Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos e obrigado desde já aos ententidos que partilhem e promovem partilha de ideias.

    Depois de ler quase todos os posts neste fórum relacionados com o meu tema, venho partilhar o meu problema e confirmar se as minhas ideias para resolução são as ideiais.

    Tenho uma casa que foi reconstruída de uma casa antiga dos avós. Por falta de verbas foi sendo reconstruída aos poucos, mas procurei instalar um bom sistema de aquecimento e de isolamento (pladur com lâ de rocha nas paredes e teto).

    O quarto onde durmo com a minha esposa tem cerca de 12 metros quadrados, e tecto inclinado (diria que deve ter em média 2m de pé direito).
    O quarto apenas tem uma janela de sótão tipo velux.

    O problema que reporto é a elevada condensação de manhã na janela Velux e também na parede de pladur próxima da janela, assim como em alguns cantos do quarto.
    Alguns desses sítios tem já manchas de bolor.

    Não tenho dúvidas que seja condensação por falta de ventilação durante a noite em que dormem dois adultos num quarto pequeno sem ventilação. Mesmo tendo a janela todo o dia meio aberta e com um desumificador, de manhã há condesação.

    O problema diminui substancialmente quando deixamos a janela ligeiramente aberta, ou quando ligo uma ventoinha de computador que montei por baixo dessa janela.

    Não tenho possibilidade de montar sistemas do tipo VMC por não ter qualquer sótão ou sítio onde o colocar.

    Tive a ideia de garantir circulação de ar colocando uma entrada de ar junto ao rodapé e a saída na saliência da janela Velux.

    Como tenho algum espaço entre a paredes de pladur e a parede física, pensei em colocar uma grelha de entrada de ar junto ao rodapé do chão (por baixo da janela velux) que trazia ar por um tubo de PVC que passe por trás do pladur e que subia até ao telhado (cerca de 1,5m) onde ia dar a uma daquelas telhas de respiração de telhado.

    Por outro lado fazia uma saída na saliência do velux em cima, também com saída para uma telha com respiração.
    Questiono se isto seria uma solução.

    Deixo algumas fotos para perceberem a situação. A vermelho está onde consigo colocar grelhas de ventilação. A verde está marcado onde de manhã há muita condensação.

    Obrigado a todos pela ajuda neste fórum,
    Vasco Mendes
      Quarto3.jpg
      Quarto2.jpg
      Quarto1.jpg
  2.  # 2

    Já experimentou dormir com a porta ligeiramente aberta?

    Tem velux com grelha também
  3.  # 3

    Colocado por: vascodmendes
    O problema que reporto é a elevada condensação de manhã na janela Velux e também na parede de pladur próxima da janela, assim como em alguns cantos do quarto.
    é normalissimo. sendo esse o ponto mais fraco a nível térmico, ainda para mais no tecto. o ar quente sobe,, e vc enquanto dorme liberta humidade.

    uma possibilidade é sim ventilar o espaço. no entanto arrisca-se a perder conforto térmico.

    tem de estudar isso bem.
  4.  # 4

    Dormir com a porta do quarto aberta ajudaria, mas não gostamos muito. Adicionalmente, este ó nosso quarto actual, mas no futuro será de um dos nossos filhos que certamente não terá a mesma disponibilidade para dormir com a porta aberta.

    O quarto é de facto praticamente estanque, pelo que concordo que seja normal que esteja a acontecer. Mas preciso de arranjar uma solução para o próximo inverno. A janela já mostra descoloração na madeira por humidade e as paredes com algum bolor em determinados sítios.

    O Velux de facto tem uma grelha de ventilação mas não é suficiente claramente. A minha ideia é reforçar essa ventilação.

    A minnha ideia funcionará? Há alternativas? Tenho também medo que entre demasiado frio, mas se deixar grelhas reguláveis poderei controlar isso. Foi um conhecido que recomendou, entrada de ar em baixo junto ao chão e saída em cima. Naturalmente não tenho grande maneira de controlar se o ar entra em baixo e sai em cima, mas
  5.  # 5

    Colocado por: vascodmendesentrada de ar em baixo junto ao chão e saída em cima
    o ideal seria uma grelha até ao exterior junto ao chão e outra no tecto . uma entrada e saída. de preferência regulável para nao tornar o espaço frio no inverno
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo18072022Cuma grelha até ao exterior junto ao chão e outra no tecto . uma entrada e saída. de preferência regulável para nao

    Já tinha visto essa solução noutros tópicos mas não é aplicável no meu caso porque é um quarto de sótão. Essa solução é para ventilação em parede fachada.
  7.  # 7

    Colocado por: vascodmendes
    Já tinha visto essa solução noutros tópicos mas não é aplicável no meu caso porque é um quarto de sótão. Essa solução é para ventilação em parede fachada.
    deve ser igualmente possível de alguma forma

    pode ter de recorrer a uma ventoinha.. mas pode ser que alguem mais tenha soluções
 
0.0128 seg. NEW