Ora bem, há uns tempos este forno de encastrar resolveu disparar o quadro (2x seguidas), ao início pensei que fosse alguma resistência ou assim, desmontei-o e estava tudo Ok, as resistências pareciam boas, voltei a ligar tudo e está a funcionar e pelo menos há mais de 3 meses.
Passado um tempo daquele episódio a lâmpada queimou, trocou-se a lâmpada por uma nova (220v) e funcionou assim que foi colocada. Mas depois de estar um tempo a trabalhar queimou novamente.
Voltei a trocar a lâmpada por uma nova (pois podia ter sido azar) e voltou a fazer a mesma coisa, depois de estar a trabalhar uns minutos (a cozinhar) a lâmpada morreu novamente.
O casquilho não me parece estragado, os pôlos não se estão a tocar, o vidro não está rachado\partido.. não estou a perceber o motivo.
Alguma ideia? Será o calor que faz queimar a lâmpada?
Esqueça isso. A eletrónica não gosta de temperaturas elevadas. Isso vai de facto rebentar lâmpadas dessas como quem come pipocas. Coloque uma lâmpada das antigas, de incandescência, e de alta temperatura. Esqueça LEDs, fluorescentes compactas e o caneco - isso vai morrer tudo.
Ora já comprei uma lâmpada (aliás 4, 2 de 15w e 2 de 25w 300°C). Mas rebentou mais uma mas agora já percebi, o quadro dispara mesmo sem nenhuma lâmpada no casquilho e o problema é quando se liga a resistência superior, deve estar com alguma anomalia e precisa de ser substituída.
Ligando apenas as outras resistências (inferior e outra mais pesquena no topo) o quadro não dispara. Mas assim que se liga a maior do topo vai logo abaixo. Se calhar isto faz fundir a lâmpada e por sua vez pensei que era um problema com a lampada. De qualquer forma a lâmpada de led que tinha colocado não é mesmo a apropriada :). Mas como o forno ficou a funcionar pensei que estava resolvido.. mas afinal parece que é daquela resistência.
Com o multimetro dá para testar certo? Se existir continuidade é pq está estragada? É possìvel que deixe de funcionar, depois volte novamente a funcionar e agora que esteja novamente com problemas? Tinha a ideia que a resistência ao avariar seria de vez..
Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas