Colocado por: Jorge Santos - Faro
Pessoalmente, se me permite acho um disparate essa do regulamente privilegiar a inercia forte, espero que o regulamento seja mudado em breve! (penso que já está em revisão)
As boas casas por esta Europa fora não têm inercia forte nas paredes exteriores.
A inercia não é energia. E só é útil se for para usada para acumular o calor solar. Para ter utilidade tem que ser um projectos mto bem feito.
Não isolar com lã de rocha neste caso é apenas para aproveitar melhor o calor do recuperador.
Colocado por: rui moreiraCaro Jorge Santos, se o senhor acha que o regulamento é um disparate por privilegiar a inércia forte então já somos dois, mas não invalida o facto de ser incoerente e desnecessário isolar uma parede exterior pela face exterior e pela face interior.
O afirmação "as boas casas por esta Europa fora não têm inércia forte nas paredes exteriores." é relativa, forçada e peca por falta de argumentação válida.
Cumprimentos.
Colocado por: goldocTambem prefiro OBVIAMENTE o percurso mais curto.As perdas de carga pelo chão são enormes.Se medir o caudal à saida do recuperador e apos a curva para o chão...vai ter a prova "provada".Quanto as valvulas que abrem quando com excesso de temperatura....até eram obrigatorias.Você deve ter perdido esses apontamentos...creio que na Net não encontra.Mas vale a pena procurar porque estamos a falar de segurança...Na minha casa tambem falta pouco a luz alias nunca falta(tenho gerador)mas compete-me ir mais longe.Você vai-me desculpar mas faz-me lembrar o individuo que tira a carta e não sabe que em piso molhado tem que ter um tipo de condução diferente...obviamente na terra dele raramente chove.Mas no dia em que choveu deu cabo do seu belo carro.Uma chatice...ferrari,lindo,todos os extras,etc.etc.Mas porque é que isso aconteceu?Simplesmente porque nesse dia choveu...simplesmente isso.
Atentamente
Goldoc
Colocado por: rui moreiraCaro Jorge Santos, acho que tirou conclusões precipitadas acerca daquilo que defendo como sistema de isolamento de uma habitação. Não, não é o sistema ETIC`s que eu defendo, mas sim o isolamento pelo interior. Tenho uma discussão aberta aqui no fórum com a minha solução para parede exterior. Confirmará que o isolamento é pelo interior.
Mas nada disso invalida o facto de o sistema ETIC`s ter vantagens em relação a outros sistemas. E desvantagens com certeza. Contudo não compreendo o desdém em relação ao tal "capotto", assim como a outros sistemas(inclusive o que ambos defendemos - isolamento pelo interior). Dizer mal só porque sim...
Em relação à construção nos países que referiu, também me apraz dizer-lhe que o clima que encontra nos mesmos, em nada se compara com o que temos por cá. Cada país tentará potenciar o isolamento da sua construção em função do clima que dispõe. Climas diferentes, culturas diferentes, métodos e materiais construtivos diferentes...porque não isolamentos diferentes?!