Colocado por: pguilhermeapenas da falta de profissionalismo
Colocado por: pguilhermeAté parece que se for um preço elevado tem alguma garantia de um bom serviço...
Colocado por: N Miguel OliveiraMas uma coisa é certa. Num valor baixo, aí sim tem a certeza absoluta que terá um serviço fraco, pois ninguem anda nisto por desporto/caridade.
Colocado por: N Miguel OliveiraEra o mesmo que estarmos aqui a atacar os restaurantes fast-food. Não se trata de serem maus profissionais, apenas oferecem um serviço diferente.
Colocado por: N Miguel OliveiraUm Arquitecto até pode oferecer um conjunto de serviços e apenas lhe ser adjudicado o minimo dos minimos.
Colocado por: pguilhermeArranjam-se projetos de arquitetura e especialidades a partir de 2500€. A media deve andar pelos 4 mil, tire as suas conclusões
Então para onde foi o mercado? :)
Aposto que aí por cima os projectos são muito mais baratos. Serão serviços fracos?
Não.
Repare que rejeitei especificamente a distinção entre diferentes calibres de profissionais. Não estou a comparar um pritzker com um recém licenciado.
Se um arquitecto se propõe a fazer um trabalho completo por menos uns euros do que outro de nível equiparável, é por isso que pode fazer um mau trabalho? Porque "não está nisto por desporto/caridade"?
O serviço é descrito e proposto. Uma vez aceite, é este que tem que ser feito. Se o arquitecto faz um mau trabalho porque se sente frustrado que devia ganhar mais, é um mau profissional.
Se acha que devia ganhar mais, porque não propôs um valor que considerasse adequado?
Colocado por: DR1982Arranjam-se projetos de arquitetura e especialidades a partir de 2500€. A media deve andar pelos 4 mil, tire as suas conclusões
Colocado por: N Miguel OliveiraNum valor baixo, aí sim tem a certeza absoluta que terá um serviço fraco, pois ninguem anda nisto por desporto/caridade.
Colocado por: pguilhermeQue conclusões se pode tirar daí?Que por esse valor nao se podem esperar bifes, que os intervenientes não dispõem de grande tempo para otimizar as coisas e que qualquer coisa razoável esta bom, não procuram o bom ou o ótimo.
Colocado por: DR1982Que por esse valor nao se podem esperar bifes, que os intervenientes não dispõem de grande tempo para otimizar as coisas e que qualquer coisa razoável esta bom, não procuram o bom ou o ótimo.
Colocado por: DR1982porque quando este pede orçamento não pede um trabalho razoável
Colocado por: pguilhermeEntão o que é para si (embora gostasse mais da reposta do N Miguel Oliveira) um trabalho médio de arquitectura? Não tem lugar a qualquer tipo de optimização? É isso?
Colocado por: DR1982Eu tenho a minha opinião formada pela experiência que tive/estou a ter, mas nao a vou “discutir” por aqui.
Colocado por: pguilherme
Concorrer com um valor mais baixo para ganhar porque não acredita na suas habilidades e depois fazer um mau trabalho porque acha que recebeu pouco, para além de ser uma falta de profissionalismo, é uma profecia que se auto realiza.
Colocado por: Joao DiasSempre aqui o disse e volto a dizer, ser caro e custar muito dinheiro são conceitos altamente confundiveis e que na maioria das vezes levam a que o cliente não perceba que de facto existem muitas diferenças.
Colocado por: pguilhermeComo disse atrás, o DO pode não saber o que está a comprar.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Essa é a parte da culpa que se poderia atribuir aos técnicos ou prestadores de serviços.
A de não explicar convenientemente como trabalham e que resultados pretendem ver alcançados.
De modo a que, quem não percebe nada do assunto não confunda "alhos com bugalhos".
De resto, a existência de "projectos incompletos", pouco debatidos, pouco estudados não pode ser responsabilidade apenas do técnico. Se lhe contratam para fazer o mínimo, é o mínimo que irá ter.
Colocado por: N Miguel OliveiraNa restauração, todos oferecem "o comer"... Mas cada um apresenta um serviço/produto e o valor que entende. Pode achar que tem direito a copo de vidro e talheres metálicos no Burguer King, mas o não cumprimento da sua expectactiva não depende tanto do "profissionalismo" do restaurante mas sobretudo daquilo que você entende que deveria ser o serviço.
Colocado por: Joao DiasO que escreveu em cima, é a antítese de tudo aquilo que representamos
Colocado por: N Miguel OliveiraA de não explicar convenientemente como trabalham e que resultados pretendem ver alcançados.
De modo a que, quem não percebe nada do assunto não confunda "alhos com bugalhos".
Colocado por: N Miguel OliveiraAgora tanto um como outro podem responder ao que lhes pediu (que ande, que me leve do ponto A ao ponto B).
Colocado por: pguilhermeO profissional pode oferecer um serviço simples/modesto mascompetente.
Colocado por: pguilhermeEsta é que gostaria de perceber melhor, Nuno Miguel.
Em termos de arquitectura, o que considera no mais simples "levar do ponto A ao ponto B"?
Colocado por: pguilhermeNeste caso em concreto, um arquitecto pode oferece um simples projecto de licenciamento sem projecto de execução e afins. No entanto, é no projecto de licenciamento que se define o conceito, resolvem espaços, se aproveitam áreas, se aproveita a exposição solar, etc. Ou estou enganado?