SItuação: apartamento arrendado, obras forcadas por questoes de seguranca. Renovacao de condutas de gaz/electricidade e auga, mudar contador de gaz e agua para armarios novos na escada (em todo o predio).
Tive a seguinte situação duranto umas obras prolongadas (+/- 9 meses):
Duranto a situação de covid, tive inflizmente umas obras reveridas em cima no corredor do predio de 3 pisos.
EU tenho um apartamento arrendado e tive de sair porque estou em teletrabalho. Duranto a minha ausencia ficou combinado que imprestava uma chave para poder entrar em casa e mudar os contadores para o corredor. Duranto alguns tempos correu tudo bem. De um momento para o outro, tive de voltar para lisboa, porcausa do trabalho. Ao meu susto reparo que o appartamento foi usado como sendo armazem para todo o material das obras, e incluindo os equipamento de obras.
Chegei a lisboa e nao conseguia entrar no corredor, nem no meu quarto. Sala tambem foi usada, (tenho bom sofa e boa tv) via se pegadas e sofa todo sujo de po de obras. toalha tambem foi usado como se fose dos senhors da obra.
Ligei e apos um breve telefonema todo chatiado o senhor veio mudar tudo para um outro lugar. para que eu podes usar o meu appartamento.
Entertanto tambem reparei que 3 garafas de medronho/bagaso forao usados (rodo) pelos senhors da obra. alguns caseiros outros comprados.
Ligei para o senhorio, e segundo ele tenho de aparter com o senhor da obra. Eu tenho a idea que e o senhorio que e responsavel por quem ele met ca a fazer as obras.
Sim, eu imprestei a chave para eles poderem fazer a obra. E eu ficar num outro lugar, se nao nao conseguia trabalhar com o barulho das obras.
Casa toda suja de po e restos de obra. tive montes de tempo a limpar para ficar habitavel sem po.
Eu acho que e o senhorio quem tem de compensar.
Eu vou escrever uma carta e enviar por email, tambem vou eviar por correio normal e registrado, so naquela.
A minha pergunta e, existem casos similantes, que forao ao tribinal (quero tentar evitar isto). E se sim, exitem leis sobre este assunto?
Porfavor, indicem se o meu portugues nao e claro, assim posso esclarecer melhor o assunto ou o que nao e claro.
Colocado por: franccEu acho que e o senhorio quem tem de compensar.
Sim, o senhorio não lhe deveria cobrar a renda durante esse tempo. Mas, também deveria ter acordado com ele isso, previamente. O apartamento esteve indisponível para a finalidade que levou ao seu arrendamento (habitação), por isso, faz todo o sentido que acorde com o senhorio uma compensação.