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  1. Colocado por: JotaPNão esquecer que o carregamento do carro em casa 3* por semana elimina a ida à bomba, semanal.


    Para quem pode carregar em casa.
    Concordam com este comentário: JotaP, Dom
  2. Colocado por: rjmsilva

    Para quem pode carregar em casa.
    Concordam com este comentário:JotaP


    Editei o comentário, Mr Stalker
    • mafgod
    • 19 abril 2022 editado
    Colocado por: rjmsilvaPara quem pode carregar em casa.
    Certissimo...

    Para quem pode carregar:
    - em casa
    - no trabalho
    - enquanto almoça/lancha/janta/WC
    - enquanto faz compras
    - vai ao médico/ginásio/repartição pública
    - enquanto está estacionado
  3. Colocado por: mafgodenquanto almoça/lancha/janta/WC
    - enquanto faz compras
    - vai ao médico/ginásio/repartição pública
    - enquanto está estacionado


    A 0,25€ ou mais, por kw + custos adjacentes do posto, discordo.
  4. Qual é a legislação sobre carregamento de VE nas áreas comuns dos condomínios?
    Tenho ideia de ter lido aqui um tópico que falava nisso e não estou a achar.
    Hoje tenho reunião de condomínio de um prédio onde tenho um apartamento, em que um dos moradores está a carregar o VE numa das tomadas do contador do prédio. Queria ir informado sobre as opções que existem para resolver a situação da melhor forma para todos.

    Edit: Já achei, obrigado.
    https://www.uve.pt/page/instalacao-posto-de-carregamento-num-condominio/
  5. Colocado por: JotaP

    A 0,25€ ou mais, por kw + custos adjacentes do posto, discordo.



    Porque? Ainda agora fiz simulação no Lidl

    Para carregamentos 0-100%

    Zoe 41 kW - 18€ 49min

    Tesla M3 LR - 35€ 1.42h

    Acho para quem tem tempo compensa na mesma..
  6. Colocado por: rjmsilvaem que um dos moradores está a carregar o VE numa das tomadas do contador do prédio

    Essa opção não está prevista na legislação, mas não me choca nada que se faça e é uma boa opção para poupar custos (afinal basta mesmo uma tomada para carregar o VE, não é necessário um "posto" ou wallbox), só não é escalável. Agora, espero que o condómino tenha um medidor e acerte contas com o condomínio, se estiver a carregar à estaca é muito má onda :-(
    Concordam com este comentário: mafgod, Dom
  7. Colocado por: rjmsilvaQual é a legislação sobre carregamento de VE nas áreas comuns dos condomínios?
    Tenho ideia de ter lido aqui um tópico que falava nisso e não estou a achar.
    Hoje tenho reunião de condomínio de um prédio onde tenho um apartamento, em que um dos moradores está a carregar o VE numa das tomadas do contador do prédio. Queria ir informado sobre as opções que existem para resolver a situação da melhor forma para todos.

    Edit: Já achei, obrigado.
    https://www.uve.pt/page/instalacao-posto-de-carregamento-num-condominio/


    Há casos idênticos em espaços comerciais,nestes pelo que já li, não havendo indicação e estando a ficha a mão qualquer um pode usar :) vai depender do bom senso de cada um..
  8. Colocado por: Bruno.Alves
    Essa opção não está prevista na legislação, mas não me choca nada que se faça e é uma boa opção para poupar custos (afinal basta mesmo uma tomada para carregar o VE, não é necessário um "posto" ou wallbox), só não é escalável. Agora, espero que o condómino tenha um medidor e acerte contas com o condomínio, se estiver a carregar à estaca é muito má onda :-(
    Concordam com este comentário:mafgod


    Ele compromete-se a pagar os consumos, ainda vou tentar perceber como. A tomada não tem nenhum contador, provavelwmte será por analogia com faturas anteriores, o que me parece um pouco impreciso, mas não me choca. Enquanto for o único a usar acho que é pacífico, logo que seja mais que um, será preciso outra solução.
  9. Colocado por: JotaP

    A 0,25€ ou mais, por kw + custos adjacentes do posto, discordo.
    Quando não é a facilidade de ter um posto à mão, é o preço... daqui a pouco é porque os postos estão ao sol e á chuva.
    O que é, na sua grande maioria verdade, quando colocam um posto de combustível por normar este tem uma proteção mais ou menos eficaz para o sol e chuva, nos postos de carregamento é o contrário... enfim.

    E sobre os preços dos carregamentos há até a possilidade de carregar à borla.... mas prontos.
  10. Colocado por: rjmsilvaEle compromete-se a pagar os consumos, ainda vou tentar perceber como. A tomada não tem nenhum contador, provavelwmte será por analogia com faturas anteriores, o que me parece um pouco impreciso, mas não me choca. Enquanto for o único a usar acho que é pacífico, logo que seja mais que um, será preciso outra solução.
    Está no direito de questionar à adminsitração como é feito o pagamento e, o mais sensato e correto para todos, é a colocação de um contador para o efeito e acordar com um valor por cada kWh consumido.
  11. Colocado por: P@rAdiS3

    Há casos idênticos em espaços comerciais,nestes pelo que já li, não havendo indicação e estando a ficha a mão qualquer um pode usar :) vai depender do bom senso de cada um..


    Por as coisas estarem acessíveis, não dá o direito de usar. A tomada está lá para os usos necessários ao condomínio. Aspirador, máquina lavar chão, etc.
  12. Colocado por: P@rAdiS3Porque? Ainda agora fiz simulação no Lidl

    Para carregamentos 0-100%

    Zoe 41 kW - 18€ 49min

    Tesla M3 LR - 35€ 1.42h

    Acho para quem tem tempo compensa na mesma..
    Dependendo do CEME o valor pode ser maior ou menor... mesmo assim.

    ZOE40 - 18€ para uns 250Km dá 7,2€/100km ... a cerca de 2€/L gasóleo dá uns 3,6L
    Tesla - 35€ para uns 500Km dá 7€/100km ... a cerca de 2€/L gasóleo dá uns 3,5L
    Not bad .... :-)
  13. Colocado por: rjmsilva

    Por as coisas estarem acessíveis, não dá o direito de usar. A tomada está lá para os usos necessários ao condomínio. Aspirador, máquina lavar chão, etc.
    Corretíssimo, houve centros comerciais (Dolce Vita Tejo, LouresShopping, Fórum Leiria ...) que antes deixavam usar as tomadas do parqueamento... quando colocaram os postos de carregamento ou pouco antes, deixaram de permitir.
    Portanto, se alguém utiliza, ou está a "roubar" energia ou estará com alguma autorização.
  14. Colocado por: mafgodE sobre os preços dos carregamentos há até a possilidade de carregar à borla.... mas prontos.
    Vou dar um exemplo...

    ... para quem vai de VE para uma cidade e pretende estacionar, são raros os casos onde se estaciona sem pagar paqueamento.
    Exceptuando alguns casos em que se tem um distico que nos isenta de pagar o estacionamento, temos de pagar o estacionamento.
    Ora, por lei, enquanto estivermos a carregar estamos isentos de pagar o parqueamento, assim, ao carregarmos o VE o valor do carregamento até pode nos sair mais barato do que se tivessemos de pagar o estacionamento sem carregar :-)
  15. Fiat quer ser “Tesla do povo”. Que novidades estão a caminho?

    Uma forte aposta na eletrificação, com a Fiat a querer ser a “Tesla do povo”. “Elétricos para todos” é o que defende François para a Fiat, ainda que reconheça que para isso acontecer, os custos da eletrificação têm de descer.
  16. Um alerta para a Europa? Alemanha quer antecipar fim do apoio aos PHEV e EV
    Numa altura em que a maior parte dos grupos automóveis centram grande parte dos seus esforços na Mobilidade Elétrica, notícias vindas da Alemanha garantem que o novo governo federal do país se prepara para antecipar o fim dos subsídios à aquisição de PHEV, assim como a redução dos apoios à compra de veículos elétricos (EV).
    •  
      Dom
    • 19 abril 2022
    Colocado por: JotaP

    Eu também dizia que nem 5minutos perdia na bomba de gasolina.
    Não esquecer que o carregamento do carro em casa 3* por semana elimina a ida à bomba, semanal.

    E atenção. Se não pode carregar em casa concordo que não é ainda solução para si.

    E ninguém demora! Referia-me ao ato de abastecer mesmo. Tendo a bomba multibanco, num dia bom em que se chega e não há filas, leva-se uns 8 minutos para atestar o carro, efetuar o pagamento e ir-se embora.
    Tem-se referido que carregar o VE em casa é ainda melhor do que ir com o ICE à bomba e não há argumentação possível quanto a isso. Para quem não pode, o poder levar um VE à "bomba" e demorar os tais 3~5 minutos a carregar para a autonomia do automóvel, já era o suficiente para muita gente, incluindo eu, avançar para a compra dum VE. Mesmo que isso implicasse preços mais altos.

    Colocado por: mafgodVou dar um exemplo...

    ... para quem vai de VE para uma cidade e pretende estacionar, são raros os casos onde se estaciona sem pagar paqueamento.
    Exceptuando alguns casos em que se tem um distico que nos isenta de pagar o estacionamento, temos de pagar o estacionamento.
    Ora, por lei, enquanto estivermos a carregar estamos isentos de pagar o parqueamento, assim, ao carregarmos o VE o valor do carregamento até pode nos sair mais barato do que se tivessemos de pagar o estacionamento sem carregar :-)

    E não tem havido chicos espertos a abusarem do estacionamento/carregamento?
  17. Colocado por: DomE não tem havido chicos espertos a abusarem do estacionamento/carregamento?
    Quando era à borla era mato.... desde que é a pagar está bem melhor, contudo, há ainda chico espertos de VE que os deixam estacionados sem carregar, carga terminada e ainda estacionado e até malta com carros de combustão/hibridos que simplesmente estacionam no lugar reservado para carregamento... há de tudo!
  18. Colocado por: DomPara quem não pode, o poder levar um VE à "bomba" e demorar os tais 3~5 minutos a carregar para a autonomia do automóvel, já era o suficiente para muita gente, incluindo eu, avançar para a compra dum VE. Mesmo que isso implicasse preços mais altos.
    Certo... para quem tem de carregar o VE apenas, sim tem de se deslocar a um posto e esperar.
    O que eu tenho tentado a dizer é que, há situações em que nem se tem de ficar à espera do carregamento do VE.
    Por exemplo, vai ao médico numa clínica, esta tem um posto de carregamento, coloca a carregar e vai à consulta, volta e termina o carregamento e segue viagem com mais energia do que tinha.
    Vai almoçar/compras/cinema... faz o mesmo...

    Quem tem um VE pode ir carregando o carro sempre que lhe der jeito.... nos dias de hoje como é pagar, pode é não dar jeito carregar pelo preço :-)
    Quando era à borla, inúmeras vezes saía com a bateria quase na reserva e chegava a casa com mais de 90% :-) e o posto mais próximo na altura ficava a uns 20km!
    Agora que é a pagar tenho dois PCRs a menos e 4km e nunca os usei nem tenho intenções! :-(
    Ah, se eles existissem no tempo das borlas.... :-)
 
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