Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

    Colocado por: pguilhermeOra, por cá, o DO fazer a gestão é uma consequência da nossa realidade e não a sua causa. É importante esta distinção.


    Exactamente.
    Mas com o tempo, passa a ser a tal pescadinha de rabo na boca. A distinção de causa-consequência tende a desvanecer-se...
  2.  # 922

    Colocado por: rjmsilva

    Antigamente com os preços estáveis era fácil, ia-se a 3 ou 4 casas, com a lista dos materiais, pedia-se preço, comparava-se e ficava acertado para a duração da obra, hoje em dia diria que é impossível.
    Entao como fazem? É que nao me parece que os vendedores tenham paciência para tanto orçamento de tijolos
  3.  # 923

    Colocado por: N Miguel OliveiraRepare, lá o Projectista/Gestor até nem era tão "alinhado" com o cliente como cá.
    O gestor precisava de "alimentar" a boa cooperação com o empreiteiro também.
    Porque este ao fim ao cabo terminará por ser um parceiro de viagem ao longo dos anos.

    Como em tempos descreveu, o projectista e empreiteiro acabam por trabalhar de forma recorrente e na mesma zona. Ora, há um nome a manter, o que ajuda a aligeirar a coisa.
    Mas sem dúvida, aí o projectista posiciona-se de forma diferente, de forma que mais mais sentido o discurso de "faz parte da mesma equipa" :)

    Colocado por: N Miguel OliveiraVer DO a gerir a mim dá-me comichão

    O que entende por gestão? Está a pensar que o DO estipule e verifique o trabalho individual de cada um? Ou escolher técnicas, timings de operação, etc? Nada disso.

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas percebo que em PT, às vezes é a melhor solução.

    Infelizmente isto é verdade.

    Colocado por: N Miguel OliveiraSó não concordo com esta visão polarizada de que isso fosse uma verdade absoluta, e que todos são gatunos e oportunistas mas o que eu faço é sempre perfeito e sensato.

    Por aqui ainda não li esse absolutismo. Tenho sempre dito que não é para todos. Nem uma gestão muito macro, nem sequer o acto de construir.
    Também sempre referi que nem todos são gatunos e oportunistas, apenas que por aqui se encontram muitos.
  4.  # 924

    Colocado por: pguilhermepouco diferente do que descreve.


    Sim, e também aceito que tampouco é justo comparar Portugal ao sistema Helvético quando há factores diversos na base da comparação.
    Geralmente não têm a "necessidade" que temos por cá...
      UE.jpg
  5.  # 925

    Miguel

    há casos de aumentos generalizados, ou seja o total de uma empreitada desde o começo da pandemia até agora de mais de 50%, ou por isto ou por aquilo, presume-se que todas as parcelas que compoem a empreitada, materiais diversos, mão de obra etc... tiveram este aumento de 50% ??
    no caso do topico, o ferro aumentou neste periodo 50% ? o betão idem ?
    Concordam com este comentário: Troino, RUIOLI
  6.  # 926

    Colocado por: marco1há casos de aumentos generalizados,


    Precisamente. Nem nesse assunto toquei.
    Os meus comentários surgiram precisamente no sentido que apaziguar a visão geral que não há gente honesta, que todos são uns oportunistas, etc etc... ao passo que lia que gerir é fácil e que qualquer um faz...

    No final, tendo a concordar com as intervenções do user zedasilva e a discordar deste tipo de abordagem:

    Colocado por: NostradamusNao seria a primeira nem será a ultima vez que faço isso. Nao é para quem quer uma casa em 2 anos.

    Mas é perfeitamente exequível. Entao com mapa de quantidades, até o padeiro da esquina encomenda o material.

    O tempo que o típicouserdeste fórum "perde" aqui, é o tempo de mandar meia dúzia de mails a fornecedores.

    Actualmente muitos já fazem isso para os caixilhos, cozinhas, carpintarias. Façam o mesmo para o tijolo, cimento, ferro, ladrilhos etc.


    Se sou eu que faço é tudo perfeito. Se outro o faz é caro.

    No final, reitero que na minha zona os aumentos globais andam pelos 10%, 15% talvez. Apesar de certas especialidades terem sofrido aumentos brutais de facto. Toca "repartir o mal pelas aldeias" para que o sector não vá ao charco. "Muitos cincos e poucos dez". Repensar, ponderar melhor, ter planos de contenção, Planos B, C e D e não dar passos em falso...
    Se em Lisboa a situação é outra, é uma pena. Que querem que lhes diga? Abram empresas de construção, incentivem os filhos a trabalhar nas obras, abram a porta à imigração, formem os trabalhadores, cuidem-nos, paguem mais, sejam honestos, tratem os clientes como queriam ser tratados... ou não construam de todo. Se não há casas, procurem outros sítios. O que vive Lisboa é o que viveu e vive qualquer outra capital/cidade europeia ao longo de décadas e décadas. Nada de novo. Conquistem o interior...

    Estamos sempre a debater o problema de base, há pouca mão de obra (seja na obra, ou na mina). O ensino incentiva ao país dos doutores. Há muito desperdício, há pouca eficiência, há muito xico esperto, e poucos a querer sujar as mãos. Vivemos a crédito, importamos demasiado. Muito intermediário. Dependentes do carro para tudo, do gasóleo, etc etc... Tudo influência.

    Construir casa própria é um gasto. Construir para vender é um investimento. Talvez se construíssemos de um modo mais desapegado, mais estandardizado, a coisa funcionasse melhor. Mais racionais e menos emotivos.
  7.  # 927

    Repitam comigo, especulação, especulação, especulação.
  8.  # 928

    Colocado por: TroinoRepitam comigo, especulação, especulação, especulação.
    E qual é a solução, solução, solução?
  9.  # 929

    Colocado por: N Miguel OliveiraAbram empresas de construção, incentivem os filhos a trabalhar nas obras, abram a porta à imigração

    Tudo bem. Mas isso não invalida o facto de a realidade actual ser a que é. Não precisa ficar incomodado por isso e sobretudo, ficar indignado quando a população em geral "aponta o dedo" a comportamentos óbvios e repetitivos.

    Concordamos que o sistema podia e devia ser melhor. Mas tem que reconhecer que a realidade não é tão cor de rosa como N Miguel Oliveira gostaria.

    Colocado por: N Miguel OliveiraTalvez se construíssemos de um modo mais desapegado, mais estandardizado, a coisa funcionasse melhor. Mais racionais e menos emotivos.

    Completamente de acordo. É tão comum o DO encarar a casa como parte da sua identidade e assim perder-se a tentar ir a todas, sem manter os olhos no cômputo geral.

    Colocado por: DR1982E qual é a solução, solução, solução?

    Onde é que está a sentir dificuldades?
  10.  # 930

    Colocado por: DR1982Entao como fazem? É que nao me parece que os vendedores tenham paciência para tanto orçamento de tijolos


    Não faço ideia, só ando aqui para ver a barraca a arder e a banda a tocar.
  11.  # 931

    Colocado por: TroinoRepitam comigo, especulação, especulação, especulação.


    Você nem sabe o que é especulação.
  12.  # 932

    Colocado por: pguilhermeOnde é que está a sentir dificuldades?
    Eu pra ja ainda nao estou a sentir dificuldades em nada, porque nao pedi orçamentos em concreto.
    Mas pelo Preço atual do ferro , aluminio e madeira nao se pode esperar nada de bom.
    Ja ha quem fale de orçamentos de caixilharia a 800€m2 por isso...
  13.  # 933

    Colocado por: pguilhermeMas tem que reconhecer que a realidade não é tão cor de rosa como N Miguel Oliveira gostaria.

    Creio que gostaríamos todos. Como lhe disse, por cá não tenho tido queixa alguma dalgum empreiteiro no cenário que se pinta por aí. Ou pelo menos a malta não se chora tanto. Mas também alerto para que não se ponham a jeito e façam a sua parte pelo menos... e também porque geralmente a malta percebe minimamente alguma coisinha de como a coisa funciona.

    Colocado por: pguilhermeNão precisa ficar incomodado por isso e sobretudo, ficar indignado quando a população em geral "aponta o dedo" a comportamentos óbvios e repetitivos.

    De novo, fico incomodado é quando vejo "palas nos olhos" seja dum DO ou empreiteiro. A população em geral está longe de ser Lisboa e muito menos este Fórum.

    Colocado por: pguilhermeMas isso não invalida o facto de a realidade actual ser a que é.

    Certo, mas também cansa ver fazerem sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes.
    Como disse, cada player deve pensar o que pode melhorar... Apontar o dedo ou arranjar desculpas só serve para perder tempo a meu ver. Mas se acham que solução é mandar emails e telefonemas do "arregaçar as mangas", ok... continuem lá com isso :)
  14.  # 934

    Agora diz isto
    Colocado por: N Miguel OliveiraApontar o dedo ou arranjar desculpas só serve para perder tempo a meu ver.


    Mas há pouco era isto
    Colocado por: N Miguel OliveiraSó não concordo com esta visão polarizada de que isso fosse uma verdade absoluta, e que todos são gatunos e oportunistas mas o que eu faço é sempre perfeito e sensato.

    Colocado por: N Miguel OliveiraEste é o grande problema da construção a meu ver. Esta malta das obras é sempre tratada de forma depreciativa e é inferiorizada.


    Então em que ficamos? A forma como a "malta das obras" é vista/tratada é um "grande problema da construção"? Ou é algo inconsequente, que mal merece o tempo que se perde a chatear com isso? :)

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas se acham que solução é mandar emails e telefonemas do "arregaçar as mangas", ok... continuem lá com isso :)

    Não percebi o que quis dizer com isto.
    Estará a sugerir que o DO se deve entregar à seriedade de um qualquer empreiteiro? Que um DO é totalmente incapaz de gerir a brincadeira que é construir uma pequena moradia? Impossível conseguir poupar algum dinheiro ou obter um melhor resultado do que se entregar tudo a um chave-na-mão?

    Ainda há pouco se falou que há aqui muita malta tenta tornar alguns assuntos místicos, numa aura de tremenda complexidade e cheia de segredos. O arquitecto tb faz gestão de obras, cá em PT? :)
  15.  # 935

    Colocado por: pguilhermeEstará a sugerir que

    Eu não estou a sugerir nada. Tento é perceber porque é que Lisboa é diferente da realidade que conheço aqui.
    Mais que apontar o dedo, deviam era concentrar-se em arranjar solução em vez de tanta choradeira.

    Colocado por: pguilhermeé um "grande problema da construção"?

    O grande problema é que não há omoletes sem ovos. Há falta de mão de obra. Recrutem e formem melhor a pouca que há.
    Tudo começa pelo ensino e pela sociedade. O mal é que não estamos habituados a planos a largo prazo. Queremos resultado imediato em tudo. Agora se a "sociedade" trata certas profissões com duas pedras na mão... também não é de estranhar o oportunismo nalguns casos.

    Colocado por: pguilhermeAinda há pouco se falou que há aqui muita malta tenta tornar alguns assuntos místicos, numa aura de tremenda complexidade e cheia de segredos. O arquitecto tb faz gestão de obras, cá em PT? :)

    Pois, eu não sei o que prefere, ver a coisa como simplista e que cada um faz já se viu que tampouco resulta bem por aí.
    Quanto à gestão, depende, prefiro concentrar-me naquilo que mais gosto e onde me sinto mais útil, no projecto em sí. Mas sim, já cheguei a fazê-lo a tempo inteiro tanto em PT como por outras paragens... e por isso mesmo acho que não se trata de mistificar aquilo que a seu ver é simples e sem segredos. Simplesmente não partilho da ligeireza com que se tratam certos temas. Nas obras há que ser pragmático (ser germânico!), ver a obra com certo distanciamento mas com noção da realidade e do mercado, coisa que nem sempre encontro por cá (por comparação PT-CH por exemplo), e pelos vistos ainda menos por aí. Há sempre muita emoção no ar :)
  16.  # 936

    Colocado por: pguilhermeAgora diz isto


    Colocado por: pguilhermeMas há pouco era isto


    É a mesma coisa, não sei que diferenças viu.
  17.  # 937

    Colocado por: pedrorainhoNão é ironia, as famílias já tiveram o subsídio chama-se Euribor negativa durante uns anos e mais recentemente moratórias, o próximo subsídio será os bancos aumentarem os juros e as famílias receberem novamente dinheiro de juros pago pelo banco, como aconteceu até à uns anos. Ainda quer mais subsídios e depois quem os vai pagar?
    Depois dos bancos subirem os juros vão baixar as comissões que entretanto criaram para compensar, ou vão manter tudo e enganar os tolinhos dos clientes?
  18.  # 938

    Colocado por: HAL_9000Depois dos bancos subirem os juros vão baixar as comissões que entretanto criaram para compensar, ou vão manter tudo e enganar os tolinhos dos clientes?

    Os bancos não enganam ninguém. O cliente é que se quiser crédito, tem de se sujeitar. Mas pode sempre comprar a pronto :)

    Mas importante é: alguém comprou ferro recentemente? Preços?
  19.  # 939

    Colocado por: HAL_9000Depois dos bancos subirem os juros vão baixar as comissões que entretanto criaram para compensar, ou vão manter tudo e enganar os tolinhos dos clientes?
    duvido q larguem a galinha q lhes dá os ovinhos dourados, antigamente notava-se concorrência, agora uns seguem os outros quando é para subir.
  20.  # 940

    Mudando se assunto Euribor de ontem -0.165% a continuar assim mais 1 ou 2 mesitos e vira positiva. E depois já estou como o Vítor bento espero que quem tenha pedido crédito tenha feito as continhas todas para quando os juros subirem. Minha espectativa até aí fim do ano entre 0.5 e 1 próximo ano entre 1 e 2 vamos ver se me engano muito ou pouco...
 
0.0324 seg. NEW