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  1. Colocado por: DomCusto esse que pode ser revisto com quantidades grandes de carros.


    É o mesmo argumento de que se todos pagarem impostos, os impostos descem?
  2. Colocado por: rjmsilva

    É o mesmo argumento de que se todos pagarem impostos, os impostos descem?

    No nosso país quando mais dinheiro tiverem nos cofres do Estado mais esbanjam.
    Se percebessem de gerir financas nao estavamos neste estado ha dezenas de anos.
  3. Colocado por: DomNinguém em específico, por isso disse maioria.
    :-) sem comentários lol

    Colocado por: DomCusto esse que pode ser revisto com quantidades grandes de carros.
    Duvido que aconteça...
    Agora, ao contrário dos combustíveis fósseis, podemos carregar em casa ao preço do consumo residencial, ou, até produzir a nossa própria energia.
  4. Colocado por: mafgodAgora, ao contrário dos combustíveis fósseis, podemos carregar em casa ao preço do consumo residencial, ou, até produzir a nossa própria energia.


    Podemos, os que podem.

    Sim, faço questão de o corrigir sempre neste aspecto.
    Concordam com este comentário: Dom
  5. Colocado por: rjmsilvaPodemos, os que podem.
    Claro, os que podem, ao contrário dos combustíveis fósseis que são... nenhum.

    Colocado por: rjmsilvaSim, faço questão de o corrigir sempre neste aspecto.
    Estás à vontade :-)
  6. isso até eles se lembrarem de proibir o carregamento em casa
  7. O que nem é difícil, basta proibir que os VEs tenham a possibilidade de carregamento em corrente alterna :-)
    Mas até lá...
    • ibyt
    • 18 abril 2022
    Ninguém vai proibir o carregamento em lugar algum.
    O que vão fazer (daqui a uns anos) é cobrar um imposto por quilómetro percorrido.
  8. Colocado por: mafgodClaro, os que podem, ao contrário dos combustíveis fósseis que são... nenhum.


    Se carregar uma bateria fosse igual a abastecer um depósito de combustível, não era assunto sequer, mas você sabe bem que não é.
    Concordam com este comentário: Dom
  9. Neste momento não é? Talvez no custo...e mesmo assim não é em todo o lado. É factual que qualquer carro, num posto em condições, mete uma carrada de autonomia em 15/20min parado.
  10. Colocado por: rjmsilvaSe carregar uma bateria fosse igual a abastecer um depósito de combustível, não era assunto sequer, mas você sabe bem que não é.
    Pois não, não é igual, felizmente para quem pode carregar em casa, é muito melhor!
    Chegar a casa e colocar à carga e no dia seguinte pegar no carro e ele estar "atestado" é muito melhor do que ter de me deslocar à bomba para atestar, apanhar frio/chuva/calor/sujidade/cheiro, esperar que termine, ir para a fila pagar...
    Já para não falar, que agora, quem tem de ir abastecer à bomba de combustível, tem de ir ver antes qual a mais barata e levar uns quantos jerricans para encher.
    Concordam com este comentário: TicMic
    • mafgod
    • 18 abril 2022 editado
    Ainda sobre o não asunto (para alguns) da questão dos tempos de carregamento...
    Podem ver aqui o meu relato da última viagem que fiz...
    Em jeito de resumo:
    - Quase 715km, com um custo aproximado de 8€
    - Saida de casa a 100% (carregou durante a noite)
    - Carreguei 25min num PCR no forum Coimbra e ainda tive de esperar um bom bocado enquanto as senhoras após almoço foram ver umas lojas (cheguei à conclusão que nem precisava, mas como nunca tinha estado no hotel e nem sabia as condições de carregamento fiz um pequeno carregamento)
    - Carreguei no hotel duas vezes enquanto estive no hotel (maior parte enquanto dormia descansado)
    - Carreguei em casa quando cheguei durante a noite

    Tempo de espera pelo fim do carregamento = zero segundos!
    Tempo de espera pelas senhoras = muitos minutos (é melhor nem contabilizar)

    Obviamente que é assim para quem pode carregar em casa, o que são muitas pessoas!

    Uma situação caricata, fomos com um casal familiar.
    Eles, numa VW Passat a diesel.... chegamos a Torres Vedras e eles pararam para atestar e depois pegaram a A8 para ir "regenar" o filtro de partículas porque estava em alarme, nós seguimos descansadamente para o Bombarral para apanhar o troço gratuito.
    Estavamos quase em Óbidos, passam eles a grande velocidade por nós.... o alarme ainda não tinha desaparecido, continuaram na A8 e sairam na saída de Aljubarrota para nos encontrarmos e seguir viagem fora de AE pagas.
    No dia seguuinte, após a subida à torre da serra da estrela, fomos atrás deles até Viseu, bem houve uma altura que o cheiro era tal que até nos fazia confusão... chegado a Viseu, confirmei com ele, o carro voltou a "regenerar".
    Ainda há quem defenda os motores a combustão :-)
  11. Colocado por: mafgodAinda sobre o não asunto (para alguns) da questão dos tempos de carregamento...
    Podem veraquio meu relato da última viagem que fiz...
    Em jeito de resumo:
    - Quase715km, com um custo aproximado de8€
    - Saida de casa a 100% (carregou durante a noite)
    - Carreguei 25min num PCR no forum Coimbra e ainda tive de esperar um bom bocado enquanto as senhoras após almoço foram ver umas lojas (cheguei à conclusão que nem precisava, mas como nunca tinha estado no hotel e nem sabia as condições de carregamento fiz um pequeno carregamento)
    - Carreguei no hotel duas vezes enquanto estive no hotel (maior parte enquanto dormia descansado)
    - Carreguei em casa quando cheguei durante a noite

    Tempo de espera pelo fim do carregamento = zero segundos!
    Tempo de espera pelas senhoras = muitos minutos (é melhor nem contabilizar)

    Obviamente que é assim para quem pode carregar em casa, o que são muitas pessoas!

    Uma situação caricata, fomos com um casal familiar.
    Eles, numa VW Passat a diesel.... chegamos a Torres Vedras e eles pararam para atestar e depois pegaram a A8 para ir "regenar" o filtro de partículas porque estava em alarme, nós seguimos descansadamente para o Bombarral para apanhar o troço gratuito.
    Estavamos quase em Óbidos, passam eles a grande velocidade por nós.... o alarme ainda não tinha desaparecido, continuaram na A8 e sairam na saída de Aljubarrota para nos encontrarmos e seguir viagem fora de AE pagas.
    No dia seguuinte, após a subida à torre da serra da estrela, fomos atrás deles até Viseu, bem houve uma altura que o cheiro era tal que até nos fazia confusão... chegado a Viseu, confirmei com ele, o carro voltou a "regenerar".
    Ainda há quem defenda os motores a combustão :-)


    No fundo, os elétrico são bons para passear, segundo o que drescreves.

    Mas coloca-te lá na minha pele que tenho feito com enorme frequência:

    Braga (posso carregar em casa portanto saio a 100% - Viseu (hotel - n permite carregamento) - empresa cliente - Lisboa hotel (o Marriot não permite carregamento também) - Empresa cliente (não dá para carregar) - Braga.

    Quero fazer isto a velocidades ligeiras que é para não demorar demasiado tempo, portanto tento andar ali nos 140-150 para que os consumos também não sejam demasiado altos.

    A não ser que trocasse as empresas clientes, ou os hotéis que me são mais convenientes (perto das empresas clientes), não tenho qualquer hipótese de andar de elétrico.

    Já a mulher que faz casa hospital ginásio casa está completamente nas 7 quintas com um elétrico ou até um híbrido com autonomias reduzidas de bateria.

    Para mim, gostava de ter um híbrido a diesel, e já vi as volvos, ainda assim, os consumos não valem a pena face aos meus 5.5 a 140km/h de CC.

    Acho os elétricos bons para quem anda pouca distância com muita frequência, são altamente convenientes, ou para quem vai de férias e tem tempo, para trabalho, ainda tem um longo caminho a evoluir.

    Adorava andar de elétrico, do meu lucro de 0,25 cents por km, rapidamente chegaria aos 33 cents/km, o que no final do mês, seria representativo. Até porque podia colocar paineis solares no terraço e mal pagar combustível.

    Antes de carro elétrico, queria era um trator elétrico lá para a quinta! Aqueles barulho de um motor a trabalhar já me deixa bastante saturado.
    • mafgod
    • 19 abril 2022 editado
    Colocado por: TicMicNo fundo, os elétrico são bons para passear, segundo o que drescreves.
    Sim, são como qualquer outro tipo de automóvel :-) mas para melhor :-)

    Colocado por: TicMicJá a mulher que faz casa hospital ginásio casa está completamente nas 7 quintas com um elétrico ou até um híbrido com autonomias reduzidas de bateria.
    Que tal começares por aí...um 100% baratinho com uma autonomia na casa dos 200km... é uma maneira excelente de entrar neste mudo da mobilidade elétrica.

    Colocado por: TicMicPara mim, gostava de ter um híbrido a diesel, e já vi as volvos, ainda assim, os consumos não valem a pena face aos meus 5.5 a 140km/h de CC.
    Hibrido não é carne nem peixe. Há quem diga que é o melhor dos dois, para mim é o pior dos dois mundos. Nos dias de hoje, não fazem nenhum sentido.

    Colocado por: TicMicAntes de carro elétrico, queria era um trator elétrico lá para a quinta! Aqueles barulho de um motor a trabalhar já me deixa bastante saturado.
    Comprei há un anos uma enchada elétrica do LIDL mas tive de devolver, as lâminas não entravam na terra lol .... bem, a terra também estava bem dura!

    Sobre o teu caso em particular, situação de pouquíssimos portugueses... permita-me dar-te uma possível solução:

    - Braga-Viseu por AE são entre 180 a 200km... em velocidades acima da máxima legal, estarás a gastar uns 25kWh/100km, portanto gastarias uns 50kWh.
    - Horel em Viseu não permite carga, qual é? E não há nenhum posto perto do hotel onde possa ficar durante a noite a carregar?
    - Admitindo que consegue.... Viseu-Lisba são uns 300km.... gastaria algo como 75kWh....
    - Hotel Mariott, ok ainda não tem essa possibilidade (na próxima vez pergunte a possibilidade de usar uma tomada na garagem para carregar um veículo elétrico)... mas há mais hotéis em Lisboa :-) ... próximo ao hotel há um parque EMEL onde poderia deixar o carro a carregar durante a noite, mas pelo que vejo estão offline... se não quiser mudar de hotel pode não ser possível ou prático hoje, mas estará para breve :-) ... mudando de hotel, há vários com essa possibilidade.
    - Lisboa-Braga são uns 370km.... gastará algo como 92,5kWh... uma paragem algures a meio (Coimbra por exemplo) numa área de serviço de 30minutos para esticar as pernas/ler email/WC/café.... enquanto o carro carrega

    Em resumo, impossível não é, teria de mudar de hábitos, provavelmente teria uma condução mais tranquila e pouparia bastante em combustível/revisões....

    O carro teria de ser um com uma bateira acima de 64kWh e poupadinho em AE.
    A minha escolha seria um Tesla Model 3 Long Range de 75kWh.
    Com uma condução dentro dos limites, até conseguiria fazer estes troços diretos sem precisar de carregar.
    A ajuda da condução do Tesla em AE tornaria esta viagem bem mais tranquila e segura a essas velocidades que pratica.
    Tendo um tesla, terias também acesso sem limites aos destination chargers e à rede de SuC.
  12. Colocado por: TicMicAdorava andar de elétrico, do meu lucro de 0,25 cents por km, rapidamente chegaria aos 33 cents/km, o que no final do mês, seria representativo. Até porque podia colocar paineis solares no terraço e mal pagar combustível.
    Monetariamente falando, no exemplo acima... cerca de 850km...
    - a 0,25€/km => 212,5€
    - a 0,33€/km => 280,5€ (mais 68€, ou seja, mais 32%)
    Sendo elétrico, o fato de fazeres mais kms não vai obrigar-te a ter de fazer as manutenções com maior frequência, há menos peças de desgaste... logo o ganho é bem superior aos 68€ (nem entramos na poupança de combustível).
    •  
      Dom
    • 19 abril 2022 editado
    Colocado por: mafgod:-) sem comentários lol

    Duvido que aconteça...
    Agora, ao contrário dos combustíveis fósseis, podemos carregar em casa ao preço do consumo residencial, ou, até produzir a nossa própria energia.

    Afinal parece que se encaixa no meu comentário... podemos carregar. Eu não posso carregar coisa nenhuma e acho que vocês têm de começar a pensar que grande parte dos portugueses não o pode fazer. É ingénuo pensar que são mais os que podem do que os que não podem. Volto a frisar que este é provavelmente o maior problema dos elétricos atualmente.

    Colocado por: JotaPNeste momento não é? Talvez no custo...e mesmo assim não é em todo o lado. É factual que qualquer carro, num posto em condições, mete uma carrada de autonomia em 15/20min parado.

    Também não acho que seja. Em cerca de 3 minutos de abastecimento, tenho depósito para 700~1000km consoante o percurso. Mas isto não seria um problema se tivesse onde carregar ou se a experiência fosse semelhante ao de ir a um posto de combustível.
  13. Colocado por: DomAfinal parece que se encaixa no meu comentário... podemos carregar. Eu não posso carregar coisa nenhuma e acho que vocês têm de começar a pensar que grande parte dos portugueses não o pode fazer. É ingénuo pensar que são mais os que podem do que os que não podem. Volto a frisar que este é provavelmente o maior problema dos elétricos atualmente.
    Se quiser continuar a ter de se deslocar à bomba está no seu direito.

    A minha afirmação foi:
    - abastecer de combustível fóssil tenho de me deslocar à bomba, abastecer em casa não é possível, 0% (ZERO) podem fazer.
    - abastecer de eletricidade, posso fazê-lo a preços controlados e na comodidadade da minha casa, e isso é válido para um valor diferente de 0%

    Não sei onde foi buscar a afirmação:
    Colocado por: Domacho que vocês têm de começar a pensar que grande parte dos portugueses não o pode fazer.
    Como pode afirmar que a maior parte não o pode fazer? Eu e outros que particpamos nesta discussão e que temos VEs nunca tal afirmamos... lá por eu o conseguir, nunca afirmei que todos o podem!
    O que sempre disse foi, há soluções para quase todos os casos, menos a solução de mudar o chip, aí é mais dificil.

    Colocado por: DomTambém não acho que seja. Em cerca de 3 minutos de abastecimento, tenho depósito para 700~1000km consoante o percurso. Mas isto não seria um problema se tivesse onde carregar ou se a experiência fosse semelhante ao de ir a um posto de combustível.
    Quem não quer, encontra problemas, quem quer encontra soluções :-)
    •  
      Dom
    • 19 abril 2022 editado
    Colocado por: mafgodSe quiser continuar a ter de se deslocar à bomba está no seu direito.

    Volto a dizer que isso pra mim não é problema nenhum. Claro que carregar no conforto de casa é bem melhor mas eu que não tenho essa possibilidade, tenho de comparar o ir abastecer com o ir carregar e logo aí está uma desvantagem para os VE, no meu caso e de muitos.

    Colocado por: mafgod
    Não sei onde foi buscar a afirmação:

    Muito simples. Os vossos argumentos fazem os VE parecerem um mar de rosas e partem muitas das vezes da ideia de que todos podem carregar em casa como vocês. É só por isso. Ponham-se no lugar das pessoas que não o podem fazer.

    Colocado por: mafgod
    Quem não quer, encontra problemas, quem quer encontra soluções :-)

    Sou o primeiro a dizer que quando poder carregar em casa, começarei a procurar um VE para adquirir. Ainda acha que procuro encontrar problemas? Ou devo comprar um e arranjar uma extensão de 30 metros ou mais para pode carregar o carro "em casa"? Ou tenho de perder minutos consideráveis da minha vida para ir carregar o carro num local público? Não me vê falar dos preços dos carregamentos porque a meu ver, compensa-se com a isenção de IUC e manutenção muito mais em conta.
    Na minha opinião, soluções têm de ser cómodas para o ser humano. Evoluímos no sentido de a tecnologia nos servir e de tornar a nossa vida mais cómoda. Se ter um VE me traz incómodo devido aos fatores que me rodeiam, então não é solução.

    Para terminar. O que tem causado estas discussões é tentarem contradizer opiniões de pessoas que têm uma realidade diferente da vossa, como o user rjmsilva que provavelmente está na mesma situação que eu.
  14. Colocado por: DomMuito simples. Os vossos argumentos fazem os VE parecerem um mar de rosas e partem muitas das vezes da ideia de que todos podem carregar em casa como vocês. É só por isso. Ponham-se no lugar das pessoas que não o podem fazer.
    Obviamente que não é um mar de rosas e já por várias vezes foram ditas as desvantagens.
    Mas o que para alguns é desvantagem para mim pode ser vantagem e vie-versa.
    Tem é de saber os prós e os contras para que se faça a melhor escolha, e sim, nalguns casos, o melhor é continuar como está.
    A ideia principal desta discussão é dismistificar e tentar arranjar soluções para quem quer e não vê como.

    Colocado por: DomNa minha opinião, soluções têm de ser cómodas para o ser humano. Evoluímos no sentido de a tecnologia nos servir e de tornar a nossa vida mais cómoda. Se ter um VE me traz incómodo devido aos fatores que me rodeiam, então não é solução.
    Certíssimo.
    • JotaP
    • 19 abril 2022 editado
    Colocado por: DomEm cerca de 3 minutos de abastecimento, tenho depósito para 700~1000km


    Eu também dizia que nem 5minutos perdia na bomba de gasolina.
    Não esquecer que o carregamento do carro em casa 3* por semana elimina a ida à bomba, semanal.

    E atenção. Se não pode carregar em casa concordo que não é ainda solução para si.
 
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