Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Vamos imaginar o seguinte:

    Uma tomada tem norma, o perne da ficha tem uma dimensão especifica. Basta ter mais 2 ou 3 décimas de milimetro que continua a entrar no buraco mas vai puxar muito mais pelos contactos da tomada, ou seja vão ganhar folga mais rápido e originar queimados quando se meter uma ficha com os pernes de dimensão standard...

    O próprio corpo da ficha, uma coisa é uma chinesa que entra toda larga, outra é casar legrand com legrand... tem tudo para ser impecável...

    Há ou não há "n" fatores que vão influenciar a duração de um produto???

    E experimentamos isto todos os dias, a ficha do portatil entra de uma maneira, a da extensão chinesa custa mais ou menos a meter e por ai fora, tudo na mesma tomada!
    Concordam com este comentário: Nelhas
  2.  # 42

    Eu escolhi Niloe para o meu apartamento. Foi por mais por uma questão estética/preço. Tenho consciência que dentro da legrand é a série mais fraca em termos de qualidade. Pelo que vi não acho esta série superior á efapel.
  3.  # 43

    Estive a pouco com estas duas séries na mão e também não achei a niloe superior.
  4.  # 44

    já estamos em 2022, mas encontrei este tópico agora. Porquê? Bem tenho varias Tomadas Efapel instaladas no escritório e revelam-se de péssima qualidade e sim tal como o colega referiu no limite quase pegam fogo. claro que se a utilização for ligeira não há problema mas se por exemplo ligarem um aquecedor uma noite ou um equipamento que puxe corrente de forma continua esquecem Efapel. sobreaquecem ao ponto de derreter. já é a terceira tomada onde isso acontece. Substitui por Legrand Suno e nem sequer mornas ficam com o mesmo equipamento ligado. Por isso o colega que perdeu tempo a referir isso aqui no forum tem toda a razão. Fica o alerta. nem costumo participar em forums mas achei que o devei fazer para evitar que alguém vá ao engano. para mim tomadas Efapel é para esquecer!
  5.  # 45

    Boa tarde spereira,
    É capaz de haver um problema eléctrico, não causado pela tomada, mas em que umas tomadas ocultam o problema, sem o acusar, melhor do que outras. Tenha atenção, o facto de ter trocado as tomadas pode não ter sido boa resolução. Veja se não há razão para estar a haver esse sobreaquecimento, na minha opinião. Qual a origem do problema eléctrico que leva a sobreaquecimento talvez (?). Há que pelo menos fazer o despiste, a meu ver.
  6.  # 46

    É potencia em 24/24. Abaixo dos 16 A mas proximo. As tomadas efapel tem um sistema pouco eficaz para prender os fios. Alem disso acha que a parte traseira das tomadas é plástico enquanto nas legrand parece cerâmica. A verdade é que as efapel aqyecem e as legrand nem mornas estão, para circunstâncias iguais. Eu li que pode ser por causa do pó que ficou da obra que reduz a condutividade. Enfim pode realmente haver outras explicações mas ja várias pessoas me disseram que as tomadas da efapel nao sao grande coisa. Eu nao tenho nada contra a marca mas a minha experiência é negativa. Se pode haver algo mais, sim pode. Mas em princípio tem a ver com as tomadas,,
  7.  # 47

    EFAPEL derreter tomadas? nunca vi, como era o aperto das tomadas EFAPEL, encaixe rápido ou parafuso?
  8.  # 48

    OLá, vou tirar algumas fotos para poderem ver o que aconteceu e já vou postar, tenho várias tomadas dessas que deram problemas, mas julgo que é encaixe rápido. elas começam a derreter junto aos fios. dá ideia que os grampos onde entra a parte metálica da tomada estão um pouco laços pelo que pode ser por ai. mas julgo que quando puser as fotos o pessoal entendido perceberá o que está a acontecer. Isto quando começa a acontecer larga um cheiro muito intenso e dá para perceber que há mais uma tomada a ir à vida!
  9.  # 49

    Aqui vão algumas fotos ilustrativas do que esta a acontecer e por onde elas começam a derreter...
    tem uma foto comparativa com uma Legrand ao Lado. A Legrand tem a parte traseira de cerâmico que é excelente isolador enquanto a efapel é tudo de plástico. Efetivamente não é tudo igual...
      20220426_102915_resized.jpg
      20220426_101038_resized.jpg
      20220426_103310_resized.jpg
  10.  # 50

    costumo usar estas de parafuso sem problemas até à data:
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_572_855_1007&products_id=302-1501
  11.  # 51

    Acredito. Para uso ligeiro as que tenho provavelmente não dão problemas. O problema surge quando, por exemplo, tens carga na tomada 24 sobre 24, ai é que as mais fracas dão problemas. Eu tenho uma linha de 16 A em cada conjunto de tomadas e estou a puxar cerca de 15A em continuo para alimentar PCs que estão a trabalhar a fazer processamento de dados. Fica o alerta se vão por potencia na tomada, por exemplo usar para carregar um Hibrido plug in ou um aquecedor etc... é melhor NÂO FACILITAR na qualidade do material para poupar uns trocos.
  12.  # 52

    Carrego um VE numa tomada da efapel a 16A e nunca tive problema algum.
    • hangas
    • 26 abril 2022 editado

     # 53

    Segundo a norma DIN 49441:1972-06 as tomadas shucko tem um rating para 10A continuo, e até (up to) 16A por curtos períodos.

    Algumas até trazem a marcação 10/16A por esse motivo.
    Concordam com este comentário: Bigmouse
  13.  # 54

    Colocado por: spereira76Acredito. Para uso ligeiro as que tenho provavelmente não dão problemas. O problema surge quando, por exemplo, tens carga na tomada 24 sobre 24, ai é que as mais fracas dão problemas. Eu tenho uma linha de 16 A em cada conjunto de tomadas e estou a puxar cerca de 15A em continuo para alimentar PCs que estão a trabalhar a fazer processamento de dados. Fica o alerta se vão por potencia na tomada, por exemplo usar para carregar um Hibrido plug in ou um aquecedor etc... é melhor NÂO FACILITAR na qualidade do material para poupar uns trocos.


    Minar cripto moeda ainda rende estes dias? =)

    Fora de brincadeiras.. Também desconhecia até bem recentemente que as tomadas tradicionais de 16A na realidade não devem ser usadas para cargas continuas de 16A. Se existem normas que permitem isto, bom.. tecnicamente tudo bem, mas na minha cabeça não faz sentido nenhum: Disjuntor de 16A, cablagem para até 16A, tomadas de 16A..ah! mas apenas por curtos períodos de tempo..
    Ninguém se vai lembrar disto..
    Concordam com este comentário: spereira76, ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spereira76
    • hangas
    • 26 abril 2022 editado

     # 55

    A verdade é que praticamente não há aparelhos residenciais que puxem perto de 16A de modo contínuo por várias horas.

    Fornos, radiadores, etc tem termostatos que por natureza induzem ciclos de on/off relativamente curtos. E geralmente não tem mais de 2000-2500W (10A)
    16A já são 3600W e não haverá muitos equipamentos desses ligados a tomadas shucko em ambiente residêncial.

    No casos dos EV, os EVSEs (o chamado carregador externo) monitoriza a qualidade da alimentação, quedas de tensão etc, e ajusta a potência máxima em função do que disponível.

    O problema aqui é quando são usadas fichas triplas e extensões. Mas isso é outra conversa. Inclusive muitas garantias de equipamentos fazem essa exclusão.


    No UK tudo que puxa mais de 13A não pode ser ligado em ficha/tomada. Julgo que na Suíça o limite e 10A.
    A partir disto só com ligação directa.

    Para o casos em que é preciso ligar 16A de forma continuada, há as tomadas indústriais de 16A
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spereira76
  14.  # 56

    Colocado por: spereira76Aqui vão algumas fotos ilustrativas do que esta a acontecer e por onde elas começam a derreter...
    tem uma foto comparativa com uma Legrand ao Lado. A Legrand tem a parte traseira de cerâmico que é excelente isolador enquanto a efapel é tudo de plástico. Efetivamente não é tudo igual...
      20220426_102915_resized.jpg
      20220426_101038_resized.jpg
      20220426_103310_resized.jpg



    Essa tomada derretida tem 6 fios, logo quer dizer que está ligada e a derivar para outra. Claro que se essa está a consumir e a proxima também essa vai ter muito mais aquecimento. Não sei se é suficiente. Mas tente fazer a derivação em vez de ser na tomada com ligadores.
    Concordam com este comentário: hangas, spereira76
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skeletiko, spereira76
  15.  # 57

    Atenção que eu não tenho nenhum equipamento ligado numa tomada a que puxe essa potencia. A questão é que nessa fase numa linha de tomadas estão próximo de 16A, são vários PCs ligados, mas cada tomada não tem mais de 1500W. O problema é que a forma como as ligações são feitas de tomada para tomada (os fios vão de tomada para tomada) significa que acabam por passar os ~15A nas tomadas da ponta. Ou seja nada puxa os 16A, mas na fase que tem umas 8 tomadas, o total são cerca de 3700W.
  16.  # 58

    Coloco sempre com parafuso, bem apertado, nunca tive problemas, de encaixe rápido nunca usei.
  17.  # 59

    Colocado por: Pereira_89


    Essa tomada derretida tem 6 fios, logo quer dizer que está ligada e a derivar para outra. Claro que se essa está a consumir e a proxima também essa vai ter muito mais aquecimento. Não sei se é suficiente. Mas tente fazer a derivação em vez de ser na tomada com ligadores.
    Concordam com este comentário:hangas,spereira76
    Estas pessoas agradeceram este comentário:spereira76


    Olá, acho que efetivamente é essa a origem da concentração de corrente/potencia. Mas ao que entendo, essa infelizmente ainda é a forma comum de se fazer as ligações. No entanto supostamente a tomada deveria aguentar desde que o total esteja abaixo dos 16A. as da Legrand parecem aguentar (até agora) mas estas da Efapel não.
  18.  # 60

    De parafuso aguenta de certeza 16A sem problemas, seja com passagem ou não.

    De encaixe rápido nunca coloquei, mas também nunca ouvi falar que dessem problemas.

    De qualquer forma, essas de encaixe rápido podem ter sido mal instaladas, seja por o fio estar curto no encaixe(preso por ponta) ou fio colocado torcido, são para entrar direitos, não sei se poderá ter sido esse o caso, ou mesmo defeito do material.
 
0.0186 seg. NEW