baixo. Já o PRH para ser eficaz parece-me que tem de funcionar com bomba de calor permanentemente ligada, o que em alguns casos pode fazer disparar a conta de eletricidade.

    O conforto paga-se, e tudo depende da disponibilidade financeira e do esforço que cada um está disposto a fazer. No meu caso como não pretendo pagar mais de 50-60 euros de eletricidade/mês optei pelos radiadores.
  15.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Nos orçamentos que recebeu, o preço do sistema de radiadores e do PRH ficavam-lhe sensivelmente ao mesmo preço?

    Sim, a diferença era tão pouca que não pensei duas vezes.
    E felizmente o meu construtor é uma pessoa 5 estrelas, porque inicialmente não tinha contemplado o PRH, a meio da obra vimos que havia folga orçamental e então em conjunto com o instalador e o meu empreiteiro lá conseguimos desenrascar a solução em cima do joelho.
    Foi dinheiro bem empregue!
    Com esta treta da pandemia, mais um bebé em casa e o teletrabalho... É um conforto do outro mundo.
  16.  # 16

    Zona do país, rjmpires?
  17.  # 17

    Perto de Santiago do Cacém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
 
0.0109 seg. NEW