Colocado por: ghost12Se você fosse empreiteiro como colocaria a margem nos seus orçamentos?
Colocado por: AMVPE aí não corre risco?
Colocado por: AMVP
E aí não corre risco?
Colocado por: ghost12
Existe alguma área de negócio sem risco? :)
Como estou a construir com capitais próprios e vendo depois de construir sei quanto custou.
Colocado por: pguilhermeO produto final vende se quiser, ao preço que quiser.
Colocado por: ghost12Ponha-se no lugar dos empreiteiros, estão a dar preço para um produto final que apenas está terminado em 18 ou 24 meses, com todas a volatilidade dos materiais, falta de mão de obra, crise energética... Se você fosse empreiteiro como colocaria a margem nos seus orçamentos?
Colocado por: ghost12Como eu, não dou orçamentos há meses, apenas estou a construir para vender.
Colocado por: pguilhermeMovimentação de terras, betão, impermeabilizações, isolamentos, alvenarias, etics, carpintaria, pavimentos, pintura, etc. Só o "estaleiro" ui.Vê onde esta a diferença, só na movimentação de terras o empreiteiro tem de aplicar uma boa margem de segurança porque nao sabe que tipo de terreno pode encontrar, mas compreendo que aqui um DO contrata uma máquina à hora e ninguém chateia e ai já não é bem assim ao nível da legalidade.
Caixiharia (minimalista, em toda a altura, com cantos e portas que deslizam para dentro da parede), climatização (PRH+VCs+VMC+Paineis) e soalho, por exemplo, tudo nominal.
Colocado por: ghost12Por aqui nesses casos os empreiteiros levantam as estruturas e o resto acabam quando têm comprador.
Existe alguma área de negócio sem risco? :)
Como estou a construir com capitais próprios e vendo depois de construir sei quanto custou.
Colocado por: AMVPNa pior das hipóteses vende ao preço real de custo, que a menos que sejam uns belos mamarrachos vende sempre
Ao preço que quiser? Se quiser? Não, vende se alguém comprar e ao preço que esse alguém estiver disposto a pagar.
Colocado por: RUIOLI
Eu compreendo perfeitamente, que na forma de dar orçamentos tradicional tenha de ser assim, mas há outras formas de dar orçamentos, por exemplo com preços de referência para os materiais, em especial os que estão com preço mais volátil e com maior peso no custo final.
Já tem esses projetos vendidos antes de iniciar a construção? Daqui a 24 meses não sabemos como as coisas estão...
Aqui na minha zona muitos empreiteiros estão a fazer isso, mesmo antes deste aumento dos materiais, o que vejo é essas moradias com placa de "vende-se" desde o inicio da obra, já estão em acabamentos, algumas começaram a todo o gás e agora andam a passo de caracol à espera de um comprador.... vão ser vendidas, mas não a 600k... mas também não vão perder dinheiro.
Colocado por: ghost12Por isso é que neste momento os preços chave na mao são altíssimos porque nenhum empreiteiro esta para assumir a coisa sem uma margem confortável para as eventualidades, principalmente por coisas que serão para aplicar Daqui a meia duzia de meses.
Eu tenho que estar focado no meu mercado e o meu mercado só quer preço final que vai pagar e não quer saber da volatilidade dos materiais e ajustamentos no orçamento.
Se já tivesse vendido acabava por ser o mesmo que construir para o DO. :)
Já tenho algumas dezenas de pessoas interessadas (apartamentos) mas ainda não dei valores a ninguém, talvez em 2022.
Colocado por: ghost12Se já tivesse vendido acabava por ser o mesmo que construir para o DO. :)
Já tenho algumas dezenas de pessoas interessadas (apartamentos) mas ainda não dei valores a ninguém, talvez em 2022.
Colocado por: ghost12Eu tenho que estar focado no meu mercado e o meu mercado só quer preço final que vai pagar e não quer saber da volatilidade dos materiais e ajustamentos no orçamento.
Colocado por: Vítor MagalhãesTemos que ser pragmáticos, um construtor não pode simplesmente deixar de construir à espera de dias melhores, quem assim o fizer tem os dias contados.E se fosse construtor neste momento nao aplicava uma margem de leão para sua segurança ? Obras que foram orçamentadas em 2019 e que devem estar agora a ser concluídas imagino a pancada que quem orcamentou à justa esta a levar
Colocado por: ghost12É por esse motivo que não estou a dar orçamentos, se der os clientes vão achar "disparatadamente caros".
Ponha-se no lugar dos empreiteiros, estão a dar preço para um produto final que apenas está terminado em 18 ou 24 meses, com todas a volatilidade dos materiais, falta de mão de obra, crise energética... Se você fosse empreiteiro como colocaria a margem nos seus orçamentos?
Colocado por: DR1982E se fosse construtor neste momento nao aplicava uma margem de leão para sua segurança ? Obras que foram orçamentadas em 2019 e que devem estar agora a ser concluídas imagino a pancada que quem orcamentou à justa esta a levar