Colocado por: ricardo.rodriguesIsso deve ser um contacto "seco", só para dar sinal à BC, não para passar energia.
A BC, recebendo esse sinal, ativa um segundo par de set-points de temperatura, certo?
O melhor para controlar esse sinal, não será será ligar ao inversor, mas sim a um medidor inteligente (pinça colocada no quadro), isto porque só lhe interessa arrancar a BC se houver um excesso de capacidade de produção significativo (tipo, pelo menos uns 400w de excedente no momento).
Colocado por: hangasPode usar um shelly 1 para mandar esse sinal, e configura um cenário com base na leitura do shelly EM.
O próprio EM também tem um contacto para activar um contactor com base em regras. Talvez consiga fazer o mesmo efeito por aí directamente.
Colocado por: hangasactivar a resistência
Colocado por: ricardo.rodriguesPelo manual, apenas força a bomba a trabalhar quando há produção elétrica, até ao máximo de 62º. O máximo de temperatura programável para a bomba sem este programa é 55º
Colocado por: hangas
Interessante. Então quer dizer que isso é exclusivamente em modo BC, mas como é menos eficiente nesse range dos 55ºC para cima só é ativado nesse cenário.
Tinha ideia que esse boost era sempre com apoio da resistencia..
Já agora, qual a marca/modelo?
Não sei se é uma funcionalidade comum, mas é uma feature em que tenho todo o interesse.
Colocado por: RicardoPortoÉ apenas sinal.. liga outro programa na bomba
Colocado por: hangasIsso assume que o inversor tem essa saída que activa numa dada condição, que poderá ser excedente ou apenas produção conforme a informação que o inversor tiver.
Esse circuito pode muito bem ser um contactor na BC para activar a resistência. Mas o que quer que seja parece activar com fase e neutro a 220v
Colocado por: callinasgasto a mesma energia a fazer AQS pela resistência ou pela BC.ter em atenção que a resistência somente aquece 1/3 do acumulador enquanto que a bomba aquece a totalidade do deposito, afinal 497litros de água ainda é qualquer coisa.
Colocado por: callinastem resistência elétrica