Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Pessoalmente, se me permite acho um disparate essa do regulamente privilegiar a inercia forte, espero que o regulamento seja mudado em breve! (penso que já está em revisão)
    As boas casas por esta Europa fora não têm inercia forte nas paredes exteriores.

    A inercia não é energia. E só é útil se for para usada para acumular o calor solar. Para ter utilidade tem que ser um projectos mto bem feito.

    Não isolar com lã de rocha neste caso é apenas para aproveitar melhor o calor do recuperador.


    Caro Jorge Santos, se o senhor acha que o regulamento é um disparate por privilegiar a inércia forte então já somos dois, mas não invalida o facto de ser incoerente e desnecessário isolar uma parede exterior pela face exterior e pela face interior.

    O afirmação "as boas casas por esta Europa fora não têm inércia forte nas paredes exteriores." é relativa, forçada e peca por falta de argumentação válida.

    Cumprimentos.
  2.  # 82

    Colocado por: rui moreiraCaro Jorge Santos, se o senhor acha que o regulamento é um disparate por privilegiar a inércia forte então já somos dois, mas não invalida o facto de ser incoerente e desnecessário isolar uma parede exterior pela face exterior e pela face interior.

    O afirmação "as boas casas por esta Europa fora não têm inércia forte nas paredes exteriores." é relativa, forçada e peca por falta de argumentação válida.
    Cumprimentos.


    Bem ! em relação à falta de argumentação valida sobre as casas por essa Europa fora eu diria que não tenho argumentos para dar, nem tempo para os expor, mas tenho dois olhos e com eles vi muita construção e estive em muitos hoteis e como gosto de observar bato nas paredes e tenho ver como são feitas... Falo como eng. civis e arquitectos estrangeiros e dizem-me como fazem, alem de gozar com a nossa construção.

    Alem disso tenho primos em todo o mundo que têm casas, seja no Canada, Eua Alemanha, Rep. Checa Sueçia, França etc... Sim tenho uma família grande.
    Com todos falei sobre a casa deles e algumas até as conheço. SIM ! Porque sou curioso. E lá fora nunca via capotto mas sei que tb se usa.

    Em todos os hoteis que estive apreciei com foram bem isolados pelo interior e não por fora.
    Numa casa nova e não faria com capotto o isolamento e ponto final !

    Hoje com a NET nem temos que ter primos nem sair da casa para aprender e "desemburrar"
    E com tantos factos para que preciso argumentos ?

    Quer falar do sistema Capotto ok tudo bem, Eu tenho varias fotos que são uma vergonha, venha por exemplo a Faro e veja o estado da escola de enfermagem devido ao capotto.
    A maioria das casas com capotto estão em péssimo estado devido aos musgos que adoram capotto mesmo na minha rua uma que é repintada todos os anos.

    Mas podemos falar sobre isso, de preferência noutro post. Eu mostro a fotos más que tenho e voçê depois diga-me que eu peco por falta de argumentação :-) Note que tb ha bons exemplos, mas tem que ser muito bem feito, com bons materiais+ rede de fibra + uma boa espessura de barramento de qualidade.
  3.  # 83

    Goldoc

    È mesmo como disse, na verdade não temos que concordar com tudo, e é sempre útil a troca de ideias pois obriga-nos a pensar.

    Em relação á distribuição do ar quente a melhor maneira nem tem nada a ver com as saídas serem pelo tecto ou pelo piso.

    O meu conselho é que seja pelo caminho mais curto, pois sai mais barato e aquece mais rápido. Tudo o resto é para esquecer.

    Pelo chão temos a vantagem de poder abrir ou fechar com facilidade, mas pelo tecto podemos sempre pegar uma cadeira para ir fechar a saída e qq um tem uma cadeira em casa.

    Pelo tecto mesmo sem energia eléctrica sai ar quente no quartos, mas sem ventilador o ar vai ser muito pouco e de nada vai servir a não ser que tenham saídas muito perto da fonte de calor.

    Em relação ás temperaturas que referiu nunca as medi, o máximo que medi no corpo de um recuperador foram 480 graus e sem ventilador pois com ventilador bem dimensionado não passam dos 280 g.
    Falar de 1100 º…. Bem os vidros aguentam 700 penso eu, mas nunca os medi a mais de 260 º e isto em recuperadores pequenos.
    Uma boa instalação pode ter dois termóstato e cada um a controlar uma veloçidade do ventilador ou pode ter mais que um ventilador e por aí fora por isso não “vejo” o problema do barulho pois é fácil reduzir a velocidade.

    Se na sua zona a luz estiver sempre a faltar pode colocar as condutas por cima, pode furar as vigas, ou deixar caixas em pladur a tapar os tubos, mas o ideal nesses casos é em colocar ventilação.

    Como na minha zona raramente falta a luz, eu prefiro colocar as condutas pelo caminho mais curto. Conheço centenas de instalações pelo chão e não vi um problema desses que fala, e mesmo com pouca luz sai sempre calor para a sala pois deve-se sempre colocar duas saídas reguláveis.

    Mas percebo que se coloque apenas saídas por cima em casas de malta muito bruta que se faltar a luz seja capaz de encher o recuperador até derramar por fora…

    Agora não é por causa de um bruto ou dois que eu vou começar a preferir condutas por cima a perder energia pelos sótãos, pelo menos no piso a energia fica na casa.
    O único problema é que por baixo do pavimento nem sempre há espaço, e dá mais trabalho a fazer a instalação.

    Em relação ás válvulas para ar, sim nos papeis eu tenho algumas, mas nunca vi instaladas em recuperadores e nem entendo para que serviriam.
    Mas tb nunca vi uma válvula que fecha em caso de passagem de fumo, mas sei que existe mas tb não sei para que serviram numa instalação bem feita.

    Atentamente

    Jorge Santos
  4.  # 84

    Tambem prefiro OBVIAMENTE o percurso mais curto.As perdas de carga pelo chão são enormes.Se medir o caudal à saida do recuperador e apos a curva para o chão...vai ter a prova "provada".Quanto as valvulas que abrem quando com excesso de temperatura....até eram obrigatorias.Você deve ter perdido esses apontamentos...creio que na Net não encontra.Mas vale a pena procurar porque estamos a falar de segurança...Na minha casa tambem falta pouco a luz alias nunca falta(tenho gerador)mas compete-me ir mais longe.Você vai-me desculpar mas faz-me lembrar o individuo que tira a carta e não sabe que em piso molhado tem que ter um tipo de condução diferente...obviamente na terra dele raramente chove.Mas no dia em que choveu deu cabo do seu belo carro.Uma chatice...ferrari,lindo,todos os extras,etc.etc.Mas porque é que isso aconteceu?Simplesmente porque nesse dia choveu...simplesmente isso.
    Atentamente
    Goldoc
  5.  # 85

    Caro Jorge Santos, acho que tirou conclusões precipitadas acerca daquilo que defendo como sistema de isolamento de uma habitação. Não, não é o sistema ETIC`s que eu defendo, mas sim o isolamento pelo interior. Tenho uma discussão aberta aqui no fórum com a minha solução para parede exterior. Confirmará que o isolamento é pelo interior.
    Mas nada disso invalida o facto de o sistema ETIC`s ter vantagens em relação a outros sistemas. E desvantagens com certeza. Contudo não compreendo o desdém em relação ao tal "capotto", assim como a outros sistemas(inclusive o que ambos defendemos - isolamento pelo interior). Dizer mal só porque sim...

    Em relação à construção nos países que referiu, também me apraz dizer-lhe que o clima que encontra nos mesmos, em nada se compara com o que temos por cá. Cada país tentará potenciar o isolamento da sua construção em função do clima que dispõe. Climas diferentes, culturas diferentes, métodos e materiais construtivos diferentes...porque não isolamentos diferentes?!
  6.  # 86

    Colocado por: goldocTambem prefiro OBVIAMENTE o percurso mais curto.As perdas de carga pelo chão são enormes.Se medir o caudal à saida do recuperador e apos a curva para o chão...vai ter a prova "provada".Quanto as valvulas que abrem quando com excesso de temperatura....até eram obrigatorias.Você deve ter perdido esses apontamentos...creio que na Net não encontra.Mas vale a pena procurar porque estamos a falar de segurança...Na minha casa tambem falta pouco a luz alias nunca falta(tenho gerador)mas compete-me ir mais longe.Você vai-me desculpar mas faz-me lembrar o individuo que tira a carta e não sabe que em piso molhado tem que ter um tipo de condução diferente...obviamente na terra dele raramente chove.Mas no dia em que choveu deu cabo do seu belo carro.Uma chatice...ferrari,lindo,todos os extras,etc.etc.Mas porque é que isso aconteceu?Simplesmente porque nesse dia choveu...simplesmente isso.
    Atentamente
    Goldoc


    Bem o caminho mais curto é o melhor, já estamos de acordo em alguma coisa... Perdas de caudal, penso que se refere a perdas da carga, mas na minha terra, tanto na agua como no as perdas de pressão por atrito na paredes nas tubagem não são apenas nas curvas mas sim em todas as condutas. E uma duas curvas para o chão ou um para cima não vejo qual é a diferença. Se sai menos ar sai mais quente, se sai mais ar sai mais frio... O que interessa é ter sensibilidade para colocar as tubangens para ao fim da distribuição continuar a sair ar e quente. Se quer muito ar então coloque condutas com 1 metro de diâmetro pelo sótão, pois aí há espaço com fartura No fim vai ter muito ar mas frio ...
    Mas vamos partir do principio que queremos meter condutas de ar numa casa de r/c sem sotão... Com faria ? Furava as vigas ? então a a segurança ? subia a casa 15 cm ? Olhe que é muito raro uma moradia ter um tecto falso os 15 cm mínimos necessários abaixo das vigas.
    Não podemos ler as revistas francesas pois há muitos crimes que por lá se ensinam... Nomeadamente com lã de rocha mal colocada. Ou desnecessária.
    Em relação à segurança, convido-o a vir ao Algarve vem um recuperador com condutas pelo chão ou pelo piso superior todas fechadas e apenas o calor a sair para a sala com o ventilador parado.
    Aliás convide-o a si ou a qualquer um, pois um está numa casa de turismo rural Em Tavira e é só irem lá passar um fim de semana no inverno.

    Pode carregar com lenha e esperar pela falha de segurança... Nem percebo que raio de segurança fala. Um recuperador a ar mesmo mal montado não rebenta, e se taparmos todas as saídas o mais que pode acontecer é torcer ou rachar se for desses que andam por ai "fabricados" em Espanha que "falam" chinês.

    Os problemas de segurança para as pessoas devido à falta de energia eléctrica só existem como caleiras a agua. Aí tem que se ter cuidado e fazer bem feito.

    Agora a ar ? mesmo que derreta o aço que perigo tem ?

    Agora em relação à válvula que fala ... ela nunca avaria ? Será que se refere a umas válvulas que uma marca colocava nas condutas de fumo que eram um disparate tão grande que nem um ano duravam, e que depois saia fumo por todo o lado ?

    Só para chatear porque isto sem chatar não tem piada eheh, digo-lhe uma... com as condutas por cima do recuperador vamos imaginar que o recuperador racha e não há luz.. sabe o que aconteçe ? o fumo sobe para os quartos e isso sim é falta de segurança.
    Se for pelo chão o recuperador pode abrir em mil bocados que o fumo nunca ira ter aos quartos pelos tubos sem ser ventilado. E sendo assim é muito mais seguro.
    E com esta me calo por hoje.

    Atentamente

    Jorge Santos
  7.  # 87

    Colocado por: rui moreiraCaro Jorge Santos, acho que tirou conclusões precipitadas acerca daquilo que defendo como sistema de isolamento de uma habitação. Não, não é o sistema ETIC`s que eu defendo, mas sim o isolamento pelo interior. Tenho uma discussão aberta aqui no fórum com a minha solução para parede exterior. Confirmará que o isolamento é pelo interior.
    Mas nada disso invalida o facto de o sistema ETIC`s ter vantagens em relação a outros sistemas. E desvantagens com certeza. Contudo não compreendo o desdém em relação ao tal "capotto", assim como a outros sistemas(inclusive o que ambos defendemos - isolamento pelo interior). Dizer mal só porque sim...

    Em relação à construção nos países que referiu, também me apraz dizer-lhe que o clima que encontra nos mesmos, em nada se compara com o que temos por cá. Cada país tentará potenciar o isolamento da sua construção em função do clima que dispõe. Climas diferentes, culturas diferentes, métodos e materiais construtivos diferentes...porque não isolamentos diferentes?!


    Eu quando falo mal, nunca o faço sem saber o que digo e nem por embirração...
    Eu fui um fã do capotto e tinha pensado colocar em minha casa, só que depois investiguei e como passo por varias obras todos os dias vi muito...

    Bem eu não li esse seu post pois este fórum anda muito rápido e eu não tenho capacidade para ler tudo, pois ando com pouco tempo livre, mas se defendemos o mesmo optimo.

    Em relação a situações diferentes nos outros Paises não percebo qual é a diferença. Só sei de uma, cá temos dias muito quentes e outros muito frios, ou seja nunca temos 6 meses de seguida gelados será que é por isso que por cá se gasta mais energia para aqueçer as casas?

    A razão que me leva a não gostar do capoto para casas novas é simples... Muita inercia nas paredes ! Essa inercia rouba-nos o calor todo durante a noite e é libertado durante o dia quando de nada nos serve!

    Lá fora as casas têm que ser aquecidas dia a noite. Cá em Portugal Não. A maioria só as aquece a partir das 6 horas e aí é muito mais rápido se o isolamento for por dentro mas pode ser capotto na mesma.

    As casas que eu tenho visto com capotto são quase todas geladas, não por causa do capotte, mas porque se esquecem de isolar as lajes por baixo.

    Se me disser que coloca um capotto com uma boa camada de barramento e uma optima pintura ou um bom barramento para acabamento, e depois isola o tecto da casa
    pelo interior a abaixo das vigas, aí tudo bem eu diria que mesmo com inercia a mais para o meu gosto teria um bom isolamento

    Mas não é isso que eu vejo.

    Bem e já agora aproveito para mostrar umas imagens do capoto ... Os musgos adoram o calor do esferovite...

    Escola Superior de Enfermagem
    capotto-ESE


    Vivenda em Faro que é pintada todo os anos...
    capotto-vivenda-faro

    Bem mas eu tb conheço dois bons trabalhos com capotto, em que ao fim de 3 anos nada se nota.
    Na altura eu falei com os colocadores do capotto e foi-me dito que usavam um barramento de qualidade neste caso da Viero.

    Agora o capotto pode ser uma boa solução para casas antigas, todas rachadas etc... Ai sim o capotto é mto bom MAS tem que ser bem aplicado e com bons barramentos.

    A minha casa é uma dessas antigas, mas aqui o isolamento vai-se fazendo pelo interior pois aqui eu não quero inercia e em 15 minutos aqueço um quarto com AC.

    Bem pelo que li no sue ultimo post, devemos estar de acordo comigo em quase tudo ou não ?

    Ps.

    O isolamento pelo exterior é melhor para o verão, enquanto o interior é de longe o melhor no inverno, em Portugal e em todo o mundo.
    Estou farto de ver isolamentos em duplicado em Espanha e não vejo mal desde que acha ma$$a.

    Atentamente

    Jorge Santos
  8.  # 88

    Jorge Santos:

    Você tem uma qualidade.SE o recuperador rachar...qual é o problema?Se o aço derreter qual o problema?SE...SE...
    Ã curva para o sotão será de 45 maximo 90º.A Curva para o chão começara com 180 seguida de 90.É diferente.
    As valvulas a que me refiro são para escape de ar em sobreaquecimento.A valvula que conhece é chamada de estabilizador de tiragem.será?
    O que aquece não é so ser ar quente.Tem a ver com quantidade de renovações..
    Fala do Algarve em casas de fim de semana...eu falo de casas permanentes onde os recuperadores trabalham muitas vezes 24 sobre 24 horas com temperaturas exteriores de -2 e maximas de 7/8º.Você conhece?O Algarve é verão...
    Mais um se:e se a casa não tiver sotão?Claro que as casas no Algarve na maior parte não tem sotão....são casas de clima quente.Neste momento eu devo ter no exterior 10º.Você deve ter 22º.Está na praia?Claro que me vai dizer que tem muito trabalho a aturar clientes que foram mal servidos por maus instaladores..etc,etc.
    Claro que se..se... naõ tiver sotão tera que ter um tecto falso ou como muitos instaladores se não vai de uma maneira vai de outra...PELO CHÃO.Ate compreendo mas vir aqui dizer que é a melhor opção tecnica...valha-me Deus.Factos são factos.É dos livros(por favor não me venha dizer que os livros estão errados e que conhece alguem que leu livros e que não entende nada...porque até fez tal coisa feia etc.etc.
    Mas como eu sei que você quer é uma discussão,que adora,eu cá estarei..
    Atentamente
    Goldoc
    Você como fundamentalista da lão de rocha tinha que falar dela e dos produtos chineses.Creio que será de outro topico,
  9.  # 89

    Aproveitando o calor da discussão:

    Deve-se usar ou não lã de rocha?

    E melhor qualidade/preço nos recuperadores?


    Antecipadamente grato!
  10.  # 90

    Bem se fosse com diz…
    Nas canalizações de agua só podíamos fazer curvas a 45 graus e nunca duas de 90….

    O ar a e agua curva na boa… Com um anemómetro estou farto de fazer testes, e olhe que bem dimensionado pouco ou nada se nota.

    Em relação a derreter ou não o recuperador, eu só queria dizer que nesse caso não há perigo para as pessoas Topou ?

    Agora o bom material não derrete nem em se ficar em Brasa.

    Por outro lado se falta a luz não vamos abrir as goelas ao recuperador pois não ?

    E se vamos ao cimena tb não o vamos deixar na sua combustão máxima pois não ?

    Em relação as válvulas as que chama estabilizador (e eu desestabilizador) de tiragem já arranquei algumas.

    As que refere devem ser umas que em caso de fumos na conduta abrem, essas eu nunca toquei numa a não ser em feiras se é que as vi.

    Para eu conhecer só mesmo aplicando ou vendo aplicado, sou como são Tomé.

    Em relação ás tubagens de distribuição de ar a melhor opção para mim são:

    1º - Pelo caminho mais curto.
    2º - Colocadas de modo e podermos fechar ou abrir as grelhas com facilidade, em especial no quartos pouco usados.

    Agora se é por baixo ou por cima, para mim é igual, pois adoro ventiladores potentes.

    Agora quem não quiser ouvir o barulho do ventilador bem, ai tem que colocar as condutas por cima.

    O amigo é que diz que pelo chão não presta, eu digo que tanto faz.

    Agora por causa desses livros que alguns lêem eu já vim um instalador que veio ao Algarve colocar numa casa comdutas pelo chão do piso superior e depois subir para os tectos desse mesmo piso topa ? Esse instalador era talvez o maior de Portugal ah ah ah

    Nem tenho problemas em dizer o “especilista” vindo de França foi da casa “Arte Fogo”

    E o dono da casa onde até esse trabalho de m* até acabou por ser agente dele aqui no Algarve e gabava o recuperador que tinha em casa, que nunca usava pois nem a sala aquecia.

    Você nem imagina o que eu já vi.

    E sabem quem é o culpado disto tudo ? são os fabricantes que hoje já nem querem saber quem instala os seu produtos.

    E os criminosos dos fabricantes só dizem isto:

    -Elementos susceptíveis de provocar perigo: De acordo com o anexo I da Directiva 67/548/CEE
    No caso de manuseamento sem equipamento de protecção adequado pode causar irritações em contacto com a pele.


    Só isso ? então e os pulmões ? E as novas directivas de 1098 que estão na gaveta por causa dos grandes interesses económicos

    Mas vamos esperar.
    Podemos ler aqui na página 4 deste encontro na organização mundial de saúde em 31 de Janeiro de 2006
    Afinal todos sabem que é um produto canrerisno, não sou eu que o digo

    http://www.crisotilabrasil.org.br/site/pesquisas/_pdf/34.pdf

    Este workshop estabeleceu uma estrutura para a avaliação de periculosidade,
    cuja base se assenta em: dados epidemiológicos (ou seja, se há dados suficientes para determinar a
    carcinogenicidade); dados in vivo de animais (ou seja, se há indicação de carcinogenicidade ou
    fibrose pulmonar); informação sobre mecanicidade (ou seja, se existem indicadores cruciais da
    existência de carcinogenicidade, como, por exemplo, resultados positivos para genotoxicidade nos
    testes in vitro); e dados físico-químicos e de biopersistência, como determinantes de dose no sítio
    alvo e possíveis indicadores do potencial carcinogênico. Os parágrafos seguintes trazem as
    conclusões do workshop sobre cada um destes fatores.


    Atentamente

    Jorge Santos
  11.  # 91

    O Amigo Jorge lá continua com evasivas...porque será que as condutas pelo sotão não fazem barulho?Você o diz...bom já temos a resposta o ventilador não esta em esforço.Ou não será?Na agua é o mesmo...qualquer canalizador coloca quando pode curvas a 45 em vez de 90º.
    Eu naõ quero saber da Arte e Fogo,nem me quero pronunciar sobre o seu trabalho.
    Percebi de qualquer forma a verdadeira razão dos tubos andarem pelo chão.Mas mesmo pelo chão ha muitas maneiras de fazer a distribuição.O Jorge já viu muitas coisas.Pois eu tambem.Não sei é se o seu exercito é maior que o meu...Eu sei que o Algarve lhe tem dado uma grande experiencia.
    Essa instalação nem merece comentarios...acho ate que quem a fez, inventou...não deve estar em livro nenhum...
    E para rematar "a culpa é dos fabricantes".Isto é, nunca é dos instaladores?dos inventores?Dos clientes que assim o exigem e certos instaladores são "sensiveis às exigencias".Pois por vezes a fome é cega.
    Lá vem você com a lã de rocha.Está mortinho por umas farpas..não?Eu não sou fabricante de recuperadores nem de lã de rocha.Mas saiba uma coisa:qualquer instalador pode de repente ser um excelente instalador...naõ aplica lã de rocha...na sua ideia passa a pertencer ao clube dos bons.Verdade?Não é assim amigo Jorge...não pode reduzir tudo a isso.Um bom e correcto instalador tem que ser franco.Por exemplo se a casa naõ tem sotão diz humildemente:O ideal seria passar os tubos pelo sotão mas como não existe(estamos no Algarve)há um plano B que é passar pelo chão que tambem funciona desde que haja os devidos cuidados(dimensionamento)e não só.Tem que se falar a verdade.Primeiro o cliente e depois a VENDA EM SI.Não concorda?
    Se quiser continuar,cá estarei.Você sabe disso.
    Atentamente
    Goldoc
  12.  # 92

    Bem, essa do esforço tem mais que se lhe diga, cada caso é um caso e se me disser que quando temos um sotão pode ficar melhor por cima, com um tuba mais largo e mto bem isolado tudo bem, eu nunca diz o contrario pois não ? Agora na maioria dos casos os sotãos são aproveitados e não dá para fazer isso. Mas se eu poder escolher o caminho mais curto é o que faria e não tinha medo de descer 90 graus...
    Quanto à lã de rocha deve saber tão bem como eu os crimes que por aí se praticam por muitos instaladores.
    Sabe porque o fazem ? Porque estão verdadeiramente convencidos que a lã de rocha é inofensiva.

    Por culpa dos fabricantes.

    Farto-me de ver pá de lã de rocha a sair pelos os projectores, não é só nas lareiras.

    É repugnante ver maus trabalhos com lã de rocha.

    Quem estiver ilucidado sobre os perigos da lã de rocha aplica-a com as devida precauções e nada mais.

    A lã de rocha a ser usada tem que ser sempre bem colocada e nada mais.

    A lã de rocha bem colocada pode ser um bom produto, até mesmo em tectos falsos e útil em alguns casos na instalação de recuperadores, desde que o pó não se liberte.

    A lã de rocha não deve ser banida mas sim usado com cuidado por isso não percebo esse sua do clube do bons e dos maus, deve ter aviso uma má interpretação sua nalguma coisa que eu escrevi.

    Atentemante
    Jorge Sanstos
  13.  # 93

    100% de acordo com o meu amigo.
    Um abraço
  14.  # 94

    fogomontanha ou stuv?
    qual é o melhor?
    abraço
  15.  # 95

    A pergunta feita assim não será facil de responder.Estamos a falar em geral ou concretamente de cassetes que são o tipo de produtos passiveis de comparação?Se sim eu pessoalmente considero dois excelentes aparelhos.No entanto,fogo montanha possui a melhor relação qualidade preço, para alem de uma mais alargada gama de "cassetes".
  16.  # 96

    obrigado pela opiniao!
    o que me tinham dito é que a qualidade é muito boa em ambos, mas que em termos de valores, o fogo montanha era mais em conta.

    hoje fui a loja megalareiras e tem la uma marca portuguesa que dizem ser boa e que os preços sao bem mais em conta.
    penso que a marca seja chama (www.chama.com.pt)
    alguem conhece?

    abraço a todos
  17.  # 97

    A Chama tem uns modelos novos que são bonitos sem duvida, tal como os da fogo montanha que tb tem uns modelos bons e bonitos, que não têm nada a ver com os horrorosos modelos antigos ( mais de 10 anos) de ambas as marcas.
    Hoje todos mudaram. Pelo que sei nos da fogo montanha pode parar os ventiladores e nos da Chama não. Mas como têm ambos os motores silenciosos nem precisa desligar os ventiladores a não ser que só queira escutar o crepitar do fogo ou os passarinhos :-)
    Aí no Porto tem a Fogo Montanha tb na Ricalor.com que é uma casa bem antiga.

    Seja como for tem que ver o preço no total da instalação e não apenas do recuperador e a minha opinião é ! Se possível compre fabricado em Portugal ! E compra onde lhe derem assistência.
  18.  # 98

    ola novamente!
    eu vou fazer umas pequenas obras em casa e, quem vai tratar das obras disse que tambem monta recuperadores de calor.
    contudo, é melhor ser o vendedor do recuperador de calor a montar o mesmo e a fazer a pequena obra a criar a parede do recuperador de calor ou pode ser o empreiteiro a montar todo o sistema? e assim na loja compro apenas o recuperador.
    sinceramente, gostei muito do chama. parece bom material, é esteticamente agradavel e tem um preço muito em conta!
    abraço a todos
  19.  # 99

    novamente...
    ja viram o catalogo do leroy merlin, relativo a aquecimento?
    tem la muitos recuperadores de calor.
    e os preços não sao por ai alem!!
    mas tambem nao dizem que marca sao!!
    ha opinioes sobre os mesmos?
    abraço
  20.  # 100

    Pois o mais barato é escolher um de 500 € com ventiladores e depois instalado pelo pedreiro.
    Mas garantia dá quem ?
    Se for uma pessoa desenrascada tudo bem, qq coisa que haja resolverá na boa.

    Mas faça um teste tente ligar dizendo que leh comprou um recuperador e que a conduta de fumos furou ou que o fumo saí para fora, ou que um ventilador não trabalha. Depois logo nos diz que responderam :-)
    Uma amiga minha comprou um nessa casa, depois queria que eu fosse mudar o motor que tinha vindo queimado.... Ainda o ferro rachava porque era de má qualidade e o culpado ainda era eu.
    Bem mas tb há quem compre em casas da especialidade e enfie barrentos bem grandes.

    Quanto às marcas têm boas e más, mas as boas são caras em todo o lado, lá podem custar menos 10 % Mas se chegar ao pé de uma loja e disser assim:

    Eu quero um recuperador por menos 10% e pago já em dinheiro ou multibanco e levo-o ás costas e nunca mais me vê... Aposto que qq um lhe tira os mesmos 10%.

    Agora a maioria quer pagar menos, e depois que o vendedor perca dias para receber o seu dinheiro, que veja se está tudo bem, e que dê as garantias todas ... Hora isso saí mais caro e aí tem que pagar mais obviamente.

    Por acaso estive a ler o catalogo deles na parte de isolamento onde refere uma película de aluminio que isola e tudo. Será que não é proibido aldrabar ? Chamar alumino a plástico revela logo o que valem.

    Chama ou fogo montanha não encontra lá com certeza.
 
0.0286 seg. NEW