Colocado por: Pedro Azevedo78Ninguém coloca sistemas de ventilação mecânica nas casas. É impressionante!Será que os arquitectos estão sensibilizados para isso?
Colocado por: Pedro Azevedo78Ninguém coloca sistemas de ventilação mecânica nas casas. É impressionante!
devia ter feito caixa de ar...cuidado com as condensações interiores.
abra de vez em quando as janelas, para fazer circular o ar, e evitar condensações principalmente no inverno.
Colocado por: Pedro Azevedo78Ninguém coloca sistemas de ventilação mecânica nas casas. É impressionante!
Algo importante para a saúde dos ocupantes e da própria casa, sistemáticamente esquecido, ou com a ilusão que abrem as janelas para ventilar.
Depois vem o inverno, o frio de rachar, a casa quentinha, e era o abrias a janela...
Colocado por: Pedro Azevedo78Falo de sistemas:
1- Extracção de ar, e deixar grelhas de entrada de ar para compensar essa extracção.
Melhor que nada, mas muito mau em termos térmicos. Sai ar quentinho e entra o frio..
Por exemplo:
http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/port_ozeo_h_fid4344.pdf
http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/venturiae_fid2962.pdf
2- Extracção de ar e insuflação de ar, através de recuperadores de fluxos cruzados.
Faz extracção de todas a zonas "húmidas" da casa (WCs, cozinha, lavandaria, etc) e insuflação nos quartos e salas, mas em que há um aproveitamento grande da energia do ar que é removido, para aquecer o que está a entrar.
Destas máquinas há para todos os gostos e carteiras. Quanto melhores, mais caras...
Por ex: (há de muitas e conceituadas marcas de climatização)
http://www.ventilnorte.com/vortice/domestico_4_prometeo.htm
http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/pt_581_999_ideo_fid4464.pdf
E muitos outros, provavelmente bem melhores e mais caros...
Meu caso:
Prometeo HR400, a fazer extracção em 3 Wcs + cozinha + lavandaria e insuflação em 4 quartos e sala = 2250€ + IVA
Colocado por: Pedro FernandesAbrir janelas no inverno pode servir para tudo menos para evitar condensações...no inverno a humidade do ar exterior ronda os 100%...
Para haver condensação é necessário a conjugação de 3 factores:
-Temperatura do ar ambiente
-Humidade relativa do ar
-Temperatura do objecto/superficie a condensar
Ora, sempre que abrir-mos as janelas no Inverno, estamos a promover o aumento da humidade relativa interior e as condensações...
Não digo que a caixa de ar não traga outros beneficios, mas para evitar condensações, na minha opinião e experiência própria, não ajuda...
Colocado por: Fernando Gabriel arqao abrir a janela o que baixa no interior? diga lá?
Colocado por: FD
A temperatura?
Boas, relativamente à caixa de ar já vi que muitos concordam que deve levar, para o rofmate não ficar junto aos dois panos de tijolo. No meu caso tenho bloco térmico rofmate e tijolo, como está na foto no inicio da discussão, mas sem caixa de ar.
Agora pergunto eu!
E o sistema de capotto, o isolamento está colocado pelo exterior e também está em contacto com o tijolo e não à caixa de ar e todo o pessoal diz que é o melhor isolamento!
Então ai já não se preocupam com a humidade?
Colocado por: LuisPereiraEstes equipamentos não fazem ruido?
diz que são três factores e depois conclui que a condensação é feita só por humidade é isso?
não se está a esquecer do ponto principal?
ao abrir a janela o que baixa no interior? diga lá?
atenção às respostas no fórum, não deve induzir em erro.
logo o fluxo será sempre do interior para o exterior.
...o problema é que no inverno poucos utilizadores ventilam adequadamente as casas. Aquecer e depois ventilar???