Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Recentemente vi um terreno do meu agrado! Ele tem 3500m2 e 900 são de construção todo o resto é RAN.

    O individuo diz-me que o artigo do terreno é rústico para o dono não pagar IMT e dessa maneira não paga anualmente nada ao estado. E diz que basta meter um projecto à camara para passar a urbano, enfim! Eu nao percebo nada disso...

    Gostava que me dissessem quais os procedimentos a fazer até para saber senão estou a ser vigarizado, é que já aconteceu na minha familia de alguém comprar uma casa que tinha uma hipoteca sobre ela e tiveram sérios problemas.

    Obrigado
    •  
      MRui
    • 12 setembro 2010

     # 2

    Colocado por: AntóniopereiraO individuo diz-me que o artigo do terreno é rústico para o dono não pagar IMT e dessa maneira não paga anualmente nada ao estado. E diz que basta meter um projecto à camara para passar a urbano

    Esse argumento parece-me muito duvidoso. O melhor que tem a fazer é confirmar tudo isso na respectiva Câmara Municipal antes de avançar com o negócio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antóniopereira
  2.  # 3

    Antes da compra deve fazer duas coisas, ir a câmara ou consultar o PDM online para ver se os 900 metros são mesmo de construção e se tem condicionantes, a outra é ir a conservatória pedir uma copia da certidão de teor para ver se o terreno tem penhoras, hipotecas etc etc...

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antóniopereira
  3.  # 4

    Colocado por: costa3333Antes da compra deve fazer duas coisas, ir a câmara ou consultar o PDM online para ver se os 900 metros são mesmo de construção e se tem condicionantes, a outra é ir a conservatória pedir uma copia da certidão de teor para ver se o terreno tem penhoras, hipotecas etc etc...

    cumps


    Condicionantes? como assim que tipo de condicionantes pode ter?
    •  
      MRui
    • 12 setembro 2010

     # 5

    Podem haver várias condicionantes, especialmente tratando-se de RAN. Só a Câmara Municipal o poderá esclarecer com todo o rigor sobre esse terreno. Não facilite, poderá perder algum tempo na deslocação, mas garantidamente que ficará a saber o que pode e não pode fazer nesse terreno.
    Como disse o costa3333, convém também confirmar os registos do terreno na Conservatória Predial.

    Se não se sente muito à vontade para dar todos esse passos, poderá delegar num solicitador ou advogado para o fazer por si.
  4.  # 6

    Muito obrigado pelas dicas!

    Então e se eu confrontar o vendedor com algumas exigências do tipo:

    Compro o terreno mas:

    1º Quero um registo do terreno em como atesta que não tem penhoras
    2º um levantamento topografico/ comprovando que os 900m são de construção

    É do interesse dele vender... ele não pode forjar os documentos ou pode? É que tenho mt pouco tempo pa confirmar isso e um solicitador deve cobrar muito dinheiro não?
    •  
      MRui
    • 12 setembro 2010

     # 7

    Como lhe disse antes, não facilite. Dê os passos que têm de ser dados, sob pena de vir a ter surpresas e problemas. Mas o dinheiro é seu, fará como entender.
    Penso que um solicitador não lhe cobrará mais que 100 ou 150€ para lhe tratar disso.
  5.  # 8

    Colocado por: AntóniopereiraMuito obrigado pelas dicas!

    Então e se eu confrontar o vendedor com algumas exigências do tipo:

    Compro o terreno mas:

    1º Quero um registo do terreno em como atesta que não tem penhoras
    2º um levantamento topografico/ comprovando que os 900m são de construção

    É do interesse dele vender... ele não pode forjar os documentos ou pode? É que tenho mt pouco tempo pa confirmar isso e um solicitador deve cobrar muito dinheiro não?


    se tiver uma hora livre, não precisa até do solicitador... vai a camara e diz que quer comprar o terreno, que quer consultar o PDM, eles mostram-lhe as cartas (mapas) voce localiza o terreno e eles informam se tem condiciionantes ou não... dependendo das camaras normalente este serviço e grátis e eles ajudam sempre... pois não e o levantamento topografico feito pelo vendedor que lhe vai dar certezas...


    o segundo pedo ao vendedor o numero do registo na conservatoria, e vai a conservatoria pedir uma copia da certidão, depois tem e de saber interpreta-la... aqui o solicitador dá jeito... para quem não percebe do assunto.

    ps. condicionantes pode ser alem de estar na RAN , pode haver projecto para passagem de alguma estrada, zona industrial, etc etc...
  6.  # 9

    Boa noite meus caros!

    Alguém me pode ajudar sobre qual é o imt que eu pagaria por um terreno com 3500m2 sendo que 900 são de construção e o resto está em RAN. Um valor +- aproximado... Um cunhado meu diz que ao vender o valor é actualizado e que parece que o governo está a carregar no imt!

    Eu pra semana vou esclarecer na câmara algumas dúvidas mas era só para satisfazer a curiosidade... e para não me andar a enganar a mim proprio pois isto acaba por ser emocionante a tarefa de escolher o nosso terreno!

    Já agora aproveito para perguntar qual seria a planta mais aconselhada? como tem mts m2 de construção talvez fosse interessante fazer uma construção térrea não? algo em L ou U Alguém dá ideias?
  7.  # 10

    O IMT bem como o imposto de selo são pagos pelo valor da venda e não pelo valor que consta das finanças.
  8.  # 11

    Colocado por: silvasoO IMT bem como o imposto de selo são pagos pelo valor da venda e não pelo valor que consta das finanças.


    Olhe que acho que não pois o estado anda a fazer avaliações dos edifícios precisamente por causa de quem compra o registar por baixo... ou induziram-me ao erro?
  9.  # 12

    Não estará a falar do IMI (antiga contribuição autárquica)?
  10.  # 13

    Penso que essas avaliações que têm sido feitas por diversas câmaras são por causa do IMI.

    Comprei um terreno há 1 mês (aliás faz hoje um mês que fiz a escritura) e posso garantir-lhe que paguei 6.5% de IMT sobre o valor da compra e 0.8% de imposto de selo sobre esse mesmo valor.
    O valor que consta nas finanças é muito inferior!
  11.  # 14

    Colocado por: pipocas4Não estará a falar do IMI (antiga contribuição autárquica)?


    Exactamente! peço desculpa pelo engano alguém sabe como o IMI é calculado?

    Carambas IMI IMT imposto selo :S
  12.  # 15

    IMI é um valor calculado sobre a avaliação das finanças. A caderneta predial urbana do imóvel tem lá a avaliação.

    Um terreno agrícola tem uma avaliação inferior a um terreno urbano, um terreno urbano tem uma avaliação inferior a um terreno urbano com uma habitação.
    •  
      FD
    • 14 setembro 2010

     # 16

    Colocado por: silvasoO IMT bem como o imposto de selo são pagos pelo valor da venda e não pelo valor que consta das finanças.

    São calculados a partir do maior dos dois valores. ;)
  13.  # 17

    gostaria de saber se sendo caseiro sem recibos, terá direito a opção de compra?
    •  
      FD
    • 17 setembro 2010

     # 18

    Colocado por: sda1730gostaria de saber se sendo caseiro sem recibos, terá direito a opção de compra?

    Em princípio, não.
 
0.0173 seg. NEW