Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    porquê que diz que a solução da arquitecta fica cara exactamente. É a área de construção? É o formato da casa? é o quê para perceber?
    uma coisa que deixei bem explicito na reunião inicial é que quero construir uma casa de família para o resto da vida e não quero entrar em loucuras algarvias de preços de 2000€/m2. Acho que uma pessoa experiente e profissional consegue somar 2 + 2 e perceber a mensagem que lhe foi transmitida.
    Obviamente que estas propostas são tudo menos "casa tipo familiar para toda a vida" que pretendo e nesta fase nem estou preocupado com valores. Só quero mesmo ver algo que nos satisfaça e encha as medidas.
  2.  # 102

    Quando for a pedir orçamento para a casa proposta pela sua arquitecta, dá-lhe um ataque cardíaco a ver os valores.
    A sua esposa gosta da arquitecta, porque as mulheres gostam desse tipo de linhas e caixinhas.
    A casa pode ser terrea simples e ainda ter cave. Mas a arquitecta nao ouviu o que disse. Ela desenhou a casa para agradar à sua esposa e nao a si.
    • pjovp
    • 9 abril 2022 editado

     # 103

    Não é bem assim. A minha esposa tb não está nada de acordo com a proposta nem nunca disse que estava. Neste aspecto até estamos em sintonia. Em termos de arquitectura, o nosso grande desacordo é que eu quero uma casa com telhado e ela quer sem.
    Em termos de profissional responsável pelo projecto, o que ela não quer é aceitar a ideia de mudarmos de arquitecto e com isto perdermos também os valores já entregue.
    Mas, ainda não me conseguiu explicar qual o motivo que tamanho encarecimento desta proposta?
  3.  # 104

    Uma casa nesse terreno com cave dificilmente nao fica manhosa
    • pjovp
    • 9 abril 2022 editado

     # 105

    Colocado por: DR1982Uma casa nesse terreno com cave dificilmente nao fica manhosa


    Não necessariamente :)
    https://ibb.co/Wpb0d2m
  4.  # 106

    Colocado por: SirruperTem o Pedro Barradas lá perto. Ate vai de bike.

    Poderia ter sido...Mas não estaríamos em sintonia...
  5.  # 107

    Pois nesse tipo de casa sim, eu como prefiro casas que tenham relação direta com o exterior é que imaginei outra coisa quando falava em cave
  6.  # 108

    Eu, cá para mim, esse terreno mercia que a casa fosse dada ao exterior.

    Não faria cave, e deixava o acesso automóvel em cima, ao nível a rua a norte.

    Em vez de andar com meios pisos, assumia o desnível. Em cima, ao lado da garagem ficaria um escritório, ou a suite do casal, se quer mesmo desfrutar da vista. Com mais privacidade.

    O resto da casa ficava tudo em baixo, aberta ao terreno.

    Esse rooftop é desnecessário. O espaço para desfrutar deve ficar num espaço junto ao terreno a sul.

    Idealmente, tentava arranjar uma espécie de rampa em curva/percurso pedonal para ligar os dois níveis lateralmente, sem ser muito inclinado.

    A principal desvantagem é o sobe e desce para trazer as compras do mês... Não sei se daria para amenizar com algum tipo de montacargas/elevador para a ligar à despensa.
    Concordam com este comentário: dmatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp
  7.  # 109

    A cota de implantação sugerida pela arquiteta nem parece mal, a terra que dai de tras enche a frente e pronto, a casa assenta sem grande imponência
  8.  # 110

    Colocado por: pjovpLamentavelmente é assim que as coisas funcionam,
    olhe que é, as coisas já não são como há 20 anos atrás. tanto trabalha alguém com amiguinhos como alguém sem amiguinhos. Já trabalhei com imensas CM por todo país e estava eu bem lixado se em cada uma delas precisava de amiguinhos. Nunca tive problemas em nenhuma delas por isso. No entanto muita gente ainda vai iludida que isso vale alguma coisa..

    e ainda bem que já não é assim.
    Concordam com este comentário: Sirruper, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 111

    Colocado por: antonylemostanto trabalha alguém com amiguinhos como alguém sem amiguinhos


    Um exemplo meu, um cliente tem um "conhecimento importante" dentro da câmara. A única vantagem que vi nele, é que ele sabe com 1 dia de antecedência aquilo que sairá na plataforma on-line da câmara no dia seguinte. Grande vantagem. Como verifico as plataformas todas quase diariamente... Vai dar ao mesmo.

    Tenho colegas a trabalhar em câmaras que me confirmam que o normal é ainda demorarem mais, porque sabendo que lhe pedem um jeito é porque pode haver algo irregular, então ainda analisam com mais cuidado e exigência pois não estão para se queimar por causa dum favor.

    O mais importante é ler bem a lei e que o projecto a respeite. A partir daí... É ser-se chato e ligar constantemente para a câmara a saber como vai... Isto porque por vezes o proj. pára sem razão, ou houve alguém que se esqueceu de dar seguimento... Etc...

    De resto, cada vez que pego num caso com problemas (denuncias, legalizações, etc)... É porque alguém facilitou outrora. Naquele momento pode ter dado jeito... A consequência vem anos mais tarde. Às vezes termina em demolição...

    Mas a mentalidade não muda. Sempre procuramos atalhos, maneira de passar à frente ou por cima do outro...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 112

    Colocado por: SirruperEla desenhou a casa para agradar à sua esposa e nao a si.
    O que por vezes até é mais importante. Os meus pais construiram a casa ao gosto do meu pai. Ele leva nas orelhas da minha mãe há 25 anos por causa disso... e bem. O importante é o casal chegar a um consenso ao fazer o projecto. É um jogo de compromissos e cedências, dificilmente um estará 100% satisfeito.
  11.  # 113

    Colocado por: pjovpo que ela não quer é aceitar a ideia de mudarmos de arquitecto e com isto perdermos também os valores já entregue.


    E esses valores são quanto % daquilo que irá gastar na casa? Vale a pena mastigar em algo que não os satisfaça?... Para poupar uns trocos?

    Se ainda estão no Estudo Prévio ainda vai bem a tempo.
  12.  # 114

    Colocado por: SirruperA casa pode ser terrea simples e ainda ter cave.


    Se tem cave não é térrea :) É de dois pisos :)
  13.  # 115

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Se tem cave não é térrea :) É de dois pisos :)

    Terrea pelo lado norte.
  14.  # 116

    Colocado por: SirruperTerrea pelo lado norte.


    "de nível"
  15.  # 117

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    "de nível"

    Nivel de cima.
  16.  # 118

    Colocado por: SirruperNivel de cima.


    Por isso. Se tem dois níveis não é térrea :)
    O que você quer dizer é que o piso superior é de nível com a rua.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  17.  # 119

    Colocado por: N Miguel Oliveiradentro da câmara.


    Nuno pelo que me apercebi ao longo do fórum, acho que trabalha em Braga (peço desculpa antecipadamente se estiver em erro e o off topic). Mas poderia dizer-me qt tempo normalmente demora sair a aprovação da arquitectura da câmara de Braga, sem amiguinhos 😁. E outra coisinha um requerimento do quadro sinóptico pedido por email, é coisa para demorar quanto? Muito obrigada
  18.  # 120

    Colocado por: pjovpNão é bem assim. A minha esposa tb não está nada de acordo com a proposta nem nunca disse que estava. Neste aspecto até estamos em sintonia. Em termos de arquitectura, o nosso grande desacordo é que eu quero uma casa com telhado e ela quer sem.
    Em termos de profissional responsável pelo projecto, o que ela não quer é aceitar a ideia de mudarmos de arquitecto e com isto perdermos também os valores já entregue.
    Mas, ainda não me conseguiu explicar qual o motivo que tamanho encarecimento desta proposta?

    Eu faria uma coisa do genero.
    Simples e rectangular.
    Concordam com este comentário: antonylemos
      20220410_123728.jpg
 
0.0181 seg. NEW