Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!

    Registrei-me pois venho amealhando algumas informações esparsas no fórum e gostaria de uma ajuda mais "focada" nos problemas de meu imóvel.

    Sou do Brasil e moro em portugal há alguns anos, comprei recentemente uma moradia no "barroso" transmontano nas proximidades de montalegre. A casa é antiga, o rés do chão tem arrumos e uma pequena morada que está inabitável. o primeiro andar tem sala, cozinha, banheiro e 3 quartos. Pelo que vejo não há nenhum tipo de isolamento, as paredes são frias.
    As janelas são de correr em aluminio com vidros simples, parecem bem antigas mas funcionam bem. O sótão é acessado por uma escada de madeira feita com tábuas, gostaria (não me habituo a usar o "gostava" português :) ) de aproveita-lo, torna-lo habitável, mas isso dependerá do valor e trabalho necessários.

    O telhado é feito em telhas marselhe (no Brasil chamamos de telha francesa), não está em boas condições, não sei a terminologia das "águas", mas é algo composto, a maior parte da casa é coberta com um "V" invertido (suponho que seja o chamado "duas aguas") e uma pequena parte que cobre uma varanda envidraçada e parte da cozinha feito um pequeno "V" invertido.
    Uma "água" do "V" grande (me ajudem com essa nomenclatura por favor! :) ) tem partes cedendo, telhas desalinhadas, ripas empenadas ou podres. Os travessões (não sei o termo certo aqui, penso que sejam os tais barrotes) parecem estar bons, sem ataques por cupins (térmitas) porém uma delas parece estar com uma rachadura, a impressão que tenho é de que essa parte do telhado deu uma "deslizada", talvez por peso excessivo, acumulo de neve talvez.
    Nao há nada além das telhas, nenhum isolamento no telhado ou na laje do sótão.

    Quanto às janelas de aluminio, cogitei substitui-las por PVC com vidro duplo, mas ao ler o artigo do link abaixo pensei que essa solução do "caixilho duplo" fosse uma boa alternativa à substituição das janelas:
    https://www.facavocemesmo.net/isolar-portas-e-janelas/

    Até imaginei que esse caixilho pudesse ser feito com aquele semiflexível transparente que há a venda à metro no Leroy Merlim , não sei se é policarbonato , acrilico ou plástico mesmo, imaginei fixa-lo com madeira, borracha ou PVC à "moldura" de alvenaria em que asjanelas estão inseridas, deve haver uns 10 cm de espaço ali. È só uma idéia / hipótese.

    Sou reformado e tenho apreço por fazer as coisas por mim mesmo, no Brasil reformei toda a casa (térrea) de uma quinta que possuia, mas no Rio de Janeiro, onde residia, não há a minima preocupação com aquecimento ou isolamento, tendo em vista as estações do ano bem definidas: quente, quentissimo, muito quente e fervendo... :)

    Portanto gostaria de ajuda com informações para em um primeiro momento consertar o telhado, isola-lo (placas de gesso acartonado + lã mineral é uma opção? ) e posteriormente isolar as paredes do primeiro andar (aqui se aplica também o gesso + lã ? ).
    Não sei se a laje entre o rés do chão e o primeiro andar pode /deve ser isolada, suponho que seja melhor faze-lo pelo rés do chão certo?

    Então é isso, estou aberto a qualquer conselho, indicação, bem como locais onde adquirir a bom preço o material necessário.

    Agradeço à todos antecipadamente.
  2.  # 2

    dando um up!

    uma questão mais objetiva: Qual o espaçamento entre as ripas devo ter em um telhado com telhas marselhe?

    as vigas estão boas e as telhas também, as ripas é que empenaram e apodreceram.

    Agradeço novamente a todos.
  3.  # 3

    Escolha a telha 1o e na ficha técnica diz o espaçamento do ripado.

    Por exemplo
    https://www.sotelha.pt/pt/produtos/meridian-flex

    Se vai mexer no telhado, coloque 120mm de XPS, subtelha onduline compatível com a telha escolhida e telha.use ripado de PVC que não aprodece

    E verifique bem as vigas já que vai mexer no telhado, ao menos aplique um produto tipo cuprinol

    Assim acabar em tecto falso por dentro é opcional depois
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonvier
  4.  # 4

    Muito obrigado pelos conselhos @RicardoPorto. Quanto ao telhado, desisti nesse primeiro momento de tornar o sotão habitável, fica muito mais barato reformar o rés-do-chão caso precise de mais espaço.

    Pretendo agora isolar apenas a laje do sótão com a solução de dupla camada de lã mineral com papel kraft citada várias vezes aqui no fórum, é economica e simples. Para tornar o telhado menos susceptível a pingos e sujidades que poderiam estragar o isolamento, pensei em apenas trocar as ripas por novas de pinho tratado em autoclave, e a colocação de uma membrana por baixo das telhas. Sei que a subtelha é uma solução mais robusta, mas acho que nesse momento em que o meu foco está direcionado em melhorar o isolamento do imóvel seria contra-produtivo, até porque mesmo com o telhado bem desalinhado e com telhas mal encaixadas não tive nenhuma infiltração importante, a laje permanece seca, claro que numa chuva realmente muito intensa e ventosa isso deve piorar, mas acho que corrigindo o telhado e aplicando a membrana o principal fica resolvido.

    Já que falei na membrana, alguma sugestão de produto ? nunca trabalhei com esse tipo de material.

    EDIT: essa tela é indicada? https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Telhados-coberturas/Acessorios-placas-cobertura/WPR_REF_81960850

    qual a diferença de com ou sem fita adesiva? Pensei que eram fixadas com algum tipo de presilha, e não coladas.
 
0.0109 seg. NEW