Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ando às voltas com as medidas das janelas para pedir orçamento para as cortinas. Como a maioria são fixo + oscilobatente, estou a ver qual o melhor sentido de abertura para as cortinas.
    Alguém me sabe dizer aproximadamente qual o espaço que a cortina ocupa quando completamente aberta para a lateral? Ou seja, qual a percentagem a que reduz.
    O tecido será algo como um "linho" fino, calha onda.
  2.  # 2

    Olá Anaa, quando forem tirar as medidas para orçamentar as cortinas, vão saber dizer-lhe isto. Isto vai depender do tamanho da janela e, implicitamente relacionado claro, com o tamanho da cortina (a largura do tecido) e, ainda do tamanho das ondas (e, mais um vez aqui, da largura do tecido) porque há a onda cheia (que obriga a mais tecido) e a onda vazia (menos tecido). Tudo isto, vai fazer com que, ao abrir as cortinas, tenha maior ou menor ocultação do vidro, com o pano a tapar.
    Em cortinas, para ficar realmente bem, o mais certeiro é avaliar os pormenores (tamanho de onda, onde começa e acaba a cortina, tudo isso) no local. Fazer verificação de medidas. Para orçamentar, basta dar as medidas das janelas, e eles calculam, para fazer/avaliar os formatos, é depois no local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  3.  # 3

    Até porque, e para completar o raciocínio, a instalação da cortina (se mais junto à janela, se a apanhar mais parede lateral..) e o tamanho da onda, também, por exemplo, é decidido mais correctamente no local, tendo em conta as existências e com consideração ao que se pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  4.  # 4

    Não sei a diferença entre onda cheia e onda vazia, só conheço a expressão de "onda perfeita" (e tb ainda não percebi a diferença entre calha onda perfeita e calha 5000)
    Pensei que fosse necessário indicar o lado de abertura e o lado do comando para orçamento das calhas mas realmente não deve fazer diferenças de valor.
    A parte da costura do tecido sou eu que vou fazer, preciso só de comprar e que instalem as calhas. Bainhas e fita faço eu. Já fiz muitos cortinados (para mim) de presilhas, de argolas.. Só ainda não fiz de ondas perfeitas :)
    O tecido será algo deste género, pensei em 2.5x a largura mas tenho de ensaiar e ver se será melhor 3x
      IMG_20210409_112256.jpg
  5.  # 5

    O tecido é bonito, parece acinzentado (pelo menos no ecran). Ou talvez possa ser taupe ?
    Tenha a cor ciente, face ao seu ambiente (...) que efeito vai ter, vai clarear, vai escurecer ? Pense nisso.
    Geralmente onda perfeita leva 3 vezes nos meus trabalhos. Mas já pusemos 2.5 sem ser onda cheia (é um termo criado ou pelo menos usado por mim, para quem me faz as cortinas, onda cheia e onda vazia, com mais ou menos ondulado e assim mais ou menos tecido), está também relacionado com o termo onda perfeita, pois a onda perfeita leva mais tecido também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 10 abril 2021

     # 6

    Vai ser este tecido em cores diferentes, para os quartos e sala, mais claros que a foto que serviu apenas de exemplo ao tipo de tecido.
    Talvez 3x seja realmente o efeito que pretendo (uma onda completa e bem formada).
    Vou começar a pedir os orçamentos das calhas e depois decido então as aberturas e lado do comando.
    Obrigada pela ajuda :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  6.  # 7

    Olá, para não abrir outro tópico vou aproveitar este.
    Para uma janela até ao chão de 1,5m pretendo colocar cortinados onda, com uma calha de 2m. A minha dúvida é, deverão os cortinados abrir ao meio ou a abertura deverá ser lateral?
    Quanto à bainha, no que respeita a janelas até ao chão, a mesma deverá ser o mais pequena possível (quase invisível) ou poderá ter ter cerca de um palmo de altura?
    Tratam-se de cortinados brancos quase transparentes para uma janela que apanha sol a tarde toda.
  7.  # 8

    Olá Raquel.
    Há tecidos de cortinas que já trazem baínha feita, com uma cordão a fazer peso para aperfeiçoar o caír. A minha ideia é que a baínha faz melhor caír. Se se preocupa com o ver-se a baínha dada a transparência do tecido da cortina, use o tecido que menciono, com baínha e peso/cordão. Se não é questão para si, faça uma baínha normal (não chegará a um palmo, não sei talvez entre 15 a 20cms).
    Acho um pouco reduzida a cortina em altura, de 1,5m. Não conheço o ambiente, claramente, mas algo me diz não ser a solução melhor, face ao pé direito.
    Abrir a meio, numa cortina com 2m de largura, em princípio, acho desnecessário.
    A cortina de onda, na minha opinião, deve-se tratar de forma diferente do que como se de uma cortina simples se tratasse, o efeito que se pretende fa cortina de onda é um pouco específico, na minha opinião.
    Tudo a correr bem com as cortinas !
  8.  # 9

    Olá CMartin, expliquei-me mal! A largura tem janela é que é de 1,5m. A sala tem um pé direito de 2,65!
    Apenas perguntei isto pois vi um tecido que gostei já com bainha mas fiquei na dúvida se esteticamente ficaria bem! Eu não me importo de ver bainhas, apenas estava na dúvida se seria o correcto em termos visuais. Obrigada :)
  9.  # 10

    Colocado por: Raquel AA largura tem janela é que é de 1,5m. A sala tem um pé direito de 2,65!

    Assim sendo, faz uma cortina inteira, para os 1,5m de largura, sem abertura a meio, e que recolhe para o lado.

    Colocado por: Raquel AApenas perguntei isto pois vi um tecido que gostei já com bainha mas fiquei na dúvida se esteticamente ficaria bem! Eu não me importo de ver bainhas, apenas estava na dúvida se seria o correcto em termos visuais.

    Sim, não tem problema nenhum ou qualquer prejuízo, o ver-se a bainha, até contribui para determinado acabamento visual, em muitos casos.
 
0.0133 seg. NEW