Colocado por: TJ_10Desses 30 anos de experiência a quantas obras de moradias unifamiliares foi?
Colocado por: TJ_10foi verificar se cumpriam os planos de segurança e saude e do diabo a 7?
Colocado por: TJ_10Aliás qual é o problema do Projectista ser o Fiscal do seu próprio trabalho e desempenhar este papel para o dono de obra?se a questão de isenção não for o suficiente então a legislação.
Colocado por: TJ_10Lamento, mas não é verdade isto. A Fiscalização é um serviço auxiliar
Colocado por: antonylemosse a questão de isenção não for o suficiente então a legislação.
Colocado por: Pickaxe
Quando não sabe mais estar calado.
Vá pesquisar os elementos instrutórios das comunicações prévias.
Colocado por: TJ_10
Quem tem que se informar melhor talvez seja mesmo você. A Fiscalização é um serviço auxiliar como por exemplo a Revisão de Projecto que não é obrigatório em obras privadas. Não adianta meus caros, não é obrigatório ponto final.
Cumpts,
TJ
Colocado por: Pickaxe
Em vez de dizer disparates, vá ler a portaria 113/2055:
Colocado por: TJ_10Onde é que diz nesse documento que o director de fiscalização e o projectista não podem ser a mesma pessoa/entidade?
Colocado por: TJ_10Pode indicar onde refere que legalmente é obrigatório ter 3 intervenientes?
Colocado por: Pickaxe
O zedasilva já lhe explicou. Tem que ler outra vez.
Acabei de lhe provar que é necessário um diretor de fiscalização e um diretor de obra, quer que lhe demonstre que são necessários vários projetistas?
Colocado por: TJ_10O Projectista deontologicamente é o primeiro interessado a que a sua criação não seja adulterada.também é potencialmente interessado a encobrir qq **** que possa ter feito. portanto ...
Colocado por: TJ_10Onde é que diz nesse documento que o director de fiscalização e o projectista não podem ser a mesma pessoa/entidade?não sabes onde está isso? .. mau.. está a trollar a gente?
Colocado por: TJ_10Não é obrigado a contratar fiscalização em obras privadas. Não é agora nem nunca foi.
Cumpts,
TJ
Colocado por: TJ_10O Projectista deontologicamente é o primeiro interessado a
Colocado por: RicardoPortoConheço câmaras que não exigem fiscal de obras, mas é entendimento corrente que é obrigatório
Colocado por: N Miguel Oliveira
...cumprir o seu próprio código de deontologia.
Não confunda "acompanhamento" com "fiscalização". O fiscal é um arbitro, imparcial, que não joga por nenhuma das equipas por razões obvias. Agora o "acompanhamento" por parte do projectista deve existir sempre, e em certos casos obrigatório até, para explicar o que fez por exemplo, caso não se perceba o boneco, etc.
Colocado por: RicardoPortoConheço câmaras que não exigem fiscal de obras, mas é entendimento corrente que é obrigatório
Colocado por: zedasilvaEste tipo de facilitismos e do “não se preocupe que isso não é preciso para nada” sempre existiu e por força das circunstâncias do momento terão tendência a ocorrer com mais frequência.
É algo com que todos nos devemos preocupar, em especial os DO. Estes são sempre o elo mais fraco e o final da cadeia, quando as coisas derem para o torto serão eles a pagar a maior parcela da fatura.
Ali ao lado temos o exemplo de um DO que embarcou num destes “esquemas” e agora está com o menino nos braços. (https://forumdacasa.com/discussion/85010/e-normal-a-camara-pedir-novos-projetos-e-novo-alvara-so-por-se-ter-alterado-2-janelas/#Item_12)