Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    gostaria de saber se alguém dispõe de um modelo da fercar bio 8 horas com sistema de aquecimento já com alguns anos de experiência no seu uso e rendimento,

    já ouvi as opiniões mais distintas estou prestes a fechar contrato e mais uma vez me encontro na dúvida,

    a minha principal questão é relativa ao tempo de arranque do aquecimento, ou seja se o sistema não for utilizado por uns dias quanto demora a retoma para que todos os radiadores e banhos tenham novamente agua quente? durante esses dias em que não é utilizado qual o valor gasto em electricidade?

    obrigado
    • r.v
    • 21 novembro 2021

     # 2

    TENHO DOIS NA FAMILIA INSTALADOS POR MIM, MAS SÃO OS DOIS A FAZER PRH, PISO RADIANTE hidráulico, em 180m2.
    1 já tem 5 anos a trabalhar e é 5 estrelas, como sabe também são caros. em relação ligado a uma intalação de radiadores de certeza que o fim de 30minutos já estão bem quentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_Lopes
  2.  # 3

    Colocado por: r.vconcordaragradecercitar


    muito agradecido pela resposta r.v.,

    o sistema que estou a prever é todo em radiadores com montagem pela própria fercar, o que muitos tecnicos me dizem é que a potencialidade de um fogão aquecer uma casa de 300m2 é muito mais redutora que por exemplo um recuperador de calor com caldeira que está melhor preparado de origem para aquecer a agua instantaneamente por isso tem mais agua em contacto com metal e o proprio fogo é aproveitado e conduzido só para isso, enquanto que o fogão tem outras habilidades claramente.

    por exemplo se não estiver em casa 15 dias, quando volta para casa depois de ligar o fogão os radiadores demorarão 30 min a aquecer e a agua dos banhos?
    outra duvida, nos 15 dias que esteve fora a bomba de calor manteve-se ligada à electricidade certo? mantém a agua quente ou a agua volta à sua temperatura fria? pois aquecer a agua de origem vai utilizar muita electricidade... eles prometem um deposito de 500 l, gostaria de saber quais os gastos nestes casos...

    Muito obrigado!!
  3.  # 4

    Uma casa com 300m2 com radiadores sendo aquecida por um fogão? Ou tem também uma bomba de calor em apoio ao aquecimento?
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvesUma casa com 300m2 com radiadores sendo aquecida por um fogão? Ou tem também uma bomba de calor em apoio ao aquecimento?


    O sistema que montam já incorpora um depósito acumulador de duas serpentinas com permutador instantâneo e bomba de calor incorporada, que estará ligada ao fogão e a dois vasos de expansão correspondentemente aguas sanitarias e aquecimento central

    Obrigado!
  5.  # 6

    Colocado por: Carlos_LopesO sistema que montam já incorpora um depósito acumulador de duas serpentinas com permutador instantâneo e bomba de calor incorporada, que estará ligada ao fogão e a dois vasos de expansão correspondentemente aguas sanitarias e aquecimento central


    Colocado por: Carlos_Lopespor exemplo se não estiver em casa 15 dias, quando volta para casa depois de ligar o fogão os radiadores demorarão 30 min a aquecer e a agua dos banhos?
    sabendo que a matematica é uma ciência exata só falta saber qual a potencia da bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_Lopes
  6.  # 7

    sabendo que a matematica é uma ciência exata só falta saber qual a potencia da bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carlos_Lopes


    é um dado que não disponho do qual me vou informar, mas isso afecta mais a demora da distribuição das aguas quentes pela casa, certo?

    a questão que colocava era relativa ao aquecimento dos 500l de agua do depósito, ou seja, sem recurso à electricidade qual a eficácia do fogão para aquecer 500l de agua? é um sistema ilusório se estou só a gastar lenha quando ela não aquece nem 10% da agua, quando o consumo vem todo da bomba de calor/electricidade para aquecer a àgua. Era nesse sentido que fazia a questão, não propriamente no tempo que demora a distribuição pelos radiadores mas sim perceber qual a capacidade que o sistema a lenha sozinho tem de aquecer 500l de agua fria, e quanta lenha/tempo demoraria depois de um periodo fora de casa.

    obrigado pela ajuda!
  7.  # 8

    a própria fercar anuncia o bio como uma caldeira a lenha
  8.  # 9

    uma caloria e a quantidade calor necessária para fazer elevar 1ºC a 1grama de agua.

    500 milhoes de gramas de agua com um salto termico de aprox 40ºC precisam de 500Mx40, portanto sem saber qual a potencia útil da bomba de calor nem do fogão é tudo suposições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_Lopes
  9.  # 10

    Do fogão tenho aqui os dados:
      FICHA-TECNICA-FHE.1.CARACTERISTICAS-BIO8Hb.jpg
  10.  # 11

    Bom dia, alguém me consegue ajudar a traduzir esta tabela?
  11.  # 12

    Q = 4,2 x 500 litros x (60 temperatura final - 15 temperatura inicial) / 3600 = 26,25kwh

    26,25 / 12,4 (fogão potencia entregue à agua) = 2,11 horas

    Alguem me consegue confirmar se estas contas estão correctas? ou deveria utilizar para calcular a potencia nominal?

    Obrigado!
  12.  # 13

    Colocado por: Carlos_LopesAlguem me consegue confirmar se estas contas estão correctas?
    aproximadamente é isto com a ressalva que a temp inicial pode ser muito inferior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_Lopes
  13.  # 14

    Introduzo também outra ressalva: o tempo até o fogão estar quente e estar a trabalhar em pleno à temperatura nominal. Eu meteria um extra entre 30 min a 1 hora para o arranque (números a "olho gordo").
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_Lopes
  14.  # 15

    Muito obrigado, posso contar então com por volta de 2h30, 3h00 para o aquecimento da água e depois relativamente à distribuição pela casa está dependente de que factores? Por norma só começa a ser distribuída desde o momento em que atinge 60/70 graus?

    Pela lógica o sistema deve activar sempre a bomba de calor quando estiver fora de casa ou o fogão desligado, para manter a temperatura da água aos 60/70graus. Falta saber é quanto a bomba gasta para manter a mesma temperatura da agua no deposito, como posso calcular esses dados? porque nesse caso a temperatura inicial e final são a mesma.
 
0.0162 seg. NEW