Boa tarde, No meu caso tenho um inquilino que infelizmente tem 12 meses de renda em atraso e recusa se a sair da casa. Segundo o que consegui apurar, existem alguns passos para o despejo do inquilino nestas situações. 1º Notificar o inquilino com antecedência sobre o que pretendo e as minhas razoes 2º Preencher um requerimento e fazer a entrega, numa secretaria judicial 4º iniciar uma ação em tribunal de despejo.
Neste momento encontro me no 2º ponto. Gostava de saber se eu posso preencher este requerimento, ou se tem de ser preenchido por um solicitador ou advogado? Queria também saber, se depois de preenchido e entregue o requerimento, o inquilino fizer um pagamento de 1 mês por exemplo (estando 12 meses a dever renda ) como tenho de proceder ? tiro recibo ? devolvo o dinheiro ao inquilino ?.
Basta o requerimento estar mal preenchido para o BNA inviabilizar todo o processo. O ideal era o processo ser feito por um advogado experiente em despejos. O inquilino pelo menos tinha fiador?
Por experiência própria aconselho-a a contratar um advogado com experiência em despejos, no meu caso foram 14 meses par conseguir o despejo mas também depende da pessoa, os meus inquilinos eram experientes em não pagar renda e só saíram quando o tribunal deu ordem para na presença da polícia e de um agente de execução se arrombar a porta para proceder ao despejo. Todas as comunicações que fizer por escrito ou com testemunhas podem virar-se contra si se forem pessoas de má fé, passe o assunto a um advogado e não comunique mais diretamente com os inquilinos. Boa sorte!