Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Acabei de construir uma casa. Por uma questão de poupança não pedi fatura de todos os serviços, a casa não foi projeto chave na mão, fui contratando os serviços, uns com fatura e outros sem fatura e outros até feitos por familiares. Assim sendo, construção e terreno, tenho faturas de cerca de 180k. Agora vou ter de registar a casa nas finanças, como faço? Tenho de dar um valor para a casa? Esse valor tem de ser o valor que tenho de faturas ou posso colocar mais? Eu não pretendo vender a casa no futuro por isso a questão das mais valias não me interessa, a única questão é que no simulador o valor patrimonial da casa dá 196k e eu só tenho faturas de 180k.
    Agradeço que me ajudem

    Obrigado
  2.  # 2

    O valor patrimonial da casa considera outros factores que não tem a ver com o valor/facturas da construção, por exemplo a localização. Não vejo problema nisso, até porque a diferença nem é assim tanta. Que valor tem o simulador para custo de construção por m2?
  3.  # 3

    Tem 615euros por m2. Mas eles não me vão perguntar qual foi o valor que usei para construir a casa para terem esse registo para se eu quiser vender a casa mais tarde (que não é o caso)?? A minha questão é se vou ter de dar esse valor e se tenho que apresentar faturas para esse valor ou se eles não confirmam isso? Porque se não precisasse das faturas até podia dizer que tinha gasto 200k e assim já ficava acima do valor patrimonial do imovel.
  4.  # 4

    Não creio que peçam as facturas. Mesmo que peçam, não é crime nenhum parte do trabalho ter sido feito por si ou familia.
    Mas porque quer um valor patrimonial maior? Vai pagar mais IMI
    Se um dia vender a casa o valor para calculo as mais valias é o de construção/aquisição ou da avaliação, dos dois o mais baixo. Se até lá fizer obras na casa, este valor também soma ao de construção
  5.  # 5

    Ah ok, desconhecia que fosse assim. Pensei que me fossem perguntar nas finanças qual foi o valor total da construção e que depois fossem confirmar se tinha faturas de tudo. Eu muito dificilmente vou vender a casa. Não quero é ter problemas com as finanças por ter gasto x na casa e só ter faturas para y. Sei que é comum e que não é bonito não ter faturas de tudo, mas faz uma grande diferença nas contas finais!
  6.  # 6

    As facturas não ficam registadas no site das finanças?
    Se tiverem o NIF do cliente era suposto.
  7.  # 7

    Só no dia da venda é que apresenta fatura para calcular maior valia.

    O valor patrimonial inclui o terreno e outras coisas no cálculo
 
0.0104 seg. NEW