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    • RCF
    • 10 maio 2022
    Colocado por: mafgodPodera também usados nessa gama, terás mais carro e mais tecnologia pelo mesmo preço :-)

    O "problema" é que o carro tem de ser o mais pequeno possível e ter mais de 2 lugares. O Leaf é grande demais. Até o Zoe é grande demais...
    Por isso, considerando o tamanho, a autonomia e o preço, não tenho grande margem... tudo me leva para o Spring.

    Para obter a comparticipação do Estado, é importante que o carro seja comprado no início do ano? Se comprar o carro em Dezembro, por exemplo, será quase certo que não conseguirei ter esse apoio? E se o comprar em janeiro ou fevereiro será certo que terei esse apoio? Haverá o risco de em 2023 não existir esse apoio?
    • eu
    • 10 maio 2022
    Colocado por: SirruperO Dacia nao vale o dinheiro que pedem.

    Portanto, você quer lagosta a preço de tremoço...
  1. Colocado por: RCFO "problema" é que o carro tem de ser o mais pequeno possível e ter mais de 2 lugares. O Leaf é grande demais. Até o Zoe é grande demais...
    Por isso, considerando o tamanho, a autonomia e o preço, não tenho grande margem... tudo me leva para o Spring.
    Sobre tamanhos... e um e-UP ou um Smart fourfour?

    Colocado por: RCFPara obter a comparticipação do Estado, é importante que o carro seja comprado no início do ano? Se comprar o carro em Dezembro, por exemplo, será quase certo que não conseguirei ter esse apoio? E se o comprar em janeiro ou fevereiro será certo que terei esse apoio? Haverá o risco de em 2023 não existir esse apoio?
    Para ser elegível para comparticipação a primeira matrícula tem de ser cá em Portugal (novo portanto e primeiro dono) e ser desde o inicio do ano.
    Só pode candidatar-se quando abrir o formulário..... algures am abril/maio... depende...
    Portanto quanto mais cedo comprar, compensa pq vai já andar de VE :-) ... e terá a papelada toda a jeito para quando abrir candidatar-se logo.
    É por ordem de candidatura e não data de compra.
    Vai haver uma altura do ano em que acabam os apoios... e normalmente as marcas (nem todas e não é garantido) vão abater o valor do apoio no PVP a partir dessa data :-) enfim, para o consumidor é quase igual... ou tem umas viaturas de serviço.... só esquemas lol

    A tendência é continuar a apostar na descarbonização, portanto tudo indica que este apoio será para durar mais uns tempos, até quando e a que moldes só se sabe ano após ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
  2. Colocado por: mafgodA minha pergunta era mais para saber se tens carta de condução ou não....
    Se não tens carta de condução... e que tal um Citroen AMI? :-) ou um Renault Twizy (atenção, escolher sem aluguer de bateria!!!)
    Sempre te protegia da chuva... mais caro.... mas podes levar alguém contigo...

    Se tiveres carta, há por vezes uns negócios abaixo dos 5k de Leaf24/iMIEV/C0 e outros com bastante degradação mas que ainda permite fazer uns 50km por carga.


    Sim tenho carta, posso conduzir qualquer mota....até um pesado de mercadorias(mas não deve compensar comprar um VE"brincadeira")

    Não gosto desse estilo de "carros"
  3. Colocado por: mafgodFazendo 500.000km a preços atuais, irá gastar só em combustível, mais de 45k€.
    Mais umas quantas substituições e reparações.
    Já dá para um Model 3 :-)

    O Model 3 já está nos 55k €
  4. Dacia?
    Apenas acho que por 20k um carro deve ter mais qualidade.
    Tambem estava convencido que o dacia podia ser uma opcao low cost nos VE. Mas qd vi um mudei de opiniao e cheguei à conclusao nao vale os 20k. Pelo menos para mim.
    Mais depressa dava 20k por um leaf semi novo.
    Concordam com este comentário: mafgod
  5. Sao opiniões, mas será sempre mais correcto comprar com o valor do Dacia menos o apoio, ou seja, 16K, por isso, até posso concordar que não vale 20K... mas também não vou pagar 20k por ele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
    • RCF
    • 10 maio 2022
    Colocado por: mafgodSobre tamanhos... e um e-UP ou um Smart fourfour?

    sim, mas a autonomia é inferior e em termos de preço não se ganha nada...

    Colocado por: mafgodVai haver uma altura do ano em que acabam os apoios... e normalmente as marcas (nem todas e não é garantido) vão abater o valor do apoio no PVP a partir dessa data :-) enfim, para o consumidor é quase igual... ou tem umas viaturas de serviço.... só esquemas lol

    duvido que aconteça este ano... com a falta de carros novos que há. Encomendando agora, dizem-me que apenas conseguirão entregar no final do ano e se não houver nenhum contratempo...
  6. Vou colocar aqui uma reflexão minha...
    Não sendo eu um anti-VE, pelo contrário, até gostaria de adquirir um nos próximos anos.

    O problema, é quando começo a fazer contas!

    Um bom diesel novo segmento C fica por cerca de 30k €, no entanto um VE equivalente novo, anda sempre pelos 50k €

    Estamos a falar de 20k € de diferença... este valor em combustível ao preço de 1.90€ o litro, daria para cerca de 10.500 litros.
    Eu no meu actual diesel (segmento C) faço consumos de 4 L/100, que significa que com 10.500 litros faria cerca de 262.500 km.

    isto assumindo que o combustível estaria sempre a 1.90€ durante os próximos 10 anos... que duvido, o certo é o preço baixar daqui a 1 ou 2 anos.
    E ainda tenho a vantagem de fazer 1250 km (ou mais) com um único depósito.

    Se tivermos em conta que o VE não anda de borla e podemos assumir que para cada 100km gasta 2€ com carregamentos em casa, significa que para fazer os mesmos 262.500 km iria gastar 5.250€.

    Conclusão... Não está fácil para quem sabe fazer contas... Preciso de mais argumentos válidos que me convençam a adquirir um VE num futuro recente.
    É que o argumento apenas da economia, não está muito claro para mim!
    • RCF
    • 10 maio 2022
    Colocado por: IronManSousamas também não vou pagar 20k por ele.

    Pagar, paga, mas depois recebe €4000 do Estado.
    Não há desconto na compra. O comprador paga o carro e depois candidata-se a receber o apoio que, a ser aceite, chegará uns meses depois.
  7. Colocado por: RCF
    Pagar, paga, mas depois recebe €4000 do Estado.
    Não há desconto na compra. O comprador paga o carro e depois candidata-se a receber o apoio que, a ser aceite, chegará uns meses depois.

    Sim, mas para comparar correctamente deve-se comparar um Dacia e um Leaf por 16k e não por 20k.
    E numa pesquisa rápida o no standvirtual o Leaf mais barato que encontrei foi 20950 euros. 5 mil euros acima de um Dacia Spring.
    Ou seja, tem-se um melhor carro, mas com 4 anos, 120 mil kms, e 5000€ mais caro.
    Qual se prefere? São opções.
  8. Colocado por: Nostradamus

    Normalmente a alternativa eléctrica são marcas rafeiras que surgiram no mercado nos últimos anos em que metade delas nem vai existir daqui a 10 anos. Empresas com o intuito de aproveitar esta nova onda e amealhar o máximo possível. Ha 10 anos atras foi assim com aquelas scooteres electricas a pedais. Hoje desapareceu tudo.
    .


    Não despareceu nada. É verdade que as novas versões dessas scooters atualmente já não vêm com pedais (que na realidade para pouco servem, era mesmo só para a legislação da altura). Mas continuam a ser feitas e vendidas.
  9. Colocado por: PauloSuO problema, é quando começo a fazer contas!

    Um bom diesel novo segmento C fica por cerca de 30k €, no entanto um VE equivalente novo, anda sempre pelos 50k €
    Contas? Vamos a isso....

    Tem Leaf40 novo desde 29.400€ ou o Leaf60(e+) novo desde 35.000€
    Tem Kia Niro 64 desde 45.000€ ....

    Que carro está a comparar, ICE e VE?!?
    Colocado por: euPortanto, você quer lagosta a preço de tremoço...


    Colocado por: PauloSuEstamos a falar de 20k € de diferença... este valor em combustível ao preço de 1.90€ o litro, daria para cerca de 10.500 litros.
    Eu no meu actual diesel (segmento C) faço consumos de 4 L/100, que significa que com 10.500 litros faria cerca de 262.500 km.

    isto assumindo que o combustível estaria sempre a 1.90€ durante os próximos 10 anos... que duvido, o certo é o preço baixar daqui a 1 ou 2 anos.
    E ainda tenho a vantagem de fazer 1250 km (ou mais) com um único depósito.
    Ok... as contas estão certas para o combustível.
    Agora, nesses 262k km, quanto gastará em revisões e manutenções programadas. E o IUC?
  10. Colocado por: IronManSousaOu seja, tem-se um melhor carro, mas com 4 anos, 120 mil kms, e 5000€ mais caro.
    Qual se prefere? São opções.
    Se for Leaf40, a escolha é óbvia, Leaf40 :-)
  11. Colocado por: PauloSuEu no meu actual diesel (segmento C) faço consumos de 4 L/100, que significa que com 10.500 litros faria cerca de 262.500 km.

    Que carro é esse que faz essa média??
    Concordam com este comentário: Dom
  12. Colocado por: PauloSuConclusão... Não está fácil para quem sabe fazer contas... Preciso de mais argumentos válidos que me convençam a adquirir um VE num futuro recente.
    É que o argumento apenas da economia, não está muito claro para mim!
    Se a poupança apenas no combustível não o convence, algums argumentos:
    - poder carregar comodamente em casa sem transtorno (ok, nem tods o podem fazer....)
    - não ter de ir à bomba de combustível abastecer, apanhar frio, chuva, calor, sujar-se....
    - não ter de ir ao domingo à tarde à bomba de combustível na véspera de uma nova subida de preços
    - não ter de ir à procura da bomba com os preços mais baratos e andar com coupons/vouchers/cartões de desconto
    - não ter manutenções peródicas caríssimas
    - não ter de ir passear o carro, quando o filtro de partículas está quase cheio
    - não estar à mercê dos preços impostos na bomba de combustível
    - não ajudar a indústria pretolífera e tudo o que gira à sua volta
    - ajudar à descarbonização
    - poder sair e dar uma volta sem ter de fazer contas ao combustível
    - andar em modo passeio sem ruído nem cheiros
    - sentir a potência quando se acelera
    - ...

    No fundo, é como a reciclagem.... o nosso contributo é mínimo, mas quantos mais o fizerem mais se nota.
    • RCF
    • 10 maio 2022
    Colocado por: PauloSuisto assumindo que o combustível estaria sempre a 1.90€ durante os próximos 10 anos... que duvido, o certo é o preço baixar daqui a 1 ou 2 anos.

    Não conte com isso...
    Daqui por 2 anos, o gasóleo e a gasolina não estarão mais baratos do que estão hoje, tal como hoje não estão mais baratos do que estavam há dois anos e tal como há dois anos não estava mais barato do que há quatro anos...
    A meia dúzia de cêntimos que, eventualmente, possa baixar, rapidamente serão reconquistados. Convém não esquecer que, hoje, apesar de altos, os preços estão a beneficiar de uma redução transitória proporcionada pela redução do ISP. Assim que o preço do petróleo reduzir, o ISP será reposto.
    Por isso, num ciclo a dois anos, não se pode esperar descidas no preço dos combustíveis.
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
  13. Colocado por: RCFPor isso, num ciclo a dois anos, não se pode esperar descidas no preço dos combustíveis.
    E faz todo o sentido (independentemente de concordar ou não)).... já que há uma aposta na Europa e consequentemente em Portugal, na descarbonização e na transição para a mobilidade elétrica.
    Concordam com este comentário: eu
  14. Colocado por: mafgod- não ter de ir à bomba de combustível abastecer, apanhar frio, chuva, calor, sujar-se....


    Isto é mesmo uma razão? So podeis estar a brincar com a malta.

    Colocado por: mafgod- não ter de ir ao domingo à tarde à bomba de combustível na véspera de uma nova subida de preços


    So os parolos o fazem

    Colocado por: mafgod- não ter de ir à procura da bomba com os preços mais baratos e andar com coupons/vouchers/cartões de desconto


    Se for para abastecer na Espanha sim. De resto é tudo igual.

    Colocado por: mafgod- não ter manutenções peródicas caríssimas


    Lol... 50€ por ano de óleo realmente é uma manutenção caríssima.

    E comparar carros com 200 mil Km que precisam de manutenção anual, com carros novos que não precisam de manutenção é intelectualmente desonesto.

    Colocado por: mafgod- não ter de ir passear o carro, quando o filtro de partículas está quase cheio


    Actualmente maior parte dos carros ja nem fazem esse tipo de regeneração.

    Colocado por: mafgod- não estar à mercê dos preços impostos na bomba de combustível


    Não estamos reféns de um lado, estamos do outro. Quando faltar as receitas do petróleo ao estado, vamos todos pagar electricidade a 50 cêntimos o Kwh.

    Colocado por: mafgod- não ajudar a indústria pretolífera e tudo o que gira à sua volta


    Verdade, mas se de um lado temos um lobby do petróleo, nao esquecer que do outro ha os Galambas ja a preparar um novo lobby.

    Colocado por: mafgod- ajudar à descarbonização


    Ajuda a descarbonização local em detrimento de uma poluição global. Questão complicada de ética.
    O queridinho Dacia Spring é feito na China com litio obtido na America do Sul. As condições ambientais e sociais da China, ja todos conhecemos.

    Colocado por: mafgod- andar em modo passeio sem ruído nem cheiros


    Não sei que raio de carros rotos vocês andam, mas os meus charutos, não se sente cheiro nenhum no interior do habitáculo. Isso é pura conversa da treta.

    Colocado por: mafgod- poder sair e dar uma volta sem ter de fazer contas ao combustível


    Mas uma voltinha pequena, não va o carro ficar sem bateria. E convém não se esquecer de ligar o carregador na noite anterior.
    Isso é argumentação à La Costa, que dizia que um combustível barato incentivava a poluição com mais deslocações.

    Colocado por: mafgod- sentir a potência quando se acelera


    *Binario. Você sente o binário e não a potencia quando acelera.
    Claramente nunca experimentou um bom carro a gasolina com turbo a esgalhar nas curvas. Nem vale a pena argumentar com o prazer da dinâmica dos carros, teríamos de ir todos para Teslas e gamas altas para ter o mesmo prazer do equivalente a gasolina.

    A sua opinião é tao enviesada contra os ICE que comecei a ficar vesgo. Arranje argumentos sérios e validos. Não razoes cor de rosa.

    Nada contra os VE, mas isso é argumentos de miúdo do secundário. Sejamos honestos e sérios nisto.

    ps: as suas contas la tras com o exemplo do Dacia estão mal feitas. 2€ para 15Kw/h implica um tarifário de luz a rondar os 13 cêntimos o Kw. Ha 10 anos não vejo preços desses. E o "retorno" dos 7000€ de diferença é feito mais rapidamente, logo o VE "amortiza-se" em menos de 6 anos para quem faz os tais 80 Km por dia, mesmo com o erro nos seus cálculos.
  15. Colocado por: Nostradamus
    ps: as suas contas la tras com o exemplo do Dacia estão mal feitas. 2€ para 15Kw/h implica um tarifário de luz a rondar os 13 cêntimos o Kw. Ha 10 anos não vejo preços desses. E o "retorno" dos 7000€ de diferença é feito mais rapidamente, logo o VE "amortiza-se" em menos de 6 anos para quem faz os tais 80 Km por dia, mesmo com o erro nos seus cálculos.


    Naturalmente que com VE estamos a falar de tarifários bi ou tri-horários, e preços bem abaixo de 13 cêntimos tem sido a norma no vazio. Até mesmo no meio desta crise energética se arranjam tarifários com valores desses ou mais abaixo.
    Concordam com este comentário: mafgod, jo.san
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
 
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