Colocado por: ferreiraj125Agora, quem compra por 150k e passados 2 anos vende a 200k sem sequer fazer obras, porque há de ganhar 50k sem ter criado riqueza alguma?
Colocado por: ferreiraj125Porque havemos de incentivar o lucro de alguém que a unica coisa que fez foi privar os outros de um bem essencil durante dois anos?
Colocado por: pguilhermeÉ bem diferente?
Está a referir-se ao facto de 50% do lucro da venda do imóvel estar sujeito à tributação de mais valias?
Colocado por: pguilhermeQuanto ao resto, não é uma questão de ser mais ou menos louvável. Mas sim os estímulos e travões que se pretendem dar para modelar os mercados.
Colocado por: ibytA mensagem por parte do estado é clara: dediquem-se mais à compra e venda de imóveis.
Mas será que sociedade ganha com o reforço desta actividade?
Colocado por: ibytSe todas as fontes de rendimento legais são igualmente louváveis, então porque é que o imposto é diferente?
Um funcionário de uma qualquer empresa que tenha rendimentos de €100000 por ano faz um trabalho mais ou menos útil para a sociedade do que alguém que tenha os mesmos rendimentos através da compra e venda de imóveis? É que o imposto que pagam é radicalmente diferente!
Colocado por: pguilhermeO que faria para os particulares que meramente trocam de HPP?
Colocado por: pguilhermeE para os investidores? Usurpar todo o lucro que possam realizar? Com que finalidade? Meramente acalmar a actividade? Ou alocar esse capital em algo merecedor? No quê?
Colocado por: ibytquando todo o dinheiro que resulta da venda da HPP é usado na compra de uma nova HPP, não há pagamento de imposto sobre as mais valias (quando os limites temporais são respeitados).
Colocado por: ibytQual é o contributo para a sociedade que merece tratamento especial por parte de quem compra um imóvel, não o melhora de forma nenhuma e o vende por um valor superior? Não deviamos retirar os incentivos a esta actividade?
Já a recuperação de imóveis parece merecer tratamento especial.
Colocado por: ibytPretendo perceber o porquê do tratamento especial das mais-valias em relação ao rendimento do trabalho.
Colocado por: ibytQuando falo de um contributo para a sociedade este é sempre relativo aos rendimentos do trabalho: se a contribuição é maior ou menor.
Colocado por: pguilherme
Para não falar do IMT+IS que torna estes casos mais raros.
Colocado por: DomJá se começam a realizar CPCV's em planta com a clausula de poder vender diretamente ao cliente final sem passar o imóvel para o nome do investidor de modo a evitar impostos.
Colocado por: DomJá se começam a realizar CPCV's em planta com a clausula de poder vender diretamente ao cliente final sem passar o imóvel para o nome do investidor de modo a evitar impostos.
Colocado por: pguilhermeNo CPCV (promessa) não existe ainda transmissão de propriedade, logo não é obrigatório qualquer IMT.
Colocado por: ibytdepois de assinado o CPCV, o IMT é devido no momento em que o promitente adquirente tome posse ou comece a usufruir do imóvel e este não seja para HPP.
Colocado por: ibytO IMT também é devido em inúmeros casos em que ainda não existiu a transmissão de propriedade.
Colocado por: pguilhermeRecorrendo ao código do IMT, indique-me pf o artigo que desprova as minhas afirmações.