Pretendo adaptar um pirilampo que antes funcionava num trator agrícola com bateria de 12v a pilhas. Isto porque só preciso andar na via pública umas horas por ano. Moro longe de uma oficina elétrica e não queria dar 75 euros por um pirilampo recarregável. Tenho em casa pilhas de 12v/23A Ou de 1.5V As minhas dúvidas São: 1 É viável o que pretendo? 2 Para quanto tempo dura a por exemplo a pilha de 12v/23A ou 8 pilhas de 1.5v/ 2000mha tendo em conta que o pirilampo é de 55w? Aguardo resposta obrigado.
Com uma lâmpada de 55w (a 12V) estamos a falar de 4,6A. Essas três células 18650 não aguentam uma hora, isto se funcionar de todo (o mecanismo de protecção da bateria pode complicar as coisas).
Antes de pensar na fonte de alimentação, já tem tudo o resto "tratado"?
- O mecanismo de controlo do pirilampo é simples e já foi replicado? Ou faz parte do pirilampo em si, e é só ligar os 12 V? É rotativo ou "pisca"? - Sobre a potência da lâmpada, não seria melhor trocar isso por um LED? Se tem preocupações de autonomia do sistema, parece-me uma solução lógica...
Passando então para a fonte de alimentação, eu optaria sempre pelas pilhas que tivesse à disposição de forma económica. - Se tiver acesso a células 18650 e equipamento de solda, junte umas quantas e fica com uma autonomia brutal com peso mínimo. Mas tem carregador para o conjunto, a seguir? E tem por aí um BMS? - Com as pilhas de 1,5 V também consegue com facilidade (nem presisa de soldar, e pode carregar num carregador doméstico), apesar de necessitar de mais pilhas para o efeito.
Se precisar mesmo de 55W, a 12V são efectivamente quase 5A, e as pilhas (sejam elas quais forem) não gostam de ritmos de carga/descarga altos. Para lítio eu meteria 4 conjuntos (de três pilhas cada), para as 1,5V se calhar uns 6 conjuntos (de 8 pilhas cada, são quase 50 pilhas!). Isto para o sistema funcionar umas horas seguidas (ou até esgotar as baterias)...
Colocado por: josé 1982A adaptação é: fazer com que ele funcione a pilhas, antes funcionava com a bateria do trator.
Sugiro-lhe outra forma de abordar o problema com uma intervenção relativamente simples.
Compra uma tomada/ficha do tipo isqueiro fêmea, liga o positivo e negativo à bateria e deixa essa tomada escondida algures no tractor. Por exemplo debaixo do banco.
Depois compra a tomada/ficha de isqueiro macho, e liga-a ao pirilampo.
Quando sair com o tractor é só ligar o pirilampo ao isqueiro e siga para a frente.
Nos outros dias que não usar o pirilampo, tem o isqueiro para carregar a bateria do telemóvel ou qualquer outra coisa similar.
adicionado: ou também pode deixar o pirilampo sempre ligado à bateria e meter um interruptor onde o liga quando precisa de ir para a estrada. Mas se o retirou imagino que anda por baixo de árvores. Nos fizemos o mesmo. O pirilampo atrapalhava quando andávamos a trabalhar por baixo das oliveiras.
O pirilampo que comprou por menos de 25 euros é com fios. Eu quero adaptar um semelhante ao que comprou para não ter de pagar 75 euros por algo que muito raramente me faz falta. Existem pirilampos a bateria por volta dos 35 euros mas a autonomia é de duas a 4 horas ao começar a viciar nem meia hora dura. Depois eu quando não uso deixo tudo arrumadinho e tal mas não me dá para o ir carregar regularmente para não viciar. Ir com o trator a um eletricista por um isqueiro e ter de fazer muitos km está fora de questão.