Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Numa rápida leitura a alguns posts, verifica-se que várias pessoas necessitam dos serviços de um arquitecto (sobretudo para realizarem o projecto de arquitectura da sua casa).
    Dirijo esta mensagem a essas pessoas:

    Consoante os critérios de cada um, após uma selecção prévia cuidadosa de 4 ateliers de arquitectura (4 como sugestão), porque não convida os mesmos a apresentar um projecto de arquitectura ao nível de um Estudo Prévio simplificado.

    Naturalmente:
    - o júri deverá ser você (embora possa delegar esta tarefa, claro está),
    - deverá ter um documento onde estabelece algumas premissas (que o responsabilizem e salvaguardem), e este documento deverá ser aceite pelos arquitectos:
    - no documento deverá constar a obrigatoriedade de contratar o 1º classificado,
    - num desses critérios deverá ter em conta que não pagará nada aos restantes arquitectos (ou estabeleça um valor ao seu critério para os restantes 3 arquitectos, ex. que cubra as despesas de deslocação ao sítio e material);
    - deverá estipular de partida uns honorários, ou uma base de cálculo dos mesmos;
    - deverá estar estipulado os serviços que se pretendem (como sugestão: deverá ser um projecto completo)
    - deverá ficar claro que não poderá desistir a meio, caso o faça terá que pagar indemnização justa aos 4 (embora quem convide, já esteja seguro da decisão e não deve querer voltar atrás);
    - etc. consoante os seus critérios

    Naturalmente cabe a cada arquitecto, após a recepção do convite, decidir se com as condições estabelecidas, decide concorrer.

    Quem ganha:
    - o cliente pois terá 4 possibilidades de escolha,
    - o arquitecto pois ficará contente pelo seu projecto ter sido o que melhor corresponde ao promotor
    - a arquitectura

    Se é um dos possíveis promotores, presumo que tenha muitas dúvidas em relação aos pontos que deverá enunciar no documento.
    Como ajuda terá sempre a Ordem dos Arquitectos, vários regulamentos espalhados pela internet, bem como todos os comentários construtivos das pessoas deste fórum.

    Um último conselho, deverá ser claro, objectivo e justo.
    Fica a sugestão.

    Atentamente,
    Cláudio Vilarinho

    http://www.claudiovilarinho.com/
  2.  # 2

    É bom que prometa ao vencedor 3 ou 4 vezes o valor normal de um projecto senão não encontra muitos candidatos.

    Cumprimentos

    Nuno Nunes
  3.  # 3

    Colocado por: claudiovilarinho.com
    http://www.claudiovilarinho.com/



    Ó Claudio,

    Não me leve a mal, tanto mais pelo avançado da hora - talvez mo permita

    Mas esse 'mamarracho' faz lembrar um daqueles robô's do WallºE - um filme que ofereci ao meu filho no Natal.

    Bons projectos

    O Troll
  4.  # 4

    Colocado por: O TROLL
    Colocado por: claudiovilarinho.com
    http://www.claudiovilarinho.com/



    Ó Claudio,

    Não me leve a mal, tanto mais pelo avançado da hora - talvez mo permita

    Mas esse 'mamarracho' faz lembrar um daqueles robô's do WallºE - um filme que ofereci ao meu filho no Natal.

    Bons projectos

    O Troll


    Apesar de não gostar da dita "arquitectura moderna", devo dizer que está um projecto muito engraçado.

    Como curiosidade, quanto é que custou só a estrutura da casa?

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  5.  # 5

    Ex.mo Sr. Filipe

    Como se trata de uma obra privada, prefiro não responder à sua pergunta.
    Por sua vez, o tema desta "discussão" nada tem a ver com os projectos de que sou autor.
    Desculpe.

    Atentamente,
    Cláudio Vilarinho

    http://www.claudiovilarinho.com/
  6.  # 6

    Realmente é uma casa especial, eu não apercio, mas tb não sou eu que tenho de gostar mas sim o Claudio, logo os meus parabens pelo o seu projecto e espero que tenha ficado contente, e espero que agora o jardim afrente va corresponder à casa a nivel de arquitectura.
  7.  # 7

    Colocado por: O TROLLÓ Claudio,

    Não me leve a mal, tanto mais pelo avançado da hora - talvez mo permita

    Mas esse 'mamarracho' faz lembrar um daqueles robô's do WallºE - um filme que ofereci ao meu filho no Natal.


    Triste comentário este...
    Se a minha opinião vale alguma coisa (vale pelo menos tanto como a do TROLL), eu gosto! E com o terreno arranjado... ;)
    • Jonh
    • 7 janeiro 2009

     # 8

    Apesar de gostar bastante das linhas modernas, pessoalmente não gosto minimamente do desenho, mas cada um faz como mais gosta.
  8.  # 9

    Exmo. Sr.
    Cláudio Vilarinho

    Não venho lamentar e muito menos admitir que o meu comentário anterior sobre o ‘mamarracho’ (adjectivo muito usado na gíria artística) foi triste, nada disso.

    Quero apenas clarificar que de facto só mais tarde percebi que aquela fotografia de apresentação não era mais do que um link ao site do seu atelier. Embora, não goste do prédio / projecto (o da fotografia), gostava de lhe dar os parabéns – que valem o que valem, vindos de mim (um troll), pelo trabalho efectuado, projectos, conceitos, estrutura e ‘visões’ que pude vislumbrar no seu sítio da net. Parabéns.

    Quanto ao WallºE, é a minha costela criativa, olhei – vi – acrescentei uns braços mecânicos à casa, e já está - vi o WallºE, naquilo que não deixa de ser um bom projecto.

    Cumprimentos,

    P.S. – Não foi, de todo, minha intenção ofender.
  9.  # 10

    Eu preciso de um projecto de arquitectura mas o que propoe parece-me complicado para que uma pessoa leiga nesta área conseguir fazer.
    Um concurso como diz é o mesmo que percorrer vários gabinetes de arquetiectura, ver os seus trabalhos e pedir orçamentos para o que quer.
    Depois escolher o melhor!
  10.  # 11

    Boa noite,

    Concordo com a ideia.. e diga-se que depois de visitar o seu WebSite apenas deve dizer-lhe que o seu Corporativo é colossal ao nivel da Arquitectura ;)) O meu bem haja para os seus trabalhos que são dificeis de qualificar adjectivamente pela simbiose estrutural / estética / arquitectura, etc, etc......

    Espero ver muitos desse género de projectos na minha (sua) cidade.......... que lhe falta....

    Parabéns!!!
    Cumprimentos,
  11.  # 12

    Colocado por: lmcamoesEu preciso de um projecto de arquitectura mas o que propoe parece-me complicado para que uma pessoa leiga nesta área conseguir fazer.
    Um concurso como diz é o mesmo que percorrer vários gabinetes de arquetiectura, ver os seus trabalhos e pedir orçamentos para o que quer.
    Depois escolher o melhor!


    Ex.mo(a) Sr.(a) lmcamoes

    Antes de mais, entendo perfeitamente as suas preocupações, contudo deixe-me corrigi-lo(a): no concurso em causa, não é necessária a prévia consulta dos honorários dos arquitectos; como estamos num mercado livre, em relação a esta figura do concurso, os honorários do arquitecto poderá ser você a defini-los; esse montante é um dado do regulamento do suposto concurso. Naturalmente, sugiro que esse valor seja um valor justo para o serviço que necessita (poderá obter aconselhamento da Ordem dos Arquitectos por ex.). Caberá ao arquitecto convidado decidir se aceita ou não, esse ponto do regulamento.

    Se está mesmo decidido(a) em avançar para a adjudicação de um serviço de arquitectura, por sua vez, se está interessado(a) num concurso deste tipo, poderá obter uma excelente via de, entre 4 propostas (número que enunciei anteriormente a título de exemplo), escolher a que melhor responda aos seus critérios. Em suma poderá "obter" assim 4 projectos de arquitectura, pagando apenas 1.

    Atentamente,
    Cláudio Vilarinho

    http://www.claudiovilarinho.com/
  12.  # 13

    Parece-me uma iniciativa bastante positiva, não só para as pessoas que necessitam dos serviços de um arquitecto, mas também ao próprio forum que poderá alargar o seu campo de acção e ajudar mais directamente os interessados em construir a sua própria casa.

    Concorde que é notório que vários interveniente neste forum necessitam de serviços de arquitectura (alguns até urgentemente). Muitos acabam por publicar seus desenhos esboçados no seio familiar, sem conhecimento básicos de legislação, organização espacial e valores estéticos, na esperença que com a ajuda de algumas criticas de entendidos da matéria, cheguem a uma solução final mais harmoniosa. Acredito que o passo seguinte consiste em arranjarem o técnico mais barato que consigam, esquecendo-se que estão a poupar inicialmente, correndo o risco quase inevitável de gastarem ainda mais com os vários problemas que poderão surgir (que não são poucos).

    Como profissional do meio, acredito que esta ideia talvez permita uma maior aproximação dos clientes aos técnicos, sem o terror inicial de quanto irão gastar. Acredito que seja uma forma de desvalorizar esta questão e talvez proporcionar a algumas pessoas construírem a sua casa com base num projecto de arquitectura de qualidade, investindo o que desejam (ou mesmo o que só tem para investir).

    Se alguém estiver interessado em levar avante esta iniciativa, disponibilizo a minha ajuda para a elaboração de uma minuta com os elementos essenciais a constar no documento do “Mini-concurso para a elaboração do Estudo Prévio simplificado".

    Cumprimentos a todos,
    SRPP

    www.srpp-arq.blogspot.com
    • VOCS
    • 3 fevereiro 2009 editado

     # 14

    Imcamões,

    O mini-concurso que os meus colegas sugeriram é, sem dúvida, um método eficaz para seleccionar o seu arquitecto.

    Se avançar, a VOCS estará certamente interessada em analisar as condições apresentadas. A partir delas confirmaremos a nossa participação.

    Não podemos deixar, no entanto, de sugerir-lhe reunir previamente com os "candidatos". Um encontro descomprometido e informal dir-lhe-à, à partida, bastante sobre a motivação e capacidade dos arquitectos.

    Aguardamos desenvolvimentos,

    VOCS arquitectos
    www.vocs.pt
  13.  # 15

    Para os possíveis interessados, poderão efectuar em baixo o download de um regulamento possível, o qual poderão editar.
    Este ficheiro servirá como referência e deverá ser adaptado/reformulado a cada projecto em causa.

    Atentamente,
    Cláudio Vilarinho

    www.claudiovilarinho.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jma
  14.  # 16

    Ora aqui está mais uma iniciativa louvavel deste forum.
    Só uma dúvida Claudio.
    Como dono de obra posso não me identificar com nenhuma das propostas que me apresentam ao ponto de nem sequer por a hipotese de tentar com o gabinete que poderia estar em 1º lugar a reformulação da proposta apresentada.
    Nesta situação seria obrigado na mesma a declarar um vençedor mesmo que anulasse o concurso?
  15.  # 17

    Ex.mo Sr. "zedasilva",

    Nunca se esqueça que você é que redige o seu regulamento, cabe à equipa de arquitectura aceitar ou não.
    Contudo o que me parece correcto é que seja obrigado a pagar. Porquê? Entre outros, porque ao enviar o convite deve fazer uma análise prévia para quem enviará, logo sabendo desde já que tipo de metodologia/filosofia cada atelier adopta.

    Como sugestão indiquei 4 propostas concorrentes, imagine que adjudica a um arquitecto seu conhecido (não por concurso). Que aconteceria se não se identificasse com a proposta?
    Sugestão: vamos colocar a hipótese remota que fez uma análise exaustiva dos ateliers; que os mesmos lhe apresentaram 4 propostas com que não se identifica. Parece-me que o que deverá fazer é:
    - adjudicar àquele que mais se identifique e após a adjudicação reelaborar os conceitos chave do projecto (caso o arquitecto aceite),
    - ou, pagar os 20% (valor meramente de referência indicados no pdf anterior) de indemnização visto que não darão continuidade ao processo.

    Em resumo, o arquitecto deverá ter uma garantia. Porquê? Entre outros, porque poderá existir alguém que apenas deseje "ter" propostas de arquitectura.

    Espero ter sido útil,
    Atentamente,
    Cláudio Vilarinho
  16.  # 18

    Claudio eu acho a ideia do concurso uma excelente ideia.
    A mina duvida era mesmo essa.
    Como temos sempre uma queda para o "chico espertismos" já me estva a ver promover um concurso de ideias e depois pegar nelas e ir ao desenhador da esquina. (muito embora os desenhadores não fassam projectos : ))) )
  17.  # 19

    Caro colega Cláudio Vilarinho,

    concordo em absoluto com a sua proposta e penso mesmo ser a melhor forma para um cliente encontrar o seu "arquitecto ideal".
    Parabéns pelo trabalho apresentado, e já agora, convido-o a visitar o meu blog, já que o site está a ser completamente remodelado.
    Aproveito também para me disponibilizar na participação de eventuais concursos lançados pelos interessados.

    Atenciosamente,

    Bernardo Durão
    www.bernardoduraoarquitecto.blogspot.com
 
0.0185 seg. NEW