Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Visitei uma casa apresentada por uma imobiliária em que fiquei interessada na compra.
    No dia seguinte o pessoal da imobiliária contou me que a proprietária do imovel tinha uma penhora sobre o mesmo (a proprietária está num processo de insolvência) e que para a liquidar iria primeiro vender a casa aos pais e depois os pais venderiam a mim.
    Até aqui tudo bem, já que a certidão predial é obrigatória mostrar se tem ou não penhora na casa.
    Mas a imobiliária agora pede que passe um cheque caução para juntar a ficha reserva. Tenho receio pois o processo ainda não se desenrolou. Sera isto legal? Estar a passar um cheque mesmo que não saia da imobiliária indagado à proprietaria deixa me com imensos receios...
  2.  # 2

    Um cheque à proprietária não faz sentido.
    Se vai comprar a casa aos pais dela, o cheque seria em nome deles.
    • imo
    • 31 maio 2021 editado

     # 3

    Vai reservar uma casa com penhora cuja proprietária está em processo de insolvência? Tem razão em estar apreensiva. Fale com um advogado, veja muito bem o que vai fazer.
    Boa sorte
  3.  # 4

    Não passe nenhum cheque. Informe a imobiliária que quando tudo estiver em conformidade e se você ainda não tiver encontrado outra casa para eles a contactarem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Simi1ne
  4.  # 5

    Se está insolvente, quem vende a casa é o administrador da massa insolvente.
    Faça como já lhe disseram, só com o aconselhamento de um advogado deve avançar para esse negócio.
  5.  # 6

    Colocado por: caocomasasUm cheque à proprietária não faz sentido.
    Se vai comprar a casa aos pais dela, o cheque seria em nome deles.


    Boa tarde a todos mais uma vez.

    O cheque não é para passar à atual proprietária mas sim ao familiar que a vai comprar. Pelos vistos ele vai comprar a casa para ela liquidar a penhora. E quer uma garantia em como eu logo a seguir lhe compro a casa para não ficar com esse encargo.

    Já tentei falar com um advogado, estou mesmo reticente neste assunto embora a imobiliaria me diga que o cheque só irá ficar junto à ficha de reserva e não sairá da imobiliária. Mas isso é tudo acreditanto na boa fé das pessoas, também não os conheço de lado nenhum.
  6.  # 7

    se quer correr o risco, passe um cheque de 500euros e nnunca mais que isso !

    E não é assim com 2 tretas que se levanta a penhora, pode nem conseguir vender a casa sem autorização do agente execução/massa insolvente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Simi1ne
    • RCF
    • 2 junho 2021 editado

     # 8

    Se quer mesmo comprar a casa, no seu lugar, eu até passaria o cheque, mas:
    - de valor reduzido;
    - com assinatura de contrato promessa de compra e venda, sendo passado ao familiar que ainda vai comprar a casa, referindo expressamente no contrato que o cheque fica na posse da imobiliária, que também assina o contrato e que o cheque apenas pode entregue ao promitente vendedor quando este já for pleno proprietário da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Simi1ne
  7.  # 9

    Há uns tempos tive uma situação semelhante. Para sinalizar a reserva de uma propriedade que era uma herança foi-me pedido para passar um cheque de 2500 euros a um dos herdeiros. Informei-me junto de 2 pessoas amigas (uma Notária e outro Procurador do Ministério Público) que me aconselharam a não passar o cheque. Disseram que poderia passar o cheque em nome da Imobiliária, pondo como condição que se o negócio não se realizasse no prazo de 6 meses por incumprimento da imobiliária ou do suposto vendedor este valor seria devolvido.
  8.  # 10

    Se for CPCV é em nome da herança, com o cabeça de casal a assinar(no mínimo).

    Passar cheques em nome de uma imobiliária(mediadora)?
    Não obrigado.
 
0.0140 seg. NEW