Colocado por: mafgodPodera também usados nessa gama, terás mais carro e mais tecnologia pelo mesmo preço :-)
Colocado por: SirruperO Dacia nao vale o dinheiro que pedem.
Colocado por: RCFO "problema" é que o carro tem de ser o mais pequeno possível e ter mais de 2 lugares. O Leaf é grande demais. Até o Zoe é grande demais...Sobre tamanhos... e um e-UP ou um Smart fourfour?
Por isso, considerando o tamanho, a autonomia e o preço, não tenho grande margem... tudo me leva para o Spring.
Colocado por: RCFPara obter a comparticipação do Estado, é importante que o carro seja comprado no início do ano? Se comprar o carro em Dezembro, por exemplo, será quase certo que não conseguirei ter esse apoio? E se o comprar em janeiro ou fevereiro será certo que terei esse apoio? Haverá o risco de em 2023 não existir esse apoio?Para ser elegível para comparticipação a primeira matrícula tem de ser cá em Portugal (novo portanto e primeiro dono) e ser desde o inicio do ano.
Colocado por: mafgodA minha pergunta era mais para saber se tens carta de condução ou não....
Se não tens carta de condução... e que tal um Citroen AMI? :-) ou um Renault Twizy (atenção, escolher sem aluguer de bateria!!!)
Sempre te protegia da chuva... mais caro.... mas podes levar alguém contigo...
Se tiveres carta, há por vezes uns negócios abaixo dos 5k de Leaf24/iMIEV/C0 e outros com bastante degradação mas que ainda permite fazer uns 50km por carga.
Colocado por: mafgodFazendo 500.000km a preços atuais, irá gastar só em combustível, mais de 45k€.
Mais umas quantas substituições e reparações.
Já dá para um Model 3 :-)
Colocado por: mafgodSobre tamanhos... e um e-UP ou um Smart fourfour?
Colocado por: mafgodVai haver uma altura do ano em que acabam os apoios... e normalmente as marcas (nem todas e não é garantido) vão abater o valor do apoio no PVP a partir dessa data :-) enfim, para o consumidor é quase igual... ou tem umas viaturas de serviço.... só esquemas lol
Colocado por: IronManSousamas também não vou pagar 20k por ele.
Colocado por: RCF
Pagar, paga, mas depois recebe €4000 do Estado.
Não há desconto na compra. O comprador paga o carro e depois candidata-se a receber o apoio que, a ser aceite, chegará uns meses depois.
Colocado por: Nostradamus
Normalmente a alternativa eléctrica são marcas rafeiras que surgiram no mercado nos últimos anos em que metade delas nem vai existir daqui a 10 anos. Empresas com o intuito de aproveitar esta nova onda e amealhar o máximo possível. Ha 10 anos atras foi assim com aquelas scooteres electricas a pedais. Hoje desapareceu tudo.
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Colocado por: PauloSuO problema, é quando começo a fazer contas!Contas? Vamos a isso....
Um bom diesel novo segmento C fica por cerca de 30k €, no entanto um VE equivalente novo, anda sempre pelos 50k €
Colocado por: euPortanto, você quer lagosta a preço de tremoço...
Colocado por: PauloSuEstamos a falar de 20k € de diferença... este valor em combustível ao preço de 1.90€ o litro, daria para cerca de 10.500 litros.Ok... as contas estão certas para o combustível.
Eu no meu actual diesel (segmento C) faço consumos de 4 L/100, que significa que com 10.500 litros faria cerca de 262.500 km.
isto assumindo que o combustível estaria sempre a 1.90€ durante os próximos 10 anos... que duvido, o certo é o preço baixar daqui a 1 ou 2 anos.
E ainda tenho a vantagem de fazer 1250 km (ou mais) com um único depósito.
Colocado por: IronManSousaOu seja, tem-se um melhor carro, mas com 4 anos, 120 mil kms, e 5000€ mais caro.Se for Leaf40, a escolha é óbvia, Leaf40 :-)
Qual se prefere? São opções.
Colocado por: PauloSuEu no meu actual diesel (segmento C) faço consumos de 4 L/100, que significa que com 10.500 litros faria cerca de 262.500 km.
Colocado por: PauloSuConclusão... Não está fácil para quem sabe fazer contas... Preciso de mais argumentos válidos que me convençam a adquirir um VE num futuro recente.Se a poupança apenas no combustível não o convence, algums argumentos:
É que o argumento apenas da economia, não está muito claro para mim!
Colocado por: PauloSuisto assumindo que o combustível estaria sempre a 1.90€ durante os próximos 10 anos... que duvido, o certo é o preço baixar daqui a 1 ou 2 anos.
Colocado por: RCFPor isso, num ciclo a dois anos, não se pode esperar descidas no preço dos combustíveis.E faz todo o sentido (independentemente de concordar ou não)).... já que há uma aposta na Europa e consequentemente em Portugal, na descarbonização e na transição para a mobilidade elétrica.
Colocado por: mafgod- não ter de ir à bomba de combustível abastecer, apanhar frio, chuva, calor, sujar-se....
Colocado por: mafgod- não ter de ir ao domingo à tarde à bomba de combustível na véspera de uma nova subida de preços
Colocado por: mafgod- não ter de ir à procura da bomba com os preços mais baratos e andar com coupons/vouchers/cartões de desconto
Colocado por: mafgod- não ter manutenções peródicas caríssimas
Colocado por: mafgod- não ter de ir passear o carro, quando o filtro de partículas está quase cheio
Colocado por: mafgod- não estar à mercê dos preços impostos na bomba de combustível
Colocado por: mafgod- não ajudar a indústria pretolífera e tudo o que gira à sua volta
Colocado por: mafgod- ajudar à descarbonização
Colocado por: mafgod- andar em modo passeio sem ruído nem cheiros
Colocado por: mafgod- poder sair e dar uma volta sem ter de fazer contas ao combustível
Colocado por: mafgod- sentir a potência quando se acelera
Colocado por: Nostradamus
ps: as suas contas la tras com o exemplo do Dacia estão mal feitas. 2€ para 15Kw/h implica um tarifário de luz a rondar os 13 cêntimos o Kw. Ha 10 anos não vejo preços desses. E o "retorno" dos 7000€ de diferença é feito mais rapidamente, logo o VE "amortiza-se" em menos de 6 anos para quem faz os tais 80 Km por dia, mesmo com o erro nos seus cálculos.