Colocado por: pguilhermeMesmo assim.Ha que ter um meio termo, na minha opinião claro.
Os filhos saem de casa cada vez mais tarde. Depois há netos para tomar conta ou passar fim de semana. São muitos anos que o espaço será utilizado.
Como disse: quando os netos forem crescidos... que ninguém tenha uma dor de barriga até lá!
Assim, será preferível viver décadas numa casa demasiado pequena, só porque esta foi optimizada apenas para a velhice?
Ou viver com mais espaço quando este é preciso (quando há filhos e netos), e depois, se de facto essa situação de "são só os velhotes, sozinhos e a casa é muito grande" chegar, então ou se vende, ou ficam divisões fechadas, que não vem mal ao mundo e, com sorte, até fica uma herança mais fixe do que uma casinha de bonecas. Digo eu.
Viver a casa "hoje" é quanto se tem filhos e netos. E depois disso? Depois logo se vê. Ninguém tem bola de cristal, a vida dá muitas voltas e o que imaginam hoje ser um problema, amanhã pode ser uma benção e vice-versa.
Colocado por: pguilherme
Mas isto para dizer que acho que não se devia desenhar a casa a pensar só na velhice, é só isso :)
Colocado por: DR1982Ha que ter um meio termo, na minha opinião claro.
Foi precisamente a pensar nos filhos mais crescidos e ja casados ou com filhos que optei por tudo suites, de resto nao dimensionamos a casa a pensar a receber algum deles e respetiva família diariamente, no entanto isso pode acontecer mas caso aconteça logo se vê a melhor forma
Colocado por: pguilhermePercebi mal entao o que queria dizer, tudo suites serve para agora, para os filhos com a sua própria familia que queiram dormir em casa dos pais ou ate mais tarde para proporcionar conforto a um cuidador por exemplo
Mais "meio termo" do que estou a descrever?
Dimensionar a casa para receber diariamente os filhos, netos, a família toda? Não foi nada disso que escrevi.
Suites em todos os quartos é uma ideia que vai de encontro ao que estou a dizer: optimizar a casa para o "agora" quando há filhos e mais tarde os netos a passar alguns fds.
Quando for muito idoso, provavelmente essas suites já não terão grande uso. Mas até lá, vão passar muitos anos a serem muito usadas. Prescindir disso, em prol de ter uma casa optimizada para quando for velhote, não acho boa ideia.
Quando chegar a velhote, logo avalia a situação no momento e decide em conformidade. Preocupar com isso agora será demasiado precoce.
Colocado por: SirruperSe fosse a pensar na casa em termos de velhice construía terrea ou arranjava terreno para tal. Resolvia os problemas à primeira.
Colocado por: DR1982Percebi mal entao o que queria dizer, tudo suites por exemplo serve para agora, para os filhos com a sua própria familia que queiram dormir em casa dos pais ou ate mais tarde para proporcionar conforto a um cuidador por exemplo
Colocado por: pguilhermeCerto, mas desde que seja algo moderado, não como ha uns anos que era comum pelo menos na minha zona casas enormes com divisoes em duplicado a pensar nos filhos e no gato e no piriquito
Isso mesmo. É provável que tenham sempre uso. E se um dia deixarem de ter, não há problema de maior.
Pior seria prescindir desse conforto/espaço/funcionalidade, a contar que daqui a umas décadas não irá precisar.
Colocado por: DR1982Certo, mas desde que seja algo moderado, não como ha uns anos que era comum pelo menos na minha zona casas enormes com divisoes em duplicado a pensar nos filhos e no gato e no piriquito
Colocado por: SirruperSe nada altera a sua opiniao e tem as coisas bem definidas para que colocou as plantas?
Colocado por: SirruperPodia melhorar o piso de cima e já o tem fechado na sua cabeça. Ainda por cima reconhece que as varandas nao acrescentam nada. Com um terreno desse tamanho as crianças e os pais têm muito espaco para apanhar ar sem necessitar das varandas.
Por isso nao percebo para que quer as criticas.
Boa sorte.