Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Precisava de ajuda em relação a esta questão.
    Resido no 1º andar de um prédio de 6 andares, ao deparar com fissuras no teto de dois quartos, verifiquei que a zona envolvente estava "oca" e ao remover as massas verifico que entre vigas tenho várias abobadilhas partidas.
    Uma situação que não é normal, pelo que acionei o seguro multirisco do apartamento mas declinaram responsabilidade, com a resposta de que os mesmos estão relacionados com um conjunto de fenómenos que podem ocorrer isolados ou em conjunto, nomeadamente, movimentos estruturais ou dilatações retração do material. Comunicada a situação à administração de condominio, também declinaram responsabilidades alegando o teto de uma fração não ser área comum.
    Gostaria de ajuda no sentido de saber se a administração de condominio pode excluir-se deste tipo de reparação e qual a melhor solução para a mesma pois essas abobadilhas perderam a sua resistência e se há algum risco na situação.
  2.  # 2

    Isso não é o tecto é a laje - elemento estrutural = elemento afecto a "area comum".

    O ideal é pedirem uma peritagem tecnica. Contactem um eng. civil especializado, ou empresa de peritagens/ diagnósticos imobiliários.
    Consoante o resultado do relatório tomam as devidas providências.
    As abobadilhas não tem função estrutural, são um enchimento/ cofragem perdida dos elementos resistentes da laje aligeirada.

    Como escrevi, peça uma avaliação técnica.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    Pelo que entendi, não tendo função estrutural não é da responsabilidade da administração de condomínio a sua reparação e que devo contactar um engenheiro civil para que este indique a melhor forma de reparar os danos verificados.
  4.  # 4

    Não foi nada disso que escrevi...
    As abobadilhas são um elemento constituinte da laje ( elemento estrutural). Mas a abobadilha em si, não tem função estrutural.
  5.  # 5

    Ok.

    Não tinha percebido dessa forma.

    Obrigado pela ajuda.
 
0.0096 seg. NEW