Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Deixe lá que também tenho coisas menos boas.

    Muitas das coisas que tenho postado também foram solicitadas por mim, senão era como tantas outras. Mas como dizem é um constante jogo de cintura. Saber pedir, sem ferir o orgulho do outro lado. E quando não se vê muita disponibilidade para fazer, coloca-se as mãos na massa.



    Colocado por: Casa da HortaMas é bom haver estes exemplos no fórum e devem dar-me algum crédito por não deixar de mostrar apesar das criticas. Há a obra do Bigmouse que mostra como fazer e a minha que mostra o que ter em atenção.
    Concordam com este comentário: viarq, NTORION, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2.  # 62

    Colocado por: RUIOLISer dono de obra não é fácil, até para quem tem/teve algum contacto com a construção, quanto mais estando à distância...

    Partilho a estratégia que vou seguir na construção da minha casa, da reflexão que fiz é a que acho mais adequada aos meus objetivos (pessoas com outros objetivos necessitam de estratégias diferentes):
    - Em projeto as soluções serem coerentes entre si, escolher métodos construtivos simples e eficazes, de preferência já pré-fabricados para reduzir a probabilidade de erros de aplicação, ainda que sejam materiais mais caros.

    - Fazer por administração direta (sim, há formas legais de o fazer), assim posso escolher individualmente os intervenientes que melhor encaixam nos meus objetivos (qualidade/ preço). Custa-me jogar na lotaria, não saber quem são os subempreiteiros na fase de proposta, em soluções chave na mão. Exemplo: Se posso escolher um aplicador de capoto que tenho excelentes referências e vi o trabalho dele em pormenor, não vou jogar na lotaria de me aparecerem em obra uns gajos contratados ao m2 num grupo de obras do facebook (sim, isto acontece, estou nesses grupos e vejo todos os dias a pedirem e aceitarem, até dizem que não é importante a experiência).

    - Antes de adjudicar, ir ver os "artistas" em ação. Ninguém é perfeito, cada empreiteiro tem as suas formas de trabalhar, é importante ir a obras ver os pontos fortes e pontos fracos do empreiteiro, assim já sabemos com o que contamos antes do reboco/ pladur/ tinta/ capoto tapar tudo. Se os pontos fracos forem superáveis, tomar nota deles e delinear uma estratégia de ação, de preferência que a maior parte da ação fique do nosso lado (felizmente tenho tempo para esta tarefa), as pessoas não mudam rapidamente. Outro aspeto importante é perceber se o empreiteiro tem muita resistência à mudança, se tem é para esquecer e passar a outro, ou se por cada mudança aparecem logo trabalhos a mais. Exemplo: Fui ver um empreiteiro de estruturas que usa umas pedras para fazer os calços da armadura, de resto 5*, nem lhe vou falar disso na proposta, tomo nota desse lembrete, no dia que forem armar o ferro vou à loja compro calços já feitos e levo para a obra para aplicarem, se não souberem aplicar (que duvido, acho que é mais a inércia de ir comprar e a mania de poupar peanuts) também posso explicar e ajudar a aplicar.

    - Trabalhos críticos, como impermeabilizações e outros mais técnicos, dar a uma empresa especializada de preferência recomendada pela marca, não confiar no pedreiro que até tem lá um tipo na equipa que é um maçarico profissional, portanto deve saber colar umas telas. Pode correr bem, mas geralmente corre mal.

    Cada caso é um caso, e depende muito dos objetivos e contexto de cada um, mas fica a minha partilha!
    Concordam com este comentário:NTORION


    Penso que é 1 excelente método, mas já precisa de ter alguns conhecimentos desde logo para pré avaliar esses sub empreiteiros, depois terá de recolher todos esses orçamentos, provavelmente terá de coordenar os trabalhos e por fim garantir que ficaram bem feitos e ainda tenho dúvidas que o empreiteiro geral lhe dê garantia sobre os mesmos trabalhos, mesmo ganhando uma % (nesse metodo apenas tenho o etics e possivelmente a pintura).

    Vou-lhe dar 1 exemplo de algo que já me correu mal (ainda q n seja grave), por sugestão de quem vai fazer o etics e por ver trabalhos dele assim executados, decidi que as calhas do estore ficariam embutidas no capoto, além disso este metodo prevê que o EPS passa por trás da caixilharia, encostando ao estuque, eliminando totalmente a ponte térmica. Com esta opção tive de abdicar de 3cm de janela em cada lado (6cm ao todo), na altura consultei o orçamentista dos caixilhos, referiu-me que n há qq problema, pelo que segui.

    Agora outro técnico (dos caixilhos)veio retificar medidas para começar a produção, mas diz que n pode colocar as calhas embutidas no capoto, pq assim não há garantia dos estores, uma vez que não os conseguem retirar.... solução passa por colocar uma pré calha, com 4,3cm onde encaixa a calha... ou seja acabam por ficar na mesma com 2 a 3 fora do capoto... conclusão vou perder 6cm em cada vão, para nada.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 63

    Colocado por: NTORIONVou-lhe dar 1 exemplo de algo que já me correu mal (ainda q n seja grave), por sugestão de quem vai fazer o etics e por ver trabalhos dele assim executados, decidi que as calhas do estore ficariam embutidas no capoto, além disso este metodo prevê que o EPS passa por trás da caixilharia, encostando ao estuque, eliminando totalmente a ponte térmica. Com esta opção tive de abdicar de 3cm de janela em cada lado (6cm ao todo), na altura consultei o orçamentista dos caixilhos, referiu-me que n há qq problema, pelo que segui.

    Agora outro técnico (dos caixilhos)veio retificar medidas para começar a produção, mas diz que n pode colocar as calhas embutidas no capoto, pq assim não há garantia dos estores, uma vez que não os conseguem retirar.... solução passa por colocar uma pré calha, com 4,3cm onde encaixa a calha... ou seja acabam por ficar na mesma com 2 a 3 fora do capoto... conclusão vou perder 6cm em cada vão, para nada.

    Quando comecei a ler pensava que era hoje que ia descobrir como é que aplicavam estores com as calhas embutidas no capoto ...
    Concordam com este comentário: NTORION
  4.  # 64

    Colocado por: PicaretaQuando comecei a ler pensava que era hoje que ia descobrir como é que aplicavam estores com as calhas embutidas no capoto ...


    Por acaso até descrevo como, com pré calhas... Foi a soluçao que me deram.

    As que vi feitas, sem a pré calha, efetivamente estava um trabalho muito bem feito (à vista). Na altura questionei como saia o estore, referiram-me que era pela caixa, ou que se necessário tb se retirava a calha... Só que depois na prática n é assim tão simples.
  5.  # 65

    Colocado por: NTORIONPor acaso até descrevo como, com pré calhas... Foi a soluçao que me deram.

    Pois, mas ficavam por fora do capoto, e era isso que se pretendia evitar.

    Colocado por: NTORIONAs que vi feitas, sem a pré calha, efetivamente estava um trabalho muito bem feito (à vista). Na altura questionei como saia o estore, referiram-me que era pela caixa, ou que se necessário tb se retirava a calha... Só que depois na prática n é assim tão simples.

    Eu continuo a achar que nunca vão conseguir retirar a esteira, mas na verdade isso provavelmente nunca será necessário, o que pode avariar são os motores, e para isso não é necessário retirar a esteira.
  6.  # 66

    Colocado por: PicaretaPois, mas ficavam por fora do capoto, e era isso que se pretendia evitar.


    Seria preciso capoto de 5cm ou algo do género, no meu caso até era pacifico, como 3cm passam por detrás do alumínio... secalhar até me está a dar ideias.

    Colocado por: PicaretaEu continuo a achar que nunca vão conseguir retirar a esteira, mas na verdade isso provavelmente nunca será necessário, o que pode avariar são os motores, e para isso não é necessário retirar a esteira.


    O que é a esteira? A calha? Pelo que percebi dps do capoto colocado, fazem 1 rasgo, colocam a calha e dps finalizam o capoto.
  7.  # 67

    Quando é que se começa a discutir o ensaio do chão? 😁

    O Casa já assumiu aspontes térmicas; a casa é para a reforma; até lá terá de lhe fazer melhoramentos, porque é novo e ainda falta muito; quando os fizer, já há outras soluçoes... podíamos avançar

    😁😁😁
    Concordam com este comentário: Ana_Dado, Casa da Horta, Fcbp
  8.  # 68

    Só uma mulher para simplificar o assunto da construção e passar à parte divertida, a estética da casa! :D :D
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Fcbp
  9.  # 69

    Eu até gosto da parte da construção, mas também percebo muito bem o Casa

    A ver se começamos a dizer mal do chão 😁
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  10.  # 70

    Colocado por: leonorbEu até gosto da parte da construção, mas também percebo muito bem o Casa

    A ver se começamos a dizer mal do chão 😁

    Eu acho que os enchidos vão ficar mal fumados no início, sacrifico-me para ser o beta tester! (Levo pão e vinho para não embaçar)
    Concordam com este comentário: Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  11.  # 71

    É preciso é calma... tem tudo para um bom fumeiro. Assim o queiram. A ver se ninguém fica com pena do "sujo" que faz
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12.  # 72

    Colocado por: rjmpiresbeta tester!

    Na minha terra chama-se LATEIRO!
  13.  # 73

    Colocado por: zedasilva
    Na minha terra chama-se LATEIRO!

    Na sua terra é só pessoas rudes!
  14.  # 74

    Colocado por: rjmpiresNa sua terra é só pessoas rudes!

    E Lateiros.
  15.  # 75

    Colocado por: leonorbEu até gosto da parte da construção, mas também percebo muito bem o Casa

    A ver se começamos a dizer mal do chão 😁
    Concordam com este comentário:Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

    É tão giro o meu Cobi Roble! Tenho tanto orgulho na compra! Tão quentinho! Ainda ontem lá fui buscar mais 5 caixas porque desistimos de fazer uma zona em frente à lareira que dava um ar frio. Estou mortinho que comecem a colocar os pavimentos/revestimentos. Queria tanto ver o corredor pronto!
  16.  # 76

    Colocado por: zedasilva
    E Lateiros.

    Mas somos vizinhos e eu não sabia? 😅
  17.  # 77

    Última peça do puzzle...

    Hoje perguntei e vai ser assim:
    Agora leva buchas e segue-se a rede e o barramento da rede. No fim mais 2 camadas de barramento.
    Pintura com primário + 1 demão de tinta de areia + 2 demãos de tinta à cor.

    Ficará mais ou menos? :-)
      20210116_144520.jpg
      20210116_144753.jpg
      20210116_161459.jpg
  18.  # 78

    As velhas gordas ficam ainda mais perfeitas com o capoto. Ficaram mais fofinhas, mais jeitosas ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonorb
      20210116_162432.jpg
      20210116_162402.jpg
  19.  # 79

    Revestimentos para as paredes do wc social. Vista ao longe...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, leonorb
      20210116_113337.jpg
      20210116_161931.jpg
  20.  # 80

    Desistiram dos mosaicos com desenho no chão?...O das fotos do ensaio
 
0.0580 seg. NEW