Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quero emparcelar dois terrenos que confrontam (um rustico e um urbano) e terei que mudar um deles de urbano para rustico para isso acontecer. Depois de mudar o terreno de urbano para rustico nunca mais o posso mudar para urbano. Quais são as desvantagens desta limitação por favor? (Segundo o PDM posso construir neste local)
  2.  # 2

    Colocado por: Miguel FarinasSegundo o PDM posso construir neste local)

    Então terá de passar o rustico a urbano. e emparcela ambos os predios.
  3.  # 3

    Obrigado pedro vamos investigar essa possibilidade, mas as finanças somente me colocaram a possibilidade de passar o urbano para rustico e assustaram-me com o facto que devido ao emparcelamento terá que ir a DGT que me perece ser um processo demorado.
  4.  # 4

    É possível passar de urbano para rustico? Pensava que era apenas possível o inverso
  5.  # 5

    Reexplico o meu caso:
    Terreno A tem índice de construção de 5% e é urbano nas Financas e CRP, terreno B não tem índice de construção e é rustico nas Finanças e CRP. Objetivo é juntar os dois e que o índice de construção se aplique a área total de modo a conseguir construir uma casa mais grande.
    Objetivo emparcelar. Primeira visita ás Finanças e a resposta que me deram foi temos de mudar o urbano para rustico e depois segue para a DGT. Mas depois não pode voltar a ser urbano! Qual é a desvantagem disto? Porque ao limite posso construir se o PDM deixar e o terreno depois de emparcelado pode ser rustico! Estou um pouco perdido.
  6.  # 6

    Colocado por: Miguel Farinasmas as finanças somente me colocaram a possibilidade de passar o urbano
    melhor, assim paga menos IMI
  7.  # 7

    Colocado por: Miguel FarinasMas depois não pode voltar a ser urbano!
    claro que pode. se lá construir passa para urbano obrigatóriamewnte
  8.  # 8

    Colocado por: Miguel FarinasEstou um pouco perdido.
    isso de urbano/rustico nao impede de lá construir. a diferença é nas finanças. os predios urbanos pagam mais IMI que os rusticos.
    depois para construir só conta o que diz o PDM.
  9.  # 9

    Colocado por: Miguel FarinasObjetivo é juntar os dois e que o índice de construção se aplique a área total de modo a conseguir construir uma casa mais grande.

    Não é "mais grande", é "maior" ;)

    Relativamente aos indices, é aplicável à area de terreno que estiver dentor do zonamento que permite esses mesmo 5%.
    Ou seja tem um terreno com 1000m2, mas somente 100m2 estão em area urbanizavel a 5%. ou seja pode construir 5m2.

    Boa sorte com isso. Estes assuntos tem muitas nuances, pague uma consulta a um arquitecto particular, ou marque uma reunião com o arqutiecto da camara, por forma a saber mais sobre o potencial de construção e outros detalhes.
    Não ligue ás finanças...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 10

    Obrigado a todos. Neste caso a % é aplicável a toda a área pois este é de Transição e está confirmado pelo pedido de informação prévia da Camara Municipal local. Já pedi reunião com o chefe dos arquitetos da Camara.
    Continuo com uma nuvem negra: sendo os terrenos rústicos e com necessidade de emparcelamento a questão de o tema ter que ser enviado para a DGT por parte das Finanças perturba-me pois tenho a impressão que vai demorar bastante tempo. Alguém tem experiencia com este tipo de questões ou já lidou com a DGT com um tema parecido?
    Obrigado de antemão.
 
0.0115 seg. NEW