Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: pguilherme
    Não é verdade.

    A pré-aprovação atesta que os proponentes têm a capacidade financeira de contrair o crédito para o montante solicitado e nas condições propostas.
    Ou seja, para esse montante, o crédito não será rejeitado nem alterado por questões como vencimentos, taxa de esforço, penhoras, incumprimentos, etc.
    Isto é, o crédito está aprovado.

    Falta determinar é o montante max, que dependerá da avaliação.
    Se esta não for favorável, o montante max será estrangulado, mas o processo já foi aprovado e não será rejeitado.

    De qualquer forma, peça a FINE.
    Concordam com este comentário:hangas

    Eu tenho a fine comigo, e a pré aprovação foi feita com as condições da fine.
    A dúvida era, se seria mesmo necessário a tal carta, em que certificam a aprovação do crédito.

    Penso que não haverá problema nesse sentido, mas vou estar a contar com tudo, apesar de que, se tivermos que dar mais algum de entrada, tudo se irá resolver.

    Obrigado a todos.
    •  
      RRoxx
    • 20 agosto 2021

     # 42

    Colocado por: pguilhermeA pré-aprovação atesta que os proponentes têm a capacidade financeira de contrair o crédito para o montante solicitado e nas condições propostas.
    Ou seja, para esse montante, o crédito não será rejeitado nem alterado por questões como vencimentos, taxa de esforço, penhoras, incumprimentos, etc.
    Isto é, o crédito está aprovado.


    Vou refazer porque tem razão, não vale nada e muito preciso. Vale muito pouco para o que interessa.

    É é falso que esteja aprovado só com a pré aprovação. Tenho um caso de amigos pessoais que tinham tudo pré aprovado e o crédito foi rejeitado, pelo pormenor sem importância que refere "para o montante".

    Ora se este está dependente da avaliação, a pré aprovação não serve para nada, é uma estimativa.

    O que vale é o final.
  2.  # 43

    Colocado por: pjsbessase tivermos que dar mais algum de entrada, tudo se irá resolver.

    Então não tem nada com que se preocupar.

    Colocado por: RRoxxo crédito foi rejeitado, pelo pormenor sem importância que refere "para o montante".

    O crédito não foi rejeitado.
    Os proponentes (os seus amigos) é que podem não ter aceite o montante máx. proposto pelo banco, se este não era suficiente para o que pretendiam/necessitavam.

    O banco dizer que só empresta até X é diferente de dizer que não empresta de todo.
    Se os seus amigos, tal como o caso de pjsbessa, tivessem a capacidade de colmatar a diferença com capitais próprios, o crédito teria avançado.
    O "final" que se refere é subjectivo.

    Rejeitar um crédito após uma pré-aprovação dá para colocar alguém do banco em sarilhos.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 44

    RRoxx
    penso que está enganado, repare que para a pre aprovação foi lá fazer uma simulação á partida sabendo que o imovel x está á venda por y, portanto o credito digamos que lhe é concedido ( pois para essa quantia cumpre os requisitos, taxa de esforço, etc), depois é que consoante a avaliação lhe podem reduzir o montante do credito caso a avaliação seja abaixo e ai isso não significa que não lhe aprovem o credito.
  4.  # 45

    Colocado por: pguilhermeA avaliação só é válida durante 6 meses.


    A nível bancário e pelo menos no BCP é 12 meses. Ainda ontem confirmei no balcão.
  5.  # 46

    Colocado por: RRoxxOra se este está dependente da avaliação, a pré aprovação não serve para nada, é uma estimativa.


    Não é uma estimativa, é uma aprovação com base num pressuposto.
    Se depois o imóvel vale menos na avaliação, é porque possivelmente o valor acordado para a venda está elevado face à realidade.
  6.  # 47

    Colocado por: RRoxx

    Vou refazer porque tem razão, não vale nada e muito preciso. Vale muito pouco para o que interessa.

    É é falso que esteja aprovado só com a pré aprovação. Tenho um caso de amigos pessoais que tinham tudo pré aprovado e o crédito foi rejeitado, pelo pormenor sem importância que refere "para o montante".

    Ora se este está dependente da avaliação, a pré aprovação não serve para nada, é uma estimativa.

    O que vale é o final.


    Sem duvida, até porque do balcao vai para o departamento de risco e eles é que decidem. Se o balcao dizer que o spread vai ser 0.9% é um indicador, pode ser 1.2% se o departamento de risco assim o entender.
    •  
      RRoxx
    • 20 agosto 2021

     # 48

    Pronto esta bem já me calei 🤣🤣

    Estava a pensar noutros moldes.
    O casal que estava a falar fez uma pré aprovação para saber o limite de crédito até onde podiam ir. Escolheram a casa com base nisso e quando foram para aprovar saiu rejeitado.

    Pode haver aqui alguma nuance que desconheça, mas vendo o peixe conforme o comprei.
  7.  # 49

    Colocado por: hangasA nível bancário e pelo menos no BCP é 12 meses. Ainda ontem confirmei no balcão.

    É possível que varie de banco para banco, de facto não me lembrei disso.
    Mas com 5 anos garantidamente que já não servirá.

    Colocado por: dp_olivSem duvida, até porque do balcao vai para o departamento de risco e eles é que decidem.

    Pode ir ao departamento de risco ou não. Depende dos factores se fica dentro dos poderes do balcão.
    Posteriormente (idealmente após avaliação) pode é ir a comissão de preço para negociar valores.

    Colocado por: dp_olivSe o balcao dizer que o spread vai ser 0.9% é um indicador, pode ser 1.2% se o departamento de risco assim o entender.

    Sim, o risco pode dar parecer favorável mas fazer subir o spread. Isto é muito frequente com DTI ou LTV elevados, rendimentos variáveis, e outros do género.

    Colocado por: RRoxxO casal que estava a falar fez uma pré aprovação para saber o limite de crédito até onde podiam ir. Escolheram a casa com base nisso e quando foram para aprovar saiu rejeitado.

    Percebo o que quer dizer. "Rejeitar" é apenas uma forma de falar.
    É comum as pessoas dizerem que o crédito é rejeitado só pq o banco não oferece as condições que gostariam, seja o montante que precisam, o spread mais competitivo do mercado e coisas assim.

    Talvez fosse um preciosismo, mas serviu para clarificar o user.
  8.  # 50

    Colocado por: Sirruper
    Uma vez tive um professor que nao sabia ensinar. Fui uma vez ao medico e ele nao acertou no diagnóstico. Fui ao dentista e a massa saltou do dente.
    Nao sei que formacao teve esta malta.
    E o angelicous que formação tem?


    Engenharia informática. De computadores e números vou sabendo alguma coisa. Quando erro algo no trabalho normalmente significa perdas de dinheiro para os clientes. E não são centenas. Nunca aconteceu felizmente. E nunca me candidatei a empregos do qual não me sentia extremamente confortável a fazer.

    Colocado por: pguilherme
    Não será o único sector com alguns profissionais menos bons, motivados, etc.
    E na rede, os gestores têm de conhecer bastantes produtos. Podia não dominar esse em concreto ou simplesmente não lhe interessar para os objectivos e querer despachar.


    Não se trata de uma questão de produto. A questão era a ver com os números que me deu na simulação, em que eu pedia imagine 40 mil euros, mais encargos do processo financiados, e o gestor dizia-me que eu tinha que ter os encargos na conta para mos tirarem quando fosse feito o pagamento (ou davam-me o pedido menos os encargos algo assim).

    E eu perguntei se eles eram financiados, para que tinha que ter o dinheiro na conta? Tive que pegar no montante total financiado(que era o pedido mais encargos), explicar que se subtraisse os encargos todos ia dar o montante que eu pedi, e se estavam financiados como é que tinha que os pagar? Nem é uma questão de produto... O que eu sei é que nem me deram certezas de nada e eu tenho o dinheirinho quieto na conta para o caso de... Mas o mesmo já tinha acontecido na compra da minha casa. Pedi-lhes quanto era o dinheiro que tinha que ter disponível no acto da escritura, e nunca me souberam dizer números. Tive que andar eu com simuladores e a ler o contrato que eles me propuseram para perceber isso. E mesmo assim acho que os números que me tiraram não batiam bem, mas como era pouco e a escritura tinha ficado feita, nem me chateei.

    O cenário inicial que falou deve ser o mais provável. Se não me engano o banco em questão fez uma limpeza ao pessoal. Devem ter ficado os menos assalariados e mais novos. Notasse depois nestas coisas. Não quero de todo dizer que não existem bons gestores de conta. E felizmente que os melhores que apanhei, estão em cargos mais elevados. É bom sinal.
 
0.0146 seg. NEW