Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Aqui estou eu com mais uma questão. Estando a obra concluída de pedreiro (estrutura, paredes interiores e exteriores, muros, garagem e alguma movimentação de terras), a que percentagem de conclusão de obra equivale?

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    +/- 1/3 do valor total contractado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: salapismo
  3.  # 3

    Não propriamente.

    Que obra foi contratada? A totalidade?

    Cpms
  4.  # 4

    Sim foi contratado tudo desde o projecto até aos arranjos exteriores, mesmo tudo, chave na mão.
  5.  # 5

    Colocado por: salapismoSim foi contratado tudo desde o projecto até aos arranjos exteriores, mesmo tudo, chave na mão.
    Contratou um dos maiores investimentos que uma família faz, sem negociar/estabelecer as condições de pagamento ? :-(

    De qualquer maneira, concordo com o Paulo Correia.
    Entre 30 e 40% do valor total da obra.

    O que lhe diz o empreiteiro ?
    • eu
    • 23 setembro 2010 editado

     # 6

    Eu diria antes 25% a 30%... nunca mais que 30%.
  6.  # 7

    Boas

    Em termos médios acho muito tudo o que vá acima dos 30%, a não ser que estejamos e presença de uma estrutura mais complexa, ou com grande volume de muros de suporte.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Contratou um dos maiores investimentos que uma família faz, sem negociar/estabelecer as condições de pagamento ? :-(

    De qualquer maneira, concordo com o Paulo Correia.
    Entre 30 e 40% do valor total da obra.

    O que lhe diz o empreiteiro ?

    De qualquer das maneiras , nao e para todos ... se ainda nao recebeu nenhum?!...
  8.  # 9

    Colocado por: j cardosoEm termos médios acho muito tudo o que vá acima dos 30%, a não ser que estejamos e presença de uma estrutura mais complexa, ou com grande volume de muros de suporte.


    Eu também concordo, mas este é daqueles números que podem dar e dão confusão, porque na maioria dos casos, os cliente pagam ou já pagaram 50% do valor total e podemos entrar em mais uma discussão do sexo dos anjos tipo o valor por m2.

    PS: O meu valor é de 25% para uma estrutura sem grandes complicadas, mas o valor do 1/3 é politicamente correcto (como os 500€/m2 o são)
  9.  # 10

    Antes de mais obrigado a todos pelos comentários. Eu já tinha uma noção de que andaria à volta dos 30%, mas queria confirmar.
    Eu já paguei 5% quanto assinei contrato, 10% quanto saiu a aprovação, tal como estava em contrato. Ficou também estabelecido que pagaria 15% aquando da conclusão da obra (quando tiver a licença de habitabilidade) os restantes pagamentos, ou seja 70% serão divididos em 3 fases, conforme avaliação do engenheiro avaliador do banco. A questão é que agora que ficou pronta a fase de pedreiro eles apresentaram-me um plano de obra com o pagamento das 3 fases especificadas da seguinte forma: agora 47,5%, pagamento seguinte 12,5% e depois mais 10% (47,5%+12,5%+10%=70%). Eu estava a tentar evitar pedir já uma avaliação para não gastar já esse dinheiro, uma vez que ainda tenho alguma verba disponível para pagar à volta de 30%, mas sendo assim, havendo uma diferença tão grande no valor que eles me pedem e o valor que eu acho correcto, vou pedir uma avaliação e o que o engenheiro avaliador disser é o que conta, tal como diz em contrato.
  10.  # 11

    Colocado por: PauloCorreiaPS: O meu valor é de 25% para uma estrutura sem grandes complicadas, mas o valor do 1/3 é politicamente correcto (como os 500€/m2 o são)
    Paulo, atenção que o salapismo não fala só em estrutura de betão armado.
    Inclui o trabalho de «pedreiro» (paredes interiores e exteriores, muros, garagem, etc.),

    Eu costumo imputar *todos* os custos de montagem de estaleiro (deslocação e montagem de máquinas, equipamentos, barracas,...) e custos com a implementação da segurança do estaleiro a esta primeira fase, daí o valor (30 a 40%).

    Colocado por: salapismo (47,5%+12,5%+10%=70%). (...), havendo uma diferença tão grande no valor que eles me pedem e o valor que eu acho correcto, vou pedir uma avaliação e o que o engenheiro avaliador disser é o que conta, tal como diz em contrato.

    E acho que faz muito bem.
  11.  # 12

    Este Luis seria de facto o meu empreiteiro preferido não fosse o problema que tem com as telhas.
    Luis explique lá a esta cambada de hereges quanto custa para uma empresa e em que consiste a implementação de medidas de segurança num estaleiro
  12.  # 13

    Colocado por: salapismoA questão é que agora que ficou pronta a fase de pedreiro eles apresentaram-me um plano de obra com o pagamento das 3 fases especificadas da seguinte forma: agora 47,5%, pagamento seguinte 12,5% e depois mais 10% (47,5%+12,5%+10%=70%).

    Não vá nessa conversa, desse modo você paga a obra quase toda e se eles abandonarem ( o que é moda actualemte) você fica agarrado

    Repare: 47.5%+5%+10%= 62.5% Isto é só o dobro daquilo que eles têm executado. Tão simples quanto isto. Mais 5% ou 5%, não foge muito destas percentagens.

    Posso estar enganado, mas é o velho truque que agora voltou em força devido À crise: Ganha-se a qualquer preço, faz-se 1/3 da obra, recebe-se metade e abandona-se a obra.
  13.  # 14

    LOL!
    Colocado por: zedasilvaLuis explique lá a esta cambada de hereges quanto custa para uma empresa e em que consiste a implementação de medidas de segurança num estaleiro
    O custo depende da obra. Nos meus casos deve ser entre 2 e 4% do valor total.

    Quanto à explanação do que consiste, deixo a palavra ao especialista.
  14.  # 15

    Tá doido? Para ser queimado vivo sobe a acusação de exagerado?
  15.  # 16

    Eu sinceramente nao concordo nada com esse sistema de pagamentos (talvez porque ja fui algumas vezes enganado por pagar adiantado).....os pagamentos devem ser faseados mas pagos apos a fase executada. Ex. Fundações feitas 10%, primeira laje colocada mais 5%,e assim sucessivamente. Agora antes de se começarem os trabalhos ja ter na mao 15%....isso ate pode signicar que a empresa construtora nao tem solidez financeira.
    • jafn
    • 23 setembro 2010

     # 17

    Se não tem solidez financeira, não lhe concedem o alvará
  16.  # 18

    Colocado por: jafnSe não tem solidez financeira, não lhe concedem o alvará


    Entao como justifica que muitos abandonem a obra a meio ou menos? se isso fosse uma regra isto nao acontecia. É como disse o PauloCorreia,hoje ganha-se a qualquer preço,faz-se 1/3 mas se ja se recebeu metade nao acaba o resto. Tenho um familiar nessa situação....está com a obra por acabar e ja a pagou toda (ja la vao 2 anos)
  17.  # 19

    Boas

    Colocado por: salapismo
    (47,5%+12,5%+10%=70%). (...), havendo uma diferença tão grande no valor que eles me pedem e o valor que eu acho correcto, vou pedir uma avaliação e o que o engenheiro avaliador disser é o que conta, tal como diz em contrato.

    Concordo plenamente...
    Mais uma ressalva, se o Engenheiro Avaliador disser que está concluido 30% da obra quanto é que vai entregar visto que já entregou 15% ?
    Saudações
    • jafn
    • 23 setembro 2010

     # 20

    só os empreiteiros é que são os maus da fita
    do outro lado... são todos uns santos coitadinhos.
    se lhe deve-se a si o que devem a mim de certeza que não dalava assim.
 
0.0176 seg. NEW