Iniciar sessão ou registar-se
    • VRute
    • 27 outubro 2010 editado

     # 1

    Ola a todos. Vi este forum e decidi pedir um pouco de ajuda para o meu caso.
    Tenho um sonho de abrir uma creche, inicialmente para bébes dos 4 meses aos 3 anos.

    Tenho estado a ponderar 2 hipotetes: a compra de um terreno ou a compra de uma moradia para reconstruir.
    O problema é que não sei bem como comecar para me informar dos custos, etc.

    Será que alguem pode aconselhar?

    Obrigado,
    Vera Mendes
  1.  # 2

    Colocado por: VRuteO problema é que não sei bem como comecar
    Um conselho, ainda antes de pensar em comprar ou construir, é pesquisar, informar-se do que é que é necessário a nível legal e burocrático para esse sonho.
    Há regras que tem de ser seguidas caso contrário nunca conseguirá legalizar a creche....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VRute
  2.  # 3

    Colocado por: mafgodUm conselho, ainda antes de pensar em comprar ou construir, é pesquisar, informar-se do que é que é necessário a nível legal e burocrático para esse sonho.
    Há regras que tem de ser seguidas caso contrário nunca conseguirá legalizar a creche....

    Estas pessoas agradeceram este comentário:VRute



    A nível da segurança social sei que existem vários tipos de exigências, com tamanhos de salas, etc. Mas penso que isso não haverá problema desde que na construção se sigam esses passos para estar de acordo com a legislação.
    É disto que está a falar?

    Obrigado,
    Vera
  3.  # 4

    Tamanhos de sala, das casas de banho, sala para isto e para aquilo, número de educadores e auxiliares por X alunos, almoços, recreio, .....
    Já fez um estudo de viabilidade económica?
    Há concorrência na sua zona? (Que zona estamos a falar?)
  4.  # 5

    alturas das mobilias, casas de banho proprias para as crianças no que toca as alturas de lavatorios e sanitas, sanitas acho que em inox, fraldarios a determinadas alturas, as cozinhas etc...
  5.  # 6

    Estamos a falar do concelho de Mafra.

    Ainda não fiz nada não. Queria ter mais ou menos uma ideia de custos, para poder ver com o banco se tenho ou não hipoteses de financiamento.

    deve se fazer primeiro esse estudo mafgod?
  6.  # 7

    Conte com 3 anos para legalizar tudo.

    Aquilo precisa de pareceres se não estou em erro da protecção civil, dos bombeiros e da segurança social. Requisitos apertadissimos e por vezes ainda há interesses privados que poderão atrasar mais as coisas...

    O ideal face a requisitos tão apertados é mesmo construir de raíz pois uma remodelação pode ficar muito cara e requerer muita alteração... Conheço várias pessoas que fizeram todo esse percurso... E como lhe disse, é uma média de 3 anos de chatice se for muito persistente e se tiver financiamento.
  7.  # 8

    Sim já tive também essa informação de que não é fácil a nivel de todas as fiscalizações. Isto é um sonho e sei, que se não tentar nunca vou conseguir...

    O meu problema é que não sei quais os primeiros passos a dar...
  8.  # 9

    Colocado por: VRutedeve se fazer primeiro esse estudo
    Eu também sou do concelho de Mafra e existem n creches .... (pelo menos no eixo Mafra/Venda do Pinheiro).
    Não sei até que ponto, nesta zona, há lugar para mais um..... (as mensalidades não são baratas.... e os pais preferem ter as crianças com os avós ou amas até aos três e depois tentar os infantários públicos....)
    A respeito do estudo de viabilidade.... penso que não só deve como é obrigatório....
    Já viu o que é empenhar-se e depois chegar à conclusão que não consegue mantê-lo em funcionamento...?
    Faça uma coisa, dê uma volta pelas creches existentes como que fosse à procura de uma para um filho seu.... recolha os dados: condições, mensalidades, se estão lotados, lista de espera, etc..... Fica logo a saber se o projecto tem pernas para andar ou não.

    Já agora, é educadora?
    Se não, penso que terá de ter uma licenciada para "dar a cara".....
    Se sim, tente uma colocação no estado ou privado, tem muito menos chatices.....

    A minha esposa é educadora e desistiu há uns anos atrás desse sonho..... agora aínda é contratada pelo estado e não está arrependida....
  9.  # 10

    Colocado por: mafgodJá agora, é educadora?
    Se não, penso que terá de ter uma licenciada para "dar a cara".....
    Se sim, tente uma colocação no estado ou privado, tem muito menos chatices.....

    A minha esposa é educadora e desistiu há uns anos atrás desse sonho..... agora aínda é contratada pelo estado e não está arrependida....


    Não sou educadora não.
    Acha que existem muitas? Por aquilo que ouço dizer estão sempre cheias e nem todas têm berçário.
    A sua esposa desistiu por não achar viável o investimento?

    Onde posso consultar empresas que façam esses estudos de viabilidade?

    Obrigado
  10.  # 11

    Colocado por: VRuteAcha que existem muitas? Por aquilo que ouço dizer estão sempre cheias e nem todas têm berçário.
    Não ligue o que as pessoas dizem.... na volta são as que desistiram quando lhes pediram 350€ por mês... investigue. Faça o que lhe disse acima:
    Colocado por: mafgodFaça uma coisa, dê uma volta pelas creches existentes como que fosse à procura de uma para um filho seu.... recolha os dados: condições, mensalidades, se estão lotados, lista de espera, etc..... Fica logo a saber se o projecto tem pernas para andar ou não.
    Na zona que pretende há concorrência?

    Colocado por: VRuteA sua esposa desistiu por não achar viável o investimento?
    Demaisada burocracia, demasiada responsabilidade, muito $$$, receio de montar um negócio.

    Mas isto é como todos os outros negócios: sendo empregados trabalhamos as 8h e só nos interessa o salário ao fim do mês, se é empresário trabalha todos os dias e mais do que 8 horas e tem de arranjar maneira de pagar aos funcionários..... é preciso gosto e não ter medo de arriscar!

    Mas eu não quero com isto a desmoralizar.... só estou a alertar que não será tarefa fácil...... não é como contruir uma casa :-)
  11.  # 12

    Pois vou fazer essa abordagem nos infantários da zona.

    Eu sou uma pessoa optimista por natureza e com muita vontade de arriscar. Mas claro que não me quero meter numa coisa que depois não consiga cumprir com todas as responsabilidades.

    Se calhar o que devo fazer é ver isso da viabilidade do negócio. Mas para isso não temos que ter já algumas coisas definidas? A nível da construção, etc?
  12.  # 13

    sabe onde encontra essa informação toda muito bem explicadinha? No forum do site pinkblue. Veja no google. É um forum que se dedica a bebés e mamãs e etc. Há muitas foristas lá que têm creches e que por isso podem ajudar.

    O estudo de viabilidade pode mesmos er feito por si. Siga os conselhos acima :) E não desista NUNCA de um sonho seja porque motivo for... A dedicação o emprenho e o amor a um projecto são praticamente tudo o que precisa para ter sucesso.
  13.  # 14

    Obrigado Princesa_

    É sempre bom receber uma palavra de apoio :)
    Só vou mesmo desistir se o Banco me disser que não consigo financiamentos, até lá vou sonhando e tentando...
  14.  # 15

    Não lhe dou só apoio :) Se o seu Banco lhe disser que não avise-me. Que tenho um contacto muita bom num Banco que pode ajudá-la ;)
  15.  # 16

    Colocado por: Princesa_A dedicação o emprenho e o amor a um projecto são praticamente tudo o que precisa para ter sucesso.

    Cuidado com estas frases...
    Há é que estudar CUIDADOSAMENTE todas as variáveis, ter dados de mercado e da viabilidade ou não do projecto.
    Pode-se querer muito algo, estar muito empenhado nisso e um negócio não ter minimamente pernas para andar! Cuidado com ilusões!
    Isto não é para desistir do sonho. Muito pelo contrário. Também sou empresário e por isso sei o que custa mas o gozo que dá tb. as vezes a viabilidade de um negócio passa tão somente por mudar uma localização que tinhamos idealizado, por uma outra que é muito mais viável economicamente!.
    Força!
  16.  # 17

    VRute: nos tempos que correm sempre achei que infantários BONS e casas de repuso BOAS são talvez dos investimentos mais certos.

    Por experiência própria um infantário que adquira uma reputação de ser BOM tem sempre clientes, e vai "roubar" clientes a outros infantários. Os pais querem o melhor para os seus filhos, e se poderem pagar PAGAM, e muitos podem.

    E um infantário ser bom começa pelas instalações: boas salas arejadas e com LUZ (nada de janelicos), e com bom espaço exterior para brincar c\ árvores, são valias a não esquecer. Qualquer mãe/pai quando vê jardim c\ árvores fica logo cativado. Nunca poria o meu filho num intantário tipo vivenda t5, com escadas para cima e para baixo, o barulho a ressoar na casa toda, como encontrei muitos infantários, no fundo aquilo é guardar GADO.

    Compre terreno amplo, afastado de estradas com muito movimento, e construa só piso térreo, terá a vida mais facilitada e as crianças também. Fazendo projecto de raíz á muito fácil fazer as coisas como a segurança social quer, e se fôr piso térreo é mais fácil seguir as regras.

    Depois vêm as/os educadoras. Escolha pessoas inteligentes, criativas, e não "guardadoras de crianças" (e pague-lhes um ordenado justo, pois isso é o melhor estímulo para se dedicarem e ficarem, pq os pais não gostam qdo as educadoras mudam, mesmo q seja de um ano para o outro).

    Outra coisa: escolha um tema para o infantário, como por exemplo reciclagem, ambiente verde, vida sã, alimentação saudável....isso cativa qq pai.
  17.  # 18

    Obrigado pelas vossas opiniões.

    Sinto me um pouco perdida porque não sei bem por que lado começar... :(
  18.  # 19

    VRute
    Como já lhe foi aconselhado atrás começa por um bom projecto de viabilidade económica.
    E tenha especial atenção ao que o Paramonte acabou de dizer. Hoje o sucesso de qualquer negócio parte pela capacidade de saber fazer diferente da concorrência.
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilvaum bom projecto de viabilidade económica.

    bis!!!!

    e não tente fazê-lo sozinha ou em amigos.
    Um empresário, um gestor, qualquer pessoa que toma decisões tem que ter na sua equipa uma pessoa que lhe diga "NÃO!"
 
0.0186 seg. NEW