Colocado por: AMVPPercebo o que diz, o que referi é que não entendia o facto do user ter afirmado que o impacto da subida das taxas de juro seria maior nas casas usadas do que nas novas, isto ao nível do preço.
Colocado por: AMVPEntão o impacto das taxas de juro altas é maior nas casas usadas do que nas novas?
Colocado por: NostradamusNuma casa nova, não ha muita ginástica para cortar no preço. Pode baixar 5-10% mas mais que isso duvido. Os custos fixos sao super elevados e não ha como fugir a isso. Conjuntura actual.
Colocado por: EortigueComo é que se arbitra que o aumento de juros irá criar uma redução na procura de tal forma que será menor que a oferta? Isto é afirmado baseado em mais alguma coisa que wishful thinking?
Colocado por: eu
Isso está mais que estudado e verificado.https://www.economicshelp.org/blog/10942/housing/house-prices-and-interest-rates/
Colocado por: EortigueA big factor in the current rise of UK house prices is due to the shortage of supply, which is pushing house prices higher.
Colocado por: Vítor Magalhãesdiminuindo a procura faz aumentar a oferta
Colocado por: eu
Cá está a tal lei da "oferta e procura"...
Colocado por: AMVP
Não concordo apenas com este seu comentário. Pode haver diminuição de procura acompanhada com a diminuição da oferta, se ambos os lados dos agentes económicos adiarem as suas decisões (compra/venda).
Colocado por: Eortigueafirmar com segurança
Colocado por: rxptComo pode ter a certeza que não vai acontecer?nos últimos 10 anos a construção em Portugal tem sido bastante reduzida, não existem casas para a procura. Portugal tem sido destino de eleição para emigrantes e nómadas digitais, que manterão a procura elevada.
Colocado por: HAL_9000 Portugal tem sido destino de eleição para emigrantes e nómadas digitais, que manterão a procura elevada.
Colocado por: buraburamonotem referência?
Colocado por: buraburamonotem referência?
Colocado por: HAL_9000
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-04-26/lisbon-tops-hybrid-working-ranks-for-globetrotting-executives
Nada mais estatístico que este e outros artigos do género. Contudo minha afirmação resultam essencialmente de uma perceção de tendência.Vale o que vale, o BCE em janeiro também dizia que os juros iam continuar negativos até 2024, e agora é o que se vê.
Até na santa aldeia dos meus pais, perdida no meio do nada, nas Beiras, a partir do momento em que teve internet por fibra, começou a ter estrangeiros a viver lá juntamente com os locais.