Estou com um problema em relação à estrutura da cobertura da casa. Desde o inicio que optamos pela estrutura clássica em madeira. Gostamos de ver a madeira à vista e dá aquela sensação de conforto e aconchego.
A estrutura será composta por vigas colocadas na largura da casa - 7.5m, e nunca nenhum dos especialistas envolvidos comentou ou discordou desta opção. Só que agora que está pronto para levar a cobertura, o engenheiro da obra quer colocar montantes a meio das vigas. Isto vai estragar por completo o espaço com que estávamos a contar ficar. Uma sala com 14m*7.5m irá ficar com 4 montantes ao meio. As vigas a colocar terão 27 cm por 22.
A minha questão é: acham que vigas de madeira com esta dimensão necessitam de levar os montantes?
A cobertura é composta por vigas + forro + isolamento 3cm + sub-telha + telha
Um telhado em madeira, típico em Portugal com asna ou tesoura, tem normalmente a linha, escoras, vigas, pendural, barrotes, fileiro, e por vezes o arrancão e tirentes metálicos. Também existe o sistema de falsas asnas. uns pilares no meio do telhado a suportar o fileio, que por sua vez seguram os barrotes.
Pelo que compreendi, tem uma placa/piso e que por cima dele vai fazer um telhado em madeira, e quer ter uma sala. Se vai ter asnas/tesouras, tem de ter um espaço livre no mínimo de 2m por debaixo das linhas. se não tiver este espaço terá de fazer o telhado com outro tipo de sistema, ex: tesoura com linha alta, ou sem tesoura, com ou sem tirantes.
não sei em que local do telhado vai colocar as suas 'vigas' (a sua denominação pode não ser a mesma do que a minha na tesoura), mas se o telhado irá ter 17m por 7,5m parece-me (não conhecendo o caso) que vigas com 27x22 é muito. se a viga que fala for para a linha, está à vontade fiz em Setembro um telhado de 4 águas, com tesouras 15mx8m e o máximo que levou foram 22x9. já fiz com maiores, mas não havia necessidade. depende to tipo de madeira e o que se pretende com o telhado.
Pode fazer o telhado e colocar pilares só no fim e só se necessário.
Não é assim o telhado que vou ter. A casa só tem dois panos. As madres farão a largura da casa (7,5m). Uma na cumeeira e duas em cada pano, num total de 5.
Hoje propuseram-me uma alternativa: ao invés de utilizar vigas de madeira, utilizar vigas IPE 200 que farão o mesmo serviço sem ter de levar os tais montantes que não queriamos. Qual a vossa opinião?
Ainda não consegui perceber a que se refere quando fala de montantes. Seria possível apresentar um desenho - mesmo à mão - daquilo a que se refere? Não me parece que seja o pendural, mas não estou a ver o que seja.
eu digo que uma asna de 7,5m dispensa os ditos pilares (que ainda não percebi bem do que se trata) e nem sequer precisa de escoras (as peças mais finas que "ligam" as pernas ao pendural e se vê na foto postada pelo Criativo, diga-se, um bom exemplo).
quando diz dois panos, quer dizer duas águas (duas superfícies de telhado), é isso? se sim, as paredes transversais à cumeeira fazem um bico, certo? neste caso, eu dispensaria até as asnas e ficaria com o espaço todo livre mas, para isso, precisava de saber de que tipo de construção estamos a falar; pedra, betão, betão e tijolo... e até da localização dos pilares e, mais importante, das vigas.
o ferro resultará, claro. mas, na minha opinião, não tente fazer "construção em madeira" com ferro. depois dá-lhe a saudade da «madeira à vista» e d'«aquela sensação de conforto e aconchego»... e vai fazer o quê? forrar com madeira estilo "tecto de pizzaria"? se for bem feito, a estrutura serve as duas coisas e é isso a que podemos chamar de "tradicional"!
Sim, agora estou mais esclarecido. Não pode levar asnas. As vigas irão vergar. Por cimas das vigas ainda se irá colocar barrotes. Podia apenas colocar barrotes ligados por uma linha alta ou um gusset, as estes também iria vergar. A viga metálica pode ser uma solução, que podia ser forrada a madeira. Talvez com uma viga lamelada mais alta, estudada para o caso, não necessitasse de levar nenhum pilar. No projecto estão desenhadas 3 vigas, mas acho que se levar só uma chega. Antes de levar pilares de betão, coloque pilares de madeira, e utilize-os como elementos de divisão de espaço/decoração. Existe um outro tipo de solução, mas é mais difícil de explicar. Boa sorte.