Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em 1º lugar um agradecimento profundo ao forum e a todos os participantes que nele escrevem pq realmente aprendi muito, pelo menos acho que sim, a minha questão é o seguinte, em relação as canalizações estou em duvida do pex e do ppr, quais as vantangens dum e do outro, e estava a pensar em meter um tubo primeiro nos rocos e so depois o pex ou o ppr, pq vejo muitos a escrever que o pex endurece e depois ninguem o tira e temos de partir a parede, e no ppr que o tubo dilata, logo pensei por um tubo largo( medidas não sei) e só depois aplicar a tubagem de pex ou ppr.
  2.  # 2

    coloque o multiplex, Multirama, multicamada... como lhe quiserem chamar...
    A GEBERIT, tem tubagem e acessórios muito bons.
  3.  # 3

  4.  # 4

    estou dividido entre o pex e o ppr, se usar o ppr e antes meter um tubo onde enfio o ppr é igual ao pex, posso por e tirar o tubo de ppr, ou não?
  5.  # 5

    Não falou no Coprax?

    Todos me falam como se fosse o melhor sistema.
    Bom ou não, é o que tenho projectado para colocar.
  6.  # 6

    Colocado por: 2970713Não falou no Coprax?

    Todos me falam como se fosse o melhor sistema.
    Bom ou não, é o que tenho projectado para colocar.


    Também foi este o escolhido para colocar na minha casa.

    Um abraço
  7.  # 7

    O Coprax não é PP-R?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Azevedo78O Coprax não é PP-R?


    Sim... só nao dá beneficios fiscais :)

    Inicialmente tinha definido ser PEX, contudo de falar com um amigo meu dos alentejos que é canalizador, ele realmente disse muito bem do PEX quando este é bem feito, pois se for feito às três pancadas vai-se revelar uma dor de cabeça... creio que havia aqui no forum mais malta com a mesma opinião.

    O ppr deveu-se ao construtor possuir o equipamento necessário para efectuar toda as canalizações sem recorrer a alguém externo à empresa.

    um abraço
  9.  # 9

    Caros amigos,boa noite.Gostaria de dar a minha opinião em relação aos vários tipos de canalização.Tendo em conta que o serviço é feito por quem sabe o Pex é sem duvida o melhor sistema de canalização,toda a tubagem pode ser substituida em qualquer altura sem estragar as paredes.O PPR é bom material devido ás suas caracteristicas ,não abrazivo como o pex só não pode ser substituido,daí a sua sugestão de colocar depois o ppr dentro dos tubos não ser possivel.
  10.  # 10

    Colocado por: toniotoda a tubagem pode ser substituida em qualquer altura sem estragar as paredes

    Acho que todos aqui sabemos que não é bem assim... Porque? Porque mais uma vez as coisas não são bem feitas... Muitas vezes colocam o pex logo embainhado, com curvaturas que depois nunca mais permitem nada...
    Agora colocar primeiro as bainhas, depois introduzir o tubo, ele entrar direitinho... Fazer isso sempre.. Ai sim, as coisas podem correr melhor.
    Como material "per si" o PP-R é muito bom. De facto não dá para substituir como o pex...
  11.  # 11

    O COPRAX é PPR.
  12.  # 12

    Tive o cuidado de fazer referência ao trabalho feito por quem sabe.Entretanto tambem há formas de resolver esse problema e uma delas é chamar atençao de quem faz sugerindo-lhe que coloque primeiro toda a distribuição em manga e só depois colocar os tubos,e acompanhar a obra ,claro.
    Todos os sistemas têm prós e contras.
  13.  # 13

    Colocado por: tonioTodos os sistemas têm prós e contras.

    Ora nem mais! ;)
  14.  # 14

    Temos é de saber quais são.Por exemplo,no sistema Pex mais do que no ppr tem de se têr em conta a qualidade do material a utilizar desde o tubo aos acessórios e ao sistema de distribuição,se com caixas de distribuiçao e linhas directas se com acessorios conforme a instalação do PPR.Em habitações onde a pressão da água é baixa e se for utilizado o primeiro sistema,terá pouca água nas torneiras devido ás expessuras do tubo que normalmente se utilizam,16-20mm na distribuição embora a alimentação geral seja superior.Bem feito pode ser substituido.
    O PPR não tem tanta perda de caudal .Os maiores problemas são,na instalação,muito cuidado no aquecimento do tubo e na colocação dos acessórios,se por acaso se "empurra" muito o tubo pode tapar ou reduzir drasticamente o caudal,e tambem grande dificuldade se por acaso se fura um tubo.
    O mais importante de tudo é entregar o serviço a quem sabe,se toda a gente fizer o que de facto sabe,o trabalho fica bem feito e há serviço para todos.
  15.  # 15

    Volto a perguntar se eu meter um tubo liso e depois meter lá o ppr, assim é igual ao pex, ponho e tiro qd quero, ou não posso fazer isto.
  16.  # 16

    Colocado por: bushyVolto a perguntar se eu meter um tubo liso e depois meter lá o ppr, assim é igual ao pex, ponho e tiro qd quero, ou não posso fazer isto.

    Não.
    O PP-R é rigido. Não dá para andar a por e tirar.
  17.  # 17

    Tenho para mim que o PP-R (eu trato por Coprax) se bem colocado, dura uma vida.
    •  
      alv
    • 10 dezembro 2008

     # 18

    Vivam!
    Apenas para troca de experiencias.
    Também não é a minha especialidade, mas uma coisa é certa e nunca me deu problemas em mais de vinte anos.
    Uso sempre o polietileno recticulado PEX mas encamisado em ubo liso ISOGRIS,que embora sendo pouco mais caro que os anelados específicos para PEX tem a vantagem de ser lisos, não acertar por defeito curvaturas com raios apertados e resulta sempre. Bolas, não sei porque se muda uma equipe vencedora. As poucas obras que fiz com Multicamada, já me aconteceu de tudo, desde os acessórios serem de marcas diferentes até rebentarem com a temperatura, por isso Multicamada só em locais acessiveis, porque embutidos só PEX encamisado em ISOGRIS.
    "Fassam" parte
  18.  # 19

    Concordo plenamente consigo,embora diga que não é a sua especialidade,sabe falar a linguagem do material.O sistema pex com tubo e acessórios de qualidade é o melhor de todos os sistemas referidos.Partilho tambem da sua opinião sobre o Multipex,de preferência à vista.É um tipo de material onde tem de haver muito cuidado na escolha do tubo,há com banda de aluminio soldada a laser,sobreposto e simplesmente encostado,alem das várias expessuras de Pex e Aluminio.Para as várias formas de utilização terá de se "escolher " o material. Por exemplo,para utilizar acessórios onde o tubo tem de ser abocardado,de maneira alguma se pode utilizar o tubo com banda de aluminio sobreposto ou encostado.A experiência diz-nos o que nem sempre vem nas fichas tecnicas,e depois falham as garantias.
 
0.0208 seg. NEW